Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica cura 'ressaca' europeia com goleada e regresso à liderança

Encarnados venceram o Marítimo por categóricos 6-0 no encontro que encerra a 30.ª jornada do campeonato nacional.

Benfica cura 'ressaca' europeia com goleada e regresso à liderança

O Benfica recebeu e goleou, esta segunda-feira, o Marítimo (6-0), em jogo que encerrou a 30.ª jornada da I Liga. O resultado permite às águias regressar à liderança do campeonato, na qual o FC Porto estava a título provisório, curando assim a ressaca europeia depois de terem caído nos quartos de final da Liga Europa.

Primeira parte de sentido único na Luz. O Benfica entrou melhor e o golo de João Félix não demorou a aparecer. Aos três minutos, Pizzi bateu um canto atrasado onde apareceu o jovem avançado do Benfica que, totalmente solto de marcação, atirou para o fundo das redes do Marítimo.

O golo deu maior descanso aos encarnados que, diga-se, podiam ter avolumado a vantagem poucos minutos depois. No entanto, Seferovic parecia não estar em noite inspirada e, na cara de Charles, atirou ao lado da baliza insular.

O Marítimo tinha claras dificuldades em sair para o ataque organizado. Exceção feita a um lance individual de Barrera aos 12 minutos. O jogador do Marítimo saiu a todo o gás em direção à área do Benfica e ‘sacou’ de uma bomba que saiu a rasar a barra da baliza de Odysseas Vlachodimos.

Para além desse lance, nota também para o golo anulado ao Marítimo aos 28 minutos. O defesa Grolli subiu à grande área do Benfica, na sequência de um canto, e meteu a bola no fundo das redes. No entanto, a jogada foi prontamente anulada pelo árbitro Luís Godinho que entendeu que o jogador insular carregou em falta Odysseas. Até final do primeiro tempo, Seferovic dispôs de mais uma bela oportunidade para ampliar as contas na Luz, mas voltou a ser perdulário.

Na segunda parte, assistiu-se exatamente a mesma entrada do Benfica no primeiro tempo. As águias entraram com todo o gás e Pizzi ampliou o resultado aos 48 minutos de jogo. O 21 das águias apanhou a bola já dentro da grande área insular e disparou cruzado para o fundo das redes à guarda de Charles.

Aos 64 minutos foi a vez de João Félix ampliar as contas na Luz. Cruzamento prensado de Pizzi e o jovem português a aparecer na cara de Charles para empurrar para o fundo das redes. O jogo começava a ganhar contornos de goleada e Franco Cervi também quis inscrever o nome na lista dos marcadores. O internacional argentino aproveitou uma assistência de João Félix para fazer o quarto golo encarnado, deixando o Estádio da Luz ao rubro.

Até final, o Marítimo não criou qualquer perigo na segunda parte e Odysseas foi mesmo um mero espetador no Estádio da Luz. Por seu turno, o Benfica limitou-se a gerir o resultado e ficou à beira de tornar o pesadelo insular ainda mais pesado ora não fosse o facto de Seferovic estar em noite… não. No entanto, Cervi estava em noite sim e decidiu bisar ainda antes do apito final (88’). Em dia de goleada também Salvio quis deixar a marca neste jogo e decidiu fechar o marcador já nos descontos.

Com este resultado, o Benfica regressa à liderança do campeonato, ainda que some os mesmos pontos do FC Porto. O Marítimo mantém-se no 12.º lugar com 33 pontos e ainda não está a salvo da despromoção.

Momento do jogo: O golo de Félix logo aos três minutos tornou tudo mais fácil. Se o Benfica estava pressionado, face à liderança provisória do FC Porto, essa mesma pressão acabou no momento em que Félix meteu a bola no fundo das redes.

Acompanhamento

90' - Apito final na Luz. O Benfica não deu hipótese ao Marítimo e venceu por claros 6-0 no estádio da Luz para regressar à liderança do campeonato nacional.

90' - GOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! Humilhação total na Luz. Eduardo Salvio superiorizou-se nas alturas e atirou, de cabeça, para o 6-0.

88' - GOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! A defesa do Marítimo, completamente 'aos papéis', entrega a bola a Franco Cervi, que não pensou duas vezes e atirou para o 5-0.

86' - Charles impede o 5-0 para os encarnados! Seferovic, de primeira, rematou forte para defesa apertada do guarda-redes do Marítimo.

85' - Benfica com nova oportunidade para dilatar a vantagem! Franco Cervi cruzou para Jonas, que, no coração da área, atirou por cima da baliza insular.

83' - Entrada duríssima de Fabrício sobre Ferro. Luís Godinho não hesita e mostrou-lhe o cartão amarelo.

80' - Petit e Bruno Lage voltam a mexer. O treinador do Marítimo lançou Gamboa para o lugar de René. Já o do Benfica, tirou Pizzi e fez entrar Salvio.

79' - O que falha Seferovic! Assistido por Jonas, o internacional suíço cabeceou muito por cima.

77' - Nova alteração no Benfica. Adel Taarabt entra para o lugar de Rúben Dias.

72'- Alteração no Benfica. Sai João Félix, entra Jonas. 

71'- GOOOOOOLLLLLOOO!! Cervi marca o quarto golo (4-0) após assistência de João Félix! Cheira a goleada no Estádio da Luz!

67'- Nova alteração no Marítimo. Sai Pelágio, entra Fabrício. 

Eis o segundo golo de João Félix esta noite!

64'- GOOOOOOLLLLLOOO!! João Félix bisa e faz o terceiro na Luz! Cruzamento prensado de Pizzi e o jovem avançado português a aparecer no sítio certo para empurrar para dentro da baliza! Charles ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o terceiro golo do Benfica! Os encarnados vão vencendo e convencendo (3-0). 

60'- Alteração no Marítimo. Sai Barrera, entra Chico Banza. 

59'- João Félix armou o remate, mas a bola ressalta na defesa do Marítimo. É canto a favor dos encarnados! 

58'- Que falhanço de Seferovic! O avançado suíço tinha tudo, mesmo tudo, para fazer o terceiro golo da noite mas voltou a falhar!

Não perca o golo de Pizzi!

48'- GOOOOOOLLLLLOOO!! Pizzi remata forte e bate Charles! Está feito o segundo golo na Luz! Amplia a vantagem o Benfica (2-0). 

46'- Arranca a segunda parte na Luz!

INTERVALO 

45'- Intervalo na Luz! O Benfica está a vencer o Marítimo pela margem mínima. Vai valendo o golo de João Félix apontado logo aos três minutos. 

39'- Cartão amarelo para René Santos por falta sobre Pizzi. 

33'- Seferovic volta a desperdiçar mais uma oportunidade! É canto para o Benfica. 

Veja o golo anulado ao Marítimo! 

28'- Golo anulado ao Marítimo! Grolli introduziu a bola no fundo das redes encarnadas na sequência de um canto, mas o árbitro Luís Godinho entendeu que o jogador do Marítimo fez falta sobre Odysseas. 

O Marítimo revela muitas dificuldades em sair para o ataque organizado, nomeadamente no momento de entrar no meio campo do Benfica. 

24'- Cervi atira por cima! Boa combinação do Benfica mas o argentino pegou muito mal na bola e esta não causa qualquer perigo. 

20'- Pizzi à beira do segundo golo do Benfica! Grande remate do internacional português! Quase beijou a barra! Que perigo! 

18'- Falta de René Santos sobre Cervi. Livre perigoso para o Benfica. 

17'- Atira Samaris, encaixa Charles sem problemas! O médio do Benfica arriscou o remate, mas a bola saiu fraca para as mãos do guarda-redes do Marítimo. 

14'- Seferovic atira ao lado! Grande arrancada de Grimaldo que assistiu o suíço que, porém, atirou frouxo e desenquadrado com a baliza. Que oportunidade desperdiçada! 

12'- Barrera atira por cima! Que perigo para a baliza de Odysseas! Grande arrancada do jogador do Marítimo que não teve problemas em atirar uma bomba que passou por cima da barra da baliza encarnada! 

7'- Afasta Charles! Remate perigoso de Grimaldo, mas o guardião brasileiro estava atento e defendeu! 

Veja o golo de João Félix!

3'- GOOOOOOLLLLLOOO!! João Félix abre o marcador na Luz! Canto atrasado de Pizzi e o jovem avançado do Benfica aparece solto de marcação e dispara para o fundo das redes do Marítimo! Está feito o primeiro na Luz (1-0)! 

0'- Rola a bola na Luz! Já se joga o Benfica-Marítimo! São os encarnados quem saem a jogar! 

Pré jogo

20h14: Cumpre-se agora um minuto de silêncio na Luz em memória das vítimas do trágico acidente que chocou a Madeira na semana passada. Silêncio absoluto na Luz. 

20h13: Bruno Lage e Ferro recebem os prémios da Liga relativos ao mês de março. 

20h12: As equipas entram no relvado ao mesmo tempo que na Luz se canta o hino do Benfica de forma bem audível! O apito inicial está quase aí! 

20h01: Do lado do Marítimo, destaque para a titularidade de Barrera e Pelágio. Petit recorre a esta dupla para suprimir as ausências de Joel e Edgar Costa, dois dos jogadores mais importantes do conjunto insular que se encontram castigados. 

19h59: Cervi é o jogador eleito para fazer esquecer Rafa. O extremo português tem sido peça essencial no Benfica de Lage mas hoje é ausência por castigo - acumulação de cartões amarelos. Por seu turno, o internacional argentino tem uma oportunidade de 'ouro' para convencer o técnico do Benfica. 

19h57: A menos de 20 minutos do apito inicial as bancadas da Luz começam a ficar mais compostas. Está quase tudo pronto para o pontapé de saída! 

19h41: Os jogadores do Benfica e do Marítimo já estão no aquecimento. Muitos aplausos nas bancadas da Luz. 

19h29: Odysseas, Svillar e Zoblin, os três guarda-redes do Benfica, já estão no relvado para fazer os exercícios de aquecimento. 

19h21: Bruno Lage recolhe aos balneário debaixo de aplausos dos adeptos encarnados. O técnico das águias agradece o carinho das bancadas. Pelo meio, ainda levou um cartaz de um adepto. 

19h18: Bruno Lage está no relvado. O técnico do Benfica mantém a tradição de estar no terreno do jogo hora antes do apito inicial. 

19h15: Quando falta precisamente uma hora para o apito inicial da partida, o Estádio da Luz ainda está muito 'despido'. Ainda assim, há muitos adeptos que ainda estão no exterior do estádio. 

Onzes

Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Samaris, Florentino, Pizzi, Cervi; João Félix e Seferovic.

Marítimo: Charles; Nanu, Grolli, Lucas Áfrico, Rúben Ferreira; Vukovic, René Santos, Correa, Pelágio; Getterson e Barrera.

Antevisão

Benfica e Marítimo defrontam-se, esta segunda-feira, em jogo que encerra a 30.ª jornada da I Liga. De um lado estará uma equipa que luta pelo título de campeão e que está obrigada a ganhar para recuperar a liderança do campeonato. 

Do outro estará uma formação que ainda está em busca da tranquilidade proporcionada pela permanência na I Liga. 

O árbitro da partida é Luís Godinho e o apito inicial está agendado para as 20h15. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório