Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Formula 1 não passou apenas pelo Estoril. Existiram mais dois circuitos

Sabia que a Formula 1 em Portugal passou por três circuitos?

Formula 1 não passou apenas pelo Estoril. Existiram mais dois circuitos
Notícias ao Minuto

22:56 - 24/04/19 por Ruben Valente

Auto GP

A Formula 1 passou pelo Autódromo Fernanda Pires de Lima, no Estoril, entre 1984 e 1996. No total foram 13 Grandes Prémios, mas esta não foi a única passagem da categoria rainha do automobilismo por Portugal. A propósito do Grande Prémio 1000 da F1, na China, o Motorsport recordou todos os circuitos que já receberam corridas de Formula 1.

Além do Estoril, Portugal recebeu mais três Grandes Prémios: um em Monsanto, dois no Porto. O primeiro, em 1958, foi realizado no Circuito da Boavista, uma pista desenhada entre a avenida da Boavista, a Foz e a Circunvalação.

No ano seguinte, o Grande Prémio de Portugal mudou-se para o Circuito de Monsanto e teve uma particularidade. Foi feita ao pôr do sol para os pilotos poderem evitar o sol do meio-dia.

Em 1960, a F1 voltou ao Porto. E refira-se que esta era uma prova particularmente difícil para os mecânicos, uma vez que a corrida passava por todo o tipo de terreno, não só por estradas pavimentadas.

Portugal teve depois de esperar 24 anos por um novo Grande Prémio, que só surgiu em 1984. Agora, desde 1996, que o nosso país não recebe nenhuma corrida do Mundial de F1, apesar dos pilotos sempre terem dito que o Circuito do Estoril era um dos mais interessantes. 

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório