Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Penúltima jornada pode decidir campeão e nova despromoção

Ronda 33 do campeonato promete contar com emoções mistas.

Penúltima jornada pode decidir campeão e nova despromoção
Notícias ao Minuto

09:14 - 07/05/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

A 33.ª e penúltima jornada do campeonato poderá deixar quase tudo decidido. Se por um lado o Benfica poderá fazer a festa do título, por outro há equipas que lutam pela permanência na I Liga numa altura em que restam cada vez menos vagas no principal escalão do futebol português. 

Na 32 ronda o Sporting confirmou o terceiro lugar, por força do desaire do Sporting de Braga, ao passo que Marítimo, Desportivo das Aves, Portimonense e Boavista asseguraram a permanência. 

Na luta pelo título estão Benfica e FC Porto. Os encarnados estão na frente com uma vantagem pontual de dois pontos em relação aos rivais. 

A equipa orientada por Sérgio Conceição entra em campo primeiro e caso não consiga vencer o Nacional pode ver o Benfica festejar se as águias vencerem em Vila do Conde. 

No entanto, se o FC Porto arrecadar uma vitória na Madeira 'envia' o Nacional para a II Liga, escalão no qual o Feirense também já tem lugar garantido. Ao mesmo tempo que despromove os insulares, os dragões colocam pressão no Benfica e adiam a decisão final para a derradeira jornada. 

Luta pela Europa também ao rubro 

Os lugares de acesso à Liga Europa ainda não foram entregues, mas podem ficar decididos no próximo fim de semana. O Moreirense, por exemplo, pode assegurar o quinto lugar se amealhar mais pontos do que o rival Vitória SC.

No entanto, se ambas somarem os mesmos pontos na 33.ª ronda a decisão final acontecerá na última jornada num confronto entre... ambos. 

A luta dos aflitos 

Com o Feirense já despromovido, faltam ocupar duas vagas que ninguém quer... assumir. Neste momento, Vitória de Setúbal, Tondela, Desportivo de Chaves e Nacional tentam agarrar a permanência a duas jornadas do fim. 

O Chaves pode assegurar um dos dois lugares da permanência caso vença o rival direto Vitória de Setúbal no domingo e se o Tondela averbar uma derrota diante do Sporting no dia anterior. 

No entanto, um empate com golos nesta partida deixa o Vitória de Setúbal na I Liga, isto, mais uma vez, se o Tondela perder ou empatar em Alvalade. 

Na última jornada haverá ainda um duelo entre Tondela e Desportivo de Chaves. 

Quanto ao Nacional, e tal como já sublinhámos anteriormente, terá de vencer os próximos dois jogos e ainda assim não dependerá de si próprio. 

Uma coisa é certa: emoção não vai faltar nestas duas derradeiras jornadas da I Liga. 

Eis o calendário da 33.ª jornada 

Aves-Moreirense, 20h30 de sexta-feira 

Portimonense-Marítimo, 15h30 de sábado 

Santa Clara-Feirense, 15h30 de sábado 

Boavista-Sp. Braga, 18 horas de sábado 

Sporting-Tondela, 20h30 de sábado 

Chaves-Vitória FC, 15 horas de domingo 

Vitória SC-Belenenses SAD, 15 horas de domingo 

Nacional-FC Porto, 17h30 de domingo

Rio Ave-Benfica, 20 horas de domingo 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório