Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Xavi anuncia 'adeus' aos relvados no final da temporada

Internacional espanhol revela que irá iniciar a carreira de treinador.

Xavi anuncia 'adeus' aos relvados no final da temporada
Notícias ao Minuto

15:48 - 02/05/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Oficial

Xavi Hernández anunciou, num longo artigo de opinião enviado aos meios de comunicação espanhóis ao início da tarde desta quinta-feira, que irá dar por encerrada a sua carreira enquanto jogador no final da presente temporada.

O internacional espanhol revelou que, "durante as próximas quatro semanas" irá "calçar as chuteiras para jogar os últimos jogos de uma carreira inesquecível, que se prolongou durante 21 anos".

"Foi um privilégio jogar futebol até aos 39 anos, e gostaria de terminar a temporada em cima, vencendo a Taça do Emir e chegando à fase seguinte da Liga dos Campeões da Ásia", acrescentou.

Esta será, assim, a "última temporada" do médio enquanto jogador, mas não a última ligada ao futebol: "Estou ansioso por ver o que me espera no futuro enquanto treinador".

"A minha filosofia enquanto treinador reflete o estilo que desenvolvemos durante muitos anos sob a influência de Johan Cruyff em La Masía, e que tem o seu máximo expoente na forma de jogar do futebol. Adoro ver as equipas tomar a iniciativa no relvado, o futebol atacante e o regresso da essência daquilo que todos amamos desde a nossa infância: o futebol de posse", explicou.

Formado nas camadas jovens do Barcelona, Xavi estreou-se na equipa principal em 1998, nas meias-finais da Taça da Catalunha, diante do UE Lleida. Um jogo que os blaugrana venceriam por 2-1, com uma bela exibição do então jovem médio.

Ao longo de 21 anos, o jogador participaria num total de 767 jogos, ao cabo dos quais marcou 86 golos e conquistou quatro Ligas dos Campeões, duas Supertaças europeias, dois Mundiais de Clubes, oito campeonatos espanhóis, três Taças do Rei e uma Supertaça de Espanha.

Um currículo ao qual há que juntar um Campeonato do Mundo, um Mundial de sub-20 e dois Campeonatos da Europa pela seleção espanhola, assim como um campeonato e uma Taça do Qatar, pelo Al-Sadd, de Jesualdo Ferreira, que representa desde 2015.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório