Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

O novo ritual de Rui Costa que serve de talismã à equipa do Benfica

Jogo com o Sp. Braga deixou na retina um gesto notável do administrador da SAD encarnada antes da entrada dos jogadores em campo.

Notícias ao Minuto

07:20 - 30/04/19 por Fábio Aguiar

Desporto Benfica

A segunda parte de sonho na Pedreira permitiu ao Benfica virar o resultado, assegurar uma vitória folgada (4-1) sobre o Sp. Braga e alcançar a liderança isolada do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o rival FC Porto. No entanto, houve um pormenor que poderá ter passado despercebido a muitos, mas que reflete bem o espírito de união com que a equipa de Bruno Lage encara esta reta final de época. 

Numa altura em que os dois conjuntos se organizavam no túnel, preparando-se para subir ao relvado, Rui Costa marcou presença junto do onze das águias, incentivando cada um dos titulares.

Logo que o árbitro Tiago Martins deu indicação para que se entrasse em campo, o administrador da SAD benfiquista teve um gesto curioso e que 'saltou' à vista na transmissão televisiva da Sport TV.

À medida que os jogadores se encaminhavam para o retângulo verde, o antigo internacional português foi batendo no símbolo da camisola de cada um deles, numa espécie de 'bênção' daquele que é hoje, muito mais do que um dirigente, uma das maiores figuras da história do clube da Luz. 

Perante este detalhe, o Desporto ao Minuto quis descobrir as motivações e a intencionalidade para tal ação e ficou a saber, graças a uma fonte próxima, que este é um ritual recente de Rui Costa. Como referência que é para qualquer jogador, o antigo 10 do Benfica tem o dom de poder ser um foco de maior inspiração, confiança e espírito ganhador. É precisamente por isso que faz questão de estar ao lado dos jogadores nos momentos que antecedem a sua chegada a cada 'batalha'. 

O toque no símbolo da camisola dos onze jogadores eleitos por Bruno Lage foi uma forma que o 'Maestro' encontrou para apelar à mística encarnada, à responsabilidade, ao compromisso, ao empenho e à capacidade de sacrifício, união e entreajuda, lembrando cada um deles de que a partir daquele momento irá representar um dos maiores clubes do mundo dentro das quatro linhas. 

Coincidência ou não, a verdade é que desde que Rui Costa passou a incluir esta prática antes dos jogos, o Benfica raramente 'escorregou'. Com três finais pela frente até à tão ambicionada "reconquista", as águias certamente esperam ver sempre o ídolo da Luz às portas do túnel. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório