Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Leão reencontra o (J)amor com oito 'dentadas' ao Belenenses SAD

Sporting venceu no Jamor por 8-1, graças aos golos de Bruno Fernandes (hat-trick), Raphinha, Luiz Phellype, Bas Dost, e Doumbia.

Leão reencontra o (J)amor com oito 'dentadas' ao Belenenses SAD

Quase um ano depois da derrota diante do Desportivo das Aves, na final da Taça de Portugal, após aquela que foi uma das semanas mais negras de toda a sua história, o Sporting regressou, este domingo, ao estádio do Jamor... e não o poderia ter feito de melhor maneira.

Os homens de Marcel Keizer inauguraram o marcador logo aos dez minutos, e aproveitaram a expulsão madrugadora de Muriel para aplicar uma das mais dilatadas goleadas desta temporada: 8-1.

Bruno Fernandes (hat-trick), Raphinha, Luiz Phellype, Bas Dost, e Idrissa Doumbia humilharam um Belenenses SAD que só conseguiu responder por intermédio de Licá.

Muriel entregou ‘o ouro ao bandido’

A equipa de Jorge Silas apresentou-se no Jamor bem estruturada, a tentar sair a jogar a partir da defesa, e causou, inclusive, alguns problemas à defesa do Sporting, graças às bolas lançadas para a velocidade, ora de Diogo Viana, ora de Licá.

No entanto, a estratégia dos homens da casa bem cedo caiu por terra, fruto de uma tarde para esquecer para Muriel. O guarda-redes deu o primeiro sinal de intranquilidade logo aos dois minutos, quando uma saída em falso quase deu golo a Nemanja Gudelj.

Aos dez minutos, voltou a ‘meter a pata na poça’, mas desta feita os leões não perdoaram. Raphinha recebeu um passe autêntico do brasileiro, e, isolado, atirou para aquele que foi o primeiro golo da tarde no Jamor.

Mas o pesadelo de Muriel não se ficou por aqui. 11 minutos após a asneira, saiu aos pés de Raphinha, que seguia ‘disparado’ para a baliza e recebeu o cartão vermelho direto, deixando a equipa reduzida a dez.

Silas tirou Cleyton e lançou Guilherme Oliveira, o Belenenses SAD reorganizou-se e até deu uma boa resposta. No entanto, à beira do intervalo, sofreu um novo golo, e também ele com muitas culpas próprias.

Bruno Fernandes teve tempo e espaço na grande área e, de calcanhar, assistiu para o golo de Luiz Phellype. O guarda-redes atirou-se e ainda tocou no esférico, mas ficou mal na fotografia e a bola acabou mesmo por entrar.

‘Avalanche’ chegou na segunda parte

Apesar de reduzido a dez, o Belenenses SAD não abdicou dos princípios de jogo e, assinou uma bela entrada no segundo tempo. A jogar com critério, a equipa de Jorge Silas foi, aos poucos, galgando metros no relvado, até que chegou ao golo.

Matija Ljulic apostou na iniciativa individual e rematou para uma primeira – e incompleta – defesa de Renan Ribeiro. Na recarga, Licá atirou para o golo que reacendeu as esperanças dos homens da casa… ainda que por pouco tempo.

Isto porque, logo de seguida, Nemanja Gudelj encheu o pé e repôs a vantagem de dois golos para o conjunto verde e branco, com muita sorte à mistura, uma vez que a bola desviou em André Santos antes de encontrar o caminho da baliza.

A vitória estava praticamente garantida, mas a equipa de Marcel Keizer não tirou o pé do aceleredor e, até, final, dilatou a vantagem graças aos tentos de Bruno Fernandes (hat trick, que lhe permite chegar aos 30 golos em 2018/19), Bas Dost (que regressou aos relvados após um interregno de dois meses e Idrissa Doumbia.

Com este triunfo, o Sporting, terceiro classificado, passa a somar 73 pontos. O segundo posto ainda é matematicamente possível, mas, para tal, os leões teriam de vencer os dois jogos que restam (contra Tondela e FC Porto) e aguardar que a equipa de Sérgio Conceição perdesse, no próximo fim de semana, diante do Nacional.

Quanto ao Belenenses SAD, que regista 40 pontos, cai para a nona posição.

Momento do jogo: O Belenenses SAD entrou bem no jogo e até criou problemas ao Sporting, mas o planos de Silas foram ‘por água abaixo’ quando, logo aos dez minutos, Muriel ‘ofereceu’ um golo a Raphinha. A partir daí, não houve mais dúvidas quanto ao desfecho deste jogo.

Acompanhamento

90' - João Capela não deu tempo de compensação e apitou para o final. O Sporting bateu o Belenenses SAD por 8-1 em pleno Jamor.

90' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Os leões chegam aos oito no Jamor, agora graças a Idrissa Doumbia.

84' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! É de Bruno Fernandes, que chega ao hat-trick no Jamor.

77' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Bas Dost, acabadinho de entrar para o lugar de Luiz Phellype, também faz o gosto ao pé.

Assim foi o 30.º golo de Bruno Fernandes em 2018/19

75' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! É de Bruno Fernandes outra vez! O médio chega aos 30 golos na presente temporada.

72' - Nova alteração no Belenenses SAD. Kikas rende Licá.

70' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes não perdoa e, da marca dos 11 metros, bate Guilherme Oliveira.

68' - João Capela assinala grande penalidade a favor do Sporting! Sagna recebeu a bola na própria área e, quando se preparava para aliviar, viu Luiz Phellype adiantar-se, e acabou por lhe acertar na perna.

67' - Alteração à vista no Sporting. Wendel dá o lugar a Idrissa Doumbia.

Veja (ou reveja) o tento de Gudelj

65' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Nemanja Gudelj atirou de longe e acertou em cheio em André Santos, com a bola desviar para o golo do 3-1.

Assim foi o golo que deu novas esperanças ao Belenenses SAD

61' - GOOOOOOOLOOOOOO do Belenenses SAD! Ljulic rematou para uma defesa incompleta de Renan Ribeiro, e, na recarga, Licá não perdoou e relançou a equipa da casa no jogo.

56' - O Belenenses SAD ainda não desistiu! Eduardo encheu o pé e, de fora da grande área, atirou para uma boa defesa de Renan Ribeiro.

50' - Esteve perto o terceiro golo do Sporting! Após belo passe de Luiz Phellype, Bruno Fernandes, na grande área, atirou para a defesa de Guilherme Oliveira.

46' - João Capela dá ordem para o recomeço do jogo. A bola começa na posso do Sporting. Jorge Silas aproveitou o intervalo para mexer, e lançou Ljulic para o lugar de Diogo Viana.

45' - Intervalo no Jamor. O Sporting recolhe aos balneários com uma vantagem de 2-0 sobre o Belenenses SAD, graças aos golos de Raphinha e Luiz Phellype.

Confira o segundo golo do Sporting no Jamor

45+1' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Luiz Phellype continua de pé quente. O brasileiro recebeu um passe de calcanhar de Bruno Fernandes e atirou para a baliza, num lance em que Guilherme Oliveira não fica isento de culpas.

44' - Novo cartão amarelo para o Sporting. Desta feita, para Wendel, que derrubou Eduardo.

34' - Apesar de reduzido a dez, o Belenenses SAD não desiste. Lançado em velocidade, Licá atirou bem perto do alvo.

32' - João Capela exibe o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Raphinha, por falta dura sobre Eduardo.

29' - Bruno Fernandes quer marcar! Agora, a cruzamento de Marcos Acuña, atirou forte para defesa à queima de Guilherme Oliveira.

27' - Volta cheirar a golo no Jamor! Bruno Fernandes encheu o pé, e, de fora da grande área, atirou a centímetros da baliza adversária.

24' - Jorge Silas mexe na equipa. Entra Guilherme Oliveira para o lugar de Cleyton.

Não perca o lance que originou a expulsão de Muriel

21' - Tarde para esquecer para Muriel. Após oferecer o golo a Raphinha, o guarda-redes do Belenenses SAD derrubou o brasileiro e recebeu o cartão vermelho direto.

Fique com o primeiro golo do Belenenses SAD-Sporting

10' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Após um erro tremendo de Muriel, Raphinha aproveita para atirar para o primeiro golo da tarde no Jamor.

6' - Responde o Belenenses SAD! Lucca foi mais forte do que Mathieu e rematou às malhas laterais da baliza à guarda de Renan Ribeiro.

2' - Tão perto o golo do Sporting! Muriel saiu em falso e Raphinha aproveitou para recuperar a bola e entregá-la a Nemanja Gudelj. Valeu um corte de um jogador do Belenenses SAD a impedir o primeiro golo.

0' - João Capela dá o apito inicial no Jamor. Cabe ao Belenenses SAD dar o pontapé de saída.

Onzes

Belenenses SAD: Muriel; Sagna, Sasso, Gonçalo Silva, Zacarya; Cleyton, André Santos, Eduardo, Lucca; Diogo Viana e Licá.

Sporting: Renan; Ristovski, Coates, Mathieu, Borja; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes; Raphinha, Acuña e Luiz Phellype.

Antevisão

Belenenses SAD e Sporting medem, este domingo, forças no Jamor, num encontro relativo à 32.ª jornada do campeonato nacional no qual ambas as equipas jogam para pouco mais do que… o orgulho.

Os leões já sabem que o terceiro lugar não lhes irá escapar, fruto da derrota do Sporting de Braga no reduto do Marítimo. O segundo lugar ainda é matematicamente possível, mas, para tal, o FC Porto teria de perder, não só o Clássico, como também o encontro com o Nacional, no próximo fim de semana.

Quanto à equipa de Jorge Silas, ocupa, à condição, o nono lugar da tabela, com a manutenção garantida, e já sabe que, mesmo que vença todos os jogos até final, não poderá disputar a Liga Europa, visto não ter feito a inscrição nas provas da UEFA.

O Belenenses SAD-Sporting será ajuizado por João Capela e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h30, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório