Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Sonho holandês 'virou' pesadelo inglês em noite de nova remontada

Lucas Moura apontou três golos e foi o herói de uma noite memorável.

Sonho holandês 'virou' pesadelo inglês em noite de nova remontada

O Tottenham agarrou, esta quarta-feira, um lugar na final da Liga dos Campeões após vencer o Ajax (3-2) em Amesterdão. Os spurs estiveram em desvantagem na eliminatória até à beira do apito final, mas eis que surgiu o herói Lucas Moura para mudar o rumo da história. O conjunto das duas mãos registou um empate (3-3), mas os três golos do brasileiro apontados em solo holandês resolveram um jogo épico. 

Filme do jogo 

O Ajax começou a partida da melhor forma e aos 35 minutos já estava a ganhar por dois golos de diferença - e três na eliminatória. No entanto, a formação inglesa entrou no segundo tempo com a corda toda e Lucas Moura puxou a si a responsabilidade de resgatar o sonho europeu do Tottenham. 

O avançado brasileiro apontou os três golos do Tottenham e tornou o sonho holandês num autêntico pesadelo que ficará gravado na memória do mundo do futebol. Lucas é o rosto de mais uma remontada com selo inglês, um dia depois do Liverpool ter feito o mesmo ao Barcelona. 

Tottenham e Liverpool são assim os finalistas desta incrível edição da Liga dos Campeões. Os dois emblemas ingleses provaram ter a sorte e a qualidade para disputar o troféu mais desejado do mundo. No final só um poderá vencer a final de Madrid. A única certeza é que o troféu vai viajar para terras.... de Sua Majestade. 

Quanto ao Ajax fica o registo daquilo que são os vários talentos que emergem na Holanda. No entanto, na hora de segurar o resultado e a eliminatória, os pupilos de Ten Hag revelaram dificuldades e acabaram por deixar fugir uma final que parecia estar ali tão perto. 

Nota ainda para o facto de o Tottenham regressar, passados 35 anos, a uma final europeia e, pela primeira vez, a uma final da Liga dos Campeões. 

Relato 

90'+5 - Apito final! O Tottenham garantiu um lugar na final da Liga dos Campeões após um jogo de loucos. Nos últimos segundos do tempo de descontos, Lucas Moura vestiu a capa de herói e apontou o golo que encaminha os ingleses para a final em Madrid!  

Confira o vídeo do golo que mudou o rumo da história!

90'+5- GOOOOOLLOOO!! Lucas Moura faz o hat trick e deixa o Tottenham à beira da final! 

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos. 

86'- Vertonghen atira ao ferro na sequência de um canto! Que perigo! O Tottenham esteve à beira de colocar o Tottenham na final. 

80'- Alteração no Tottenham. Sai Trippier, entra Lamela. 

78'- Ziyech acerta no poste!! Que perigo!! O marroquino atirou com conta peso e medida, mas esbarrou no ferro!! Que jogo de loucos! 

74'- Alderweireld atira ao lado! Canto de Trippier e o central belga a conseguir criar muito perigo novamente na grande área do Ajax. 

67'- Mexe novamente o Ajax. Sai Dolberg, entra Sinkgraven.

63'- Lucas cria perigo outra vez! Valeu o corte de De Ligt! O Tottenham está a encostar o Ajax às cordas... 

60'- Ten Hag mexe no Ajax. Sai Schone, entra Veltamn. 

O Ajax ainda está em vantagem no conjunto das duas mãos (3-2), mas o Tottenham precisa apenas de mais um golo para chegar à final.... Temos jogo até final! 

Confira o vídeo do segundo golo do Tottenham!

59'- GOOOOOLLLOOOO!!! Lucas Moura bisa e deixa tudo em aberto!! Grande remate do brasileiro que deixa o Tottenham a apenas um golo da final! Que jogo de loucos!!

Confira o vídeo do primeiro golo do Tottenham!

55'- GOOOOOLLLOOOO!!! Lucas Moura reduz para o Tottenham!! Grande jogada do conjunto inglês que relança a discussão da eliminatória! O Tottenham precisa agora de mais dois golos para chegar à final...

Notícias ao MinutoLucas marcou e relançou a discussão na eliminatória. © Getty Images 

53'- Que defesa incrível de Onana! Dele Alli fez um remate potente mas o guardião do Ajax continua a ser um muro! O Tottenham parece estar bem melhor... 

47'- Esta segunda parte arrancou com os adeptos do Ajax a cantar, a alto e bom som, a música Three Little Birds de Bob Marley. Arrepiante. 

46'- Recomeça a partida em Amesterdão! Mauricio Pochettino mexe no Tottenham e lança Fernando Llorente para o lugar de Wanyama. 

O Ajax está com um pé e meio na final da Liga dos Campeões. O Tottenham precisa de três golos para conseguir afastar os holandeses... 

INTERVALO 

45'+2 - Intervalo em Amesterdão. O Ajax vai ganhando a partida (2-0) e está em vantagem na eliminatória (3-0). A final de Madrid está apenas a 45 minutos de distância. 

45'- Vão jogar-se mais dois minutos nesta primeira parte. 

Confira o vídeo do segundo golo do Ajax! 

36'- GOOOOOLLLOOOO!!! Ziyech dispara um belo remate e amplia a vantagem do Ajax em Amesterdão! Os holandeses estão agora a vencer por (3-0) no conjunto das duas mãos e estão mais perto da final. Assistência de Tadic. 

Notícias ao MinutoO festejo de Ziyech após o segundo golo da noite. © Getty Images

30'- Tadic à beira do segundo! Grande jogada do sérvio que apareceu isolado na cara de Lloris e atirou para o poste direito mas a sair para fora! Que jogada de Tadic! 

24'- Eriksen atira também para defesa fácil de Onana! O Tottenham a dar um ar da sua graça... 

23'- Son aparece em zona perigosa, mas remata fraco para as mãos de Onana! 

17'- Cartão amarelo para Sissoko. O médio francês do Tottenham entrou com tudo sobre Tagliafico. 

Uma coisa é certa: Este golo do Ajax deixa a certeza de que não haverá prolongamento. Os holandeses estão em vantagem no conjunto das duas mãos (2-0). 

6'- Son acerta no ferro! O Tottenham responde prontamente ao golo, mas a bola esbarra no poste da baliza do Ajax. 

Confira o vídeo do golo de De Ligt!

5'- GOOOOOLLLOOOO!!! De Ligt subiu ao primeiro andar, superou Dele Alli e inaugurou o marcador na sequência de um canto. O central que gera a cobiça de meio mundo coloca o Ajax mais perto da final. Assistência do dinamarquês Schöne. 

Notícias ao MinutoEis o momento em que De Ligt inaugura o marcador em Amesterdão. © Getty Images

4'- Lloris evita o golo do Ajax! Remate de Tadic que desviou em Trippier! Valeu a atenção do guardião francês do Tottenham!

0'- Rola a bola em Amesterdão! Já se joga o Ajax-Tottenham!

Pré-jogo 

19h59: Os jogadores estão agora de regresso, em definitivo, ao relvado. É hora de se ouvido o hino da Champions! 

19h57: Baixa de última hora no Ajax. David Neres sai do onze, presumivelmente por lesão. Kasper Dolberg substitui o brasileiro. 

19h54: Que grande ambiente na Johan Cruijff ArenA! Amesterdão estão ao rubro! 

19h50: O árbitro da partida é o alemão Felix Brych. O pontapé de saída está quase aí!

19h45: Recorde-se que na 1.ª mão, em Londres, o Ajax levou a melhor sobre o Tottenham graças ao tento solitário de Van de Beek. A eliminatória está assim, e por agora, a favor dos holandeses. 

19h40: Jogo especial para Daley Blind. O médio holandês cumpre o 26.º jogo ao serviço do Ajax na Liga dos Campeões, número que iguala o registo do pai Danny Blind também no Ajax. 

19h35: Entretanto nas ruas de Amesterdão os adeptos do Ajax fazem uma tremenda festa com várias milhares de pessoas em delírio. Pode ver o momento aqui

19h30: Nota para o regresso de Son ao onze do Tottenham. O sul coreano tinha falhado o encontro da 1.ª mão por castigo. Quem continua de fora, devido a lesão, é Harry Kane. 

Onze do Ajax: Onana, Mazraoui, De Ligt, Blind, Tagliafico, Schone, De Jong, Ziyech, Van de Beek, Neres, Tadic. 

Onze do Tottenham: Lloris, Trippier, Alderweireld, Vertonghen, Rose, Wanyama, Sissoko, Eriksen, Ali, Lucas, Son

Antevisão

Esta quarta-feira há nova noite europeia na Liga dos Campeões. Depois de uma terça-feira memorável, em que o Liverpool assinou uma 'remontada' épica diante do Barcelona, é a vez de Ajax e Tottenham disputarem um lugar na final da prova milionária. 

Os holandeses estão em vantagem na eliminatória - face ao triunfo pela margem mínima na 1.ª mão (1-0) -, mas o Tottenham pode inspirar-se nos compatriotas... do Liverpool. 

Se há coisa que esta edição da Liga dos Campeões tem mostrado é que a palavra impossível não existe. Por isso mesmo, o favoritismo desta decisiva partida está repartido. 

Acompanhe, a partir das 20 horas, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório