Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Na Choupana só houve lugar para um herói e esse foi Luiz Phellype

Num jogo em que o guarda-redes do Nacional defendeu quase tudo, um golo de Luiz Phellype fez a diferença e entregou os três pontos à turma de Alvalade. A equipa de Costinha averba a sua 17.ª derrota esta temporada e cai para a zona de despromoção. Já o Sporting cimenta o terceiro lugar do campeonato com 67 pontos.

Na Choupana só houve lugar para um herói e esse foi Luiz Phellype
Notícias ao Minuto

19:59 - 19/04/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto SCP

Resumo: Com Doumbia e Jovane no onze, o Sporting entrou lento e com pouca intensidade na Choupana. O Nacional, que contou com muito apoio na Choupana, assumiu as despesas de jogo no início do encontro e aos 10 minutos estava claramente por cima.

Um domínio que durou apenas isso: 10 minutos. O Sporting começou a pegar no jogo, a ter mais bola e a chegar com perigo à área insular. Os comandados de Marcel Keizer foram-se instalando no meio-campo adversário e as oportunidades de golo começaram a surgir. Bruno Fernandes, Jovane Cabral, Diaby… O golo poderia ter aparecido em várias ocasiões, mas na baliza do Nacional estava um verdadeiro herói: Daniel Guimarães.

O guarda-redes brasileiro colocou a capa de super-homem e defendeu tudo o que havia para defender nos primeiros 45 minutos, para gaúdio da formação orientada por Costinha. Foram 12 remates do Sporting contra 1 do Nacional. Isto só na 1.ª parte.

Porém, no segundo tempo, a ‘muralha’ desfez-se. Até porque qualquer super-herói tem um ponto fraco. O ‘kryptonite’ de Daniel Guimarães foi mesmo uma bola parada com finalização de Luiz Phellype.

Mas antes de relatar o golo é preciso dizer que o Sporting deu seguimento à superioridade da primeira parte nos segundos 45 minutos. A equipa de Keizer entrou subida, pressionante na saída de bola do adversário e com maior posse de bola.

Tudo isto fez com que aos 63 minutos a resistência do Nacional quebrasse. Livre na esquerda cobrado por Acuña e finalização de grande qualidade do avançado brasileiro a fazer o 1-0. Custou, mas foi. Ao 19.º remate, os verde e brancos marcaram na Choupana e há que enaltecer o quarto jogo consecutivo a marcar para Luiz Phellype.

Pressionados pelo golo sofrido, o Nacional foi obrigado a responder. Qualquer ponto era essencial para a turma de Costinha, que tenta afastar-se da zona de despromoção. Contudo, se na baliza vimos uma excelente exibição, no ataque dos insulares digamos que a inspiração não era a mesma. Salin nunca foi verdadeiramente ameaçado e os três pontos viajaram, com alguma naturalidade para Alvalade.

Com este triunfo, o oitavo consecutivo, os leões passam a somar 67 pontos no campeonato, mais seis que o Sp. Braga, que conta com menos um jogo. Já o Nacional cai para o 16.º posto da tabela classificativa, com 27 pontos, uma vez que o Tondela venceu esta sexta-feira o Boavista (1-0).

_______________________________________________________________________________________

90+5'- FINAL DO JOGO! O Sporting vence o Nacional por 1-0, na Choupana.

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos na Choupana.

90'- Última mexida nos leões: Sai Diaby e entra Francisco Geraldes.

89'- Cartão amarelo para Witi.

85'- Substituição no Sporting: Sai Gudelj para a entrada de Miguel Luís.

82'- Última substituição no Nacional: Entra Riascos para o lugar de Felipe Ferreira. O Sporting também mexe e entra Jefferson para o lugar de Jovane.

81'- Palocevic remata de muito longe e muito ao lado.

77'- O Nacional tenta dar uma resposta e chegar à baliza de Salin com perigo, mas o Sporting está competente no seu processo defensivo.

75'- Nova substituição no Nacional: Sai Camacho e entra Hamzaoui.

67'- Bryan Rochez tenta a sorte de livre, mas a bola sai por cima da baliza de Salin.

65'- Cartão amarelo para Jovane Cabral.

63'- GOLOOOOO DO SPORTING!!! Luiz Phellype é quem marca! Livre batido por Acuña e o avançado brasileiro aparece ao segundo poste para o primeiro da partida. Pé direito na bola, de primeira, e 1-0 no jogo! FIQUE COM AS IMAGENS.

62'- Substituição no Nacional: Sai Avto e entra Witi.

57'- Mais Sporting neste segundo tempo, tal como aconteceu nos primeiros 45 minutos.

55'- Gudelj recebe o cartão amarelo.

52'- DIABY! Cruzamento milimétrico de Doumbia para o avançado do Sporting, que remata contra Rosic. A bola acaba por sair pela linha final e é canto para o Sporting.

46'- Recomeça o jogo! As duas equipas não fazem qualquer alteração.

45+3'- INTERVALO!

45'- Vão jogar-se mais três minutos neste primeiro tempo...

44'- Os leões somam agora 64% de posse de bola. Domínio quase total do Sporting, enquanto o Nacional tenta surpreender em contra-ataque sempre que pode.

38'- Só dá Sporting! Novo remate de Jovane, sob o flanco direito, para  mais uma defesa de Daniel Guimarães.

35'- Sporting novamente! Cruzamento bem medido de Acuña na esquerda e Luiz Phellype ficou à beira do golo  após um toque em habilidade.

31'- ENORME! Novamente Daniel Guimarães a evitar o golo do Sporting. Grande oportunidade de Diaby, que surgiu na cara do guardião do Nacional, mas não conseguiu finalizar da melhor forma.

30'- Para já, Daniel Guimarães está a ser o melhor em campo.

28'- QUE DEFESA! Grande lance de Jovane na esquerda, a fletir para o meio e a atirar ao segundo poste. Daniel Guimarães voou para uma magnífica defesa a evitar o primeiro golo do Sporting na partida. Melhor oportunidade de golo até ao momento.

26'- Excelente defesa de Daniel Guimarães após remate de pé esquerdo de Diaby!

21'- Boa combinação de Bruno Fernandes com Diaby, com o '8' do Sporting a rematar novamente para defesa de Daniel.

15'- Ritmo muito baixo no primeiro quarto de hora. As duas equipas não arriscam muito neste início de encontro e joga-se de forma lenta na Choupana.

9'- Boa entrada do Nacional na partida. A equipa de Costinha aparece 'mandona' nestes primeiros minutos.

8'- Cabeceamento de Júlio César à figura de Salin.

7'- Dura entrada de Acuña a valer-lhe o primeiro amarelo do jogo.

2'- Primeiro sinal de perigo por parte do Sporting! Bruno Fernandes atira de pé esquerdo para a primeira defesa de Daniel Guimarães.

1'- COMEÇA A PARTIDA!

0'- Cumpre-se então o minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente na Madeira.

0'- Sobem ao relvado as três equipas. Tudo a postos para o início do encontro!

0'- Antes do jogo vai ser feito um minuto de silêncio em homenagem às 29 vítimas mortais do trágico acidente com um autocarro registado na quarta-feira, no Caniço.

0'- Equipas recolhem agora aos balneários.

0'- As equipas já se encontram em exercícios de aquecimento.

Onzes iniciais

Nacional: Daniel Guimarães, Nuno Campos, Rosic, Júlio César, Felipe F., João Camacho, Tissone, Vítor G., Avto, Palocevic e Rochez.

Sporting: Salin; Ristovski, Mathieu, Coates, Acuña; Gudelj, Doumbia; Diaby, Bruno Fernandes, Jovane; Phellype.

Antevisão

Com a consciência de dar tudo que o Nacional vai entrar em campo, esta sexta-feira, frente ao Sporting. Uma derrota pode hipotecar as hipóteses dos madeirenses continuarem entre os ‘grandes’ e, por isso, a turma de Costinha sabe que este jogo é como se de uma final se tratasse.

O treinador do Nacional foi surpreendido em plena conferência de imprensa por alguns dos seus jogadores, que quiseram demonstrar o seu apoio ao técnico. Os insulares vêm de quatro derrotas nos últimos cinco jogos, o que contrasta com o excelente momento vivido pelo Sporting.

Sem Bas Dost, Borja e Wendel, que se encontra sob alçada disciplinar do clube, os comandados de Keizer vão tentar dar continuidade às sete vitórias consecutivas. O duelo promete ser intenso e jogado até ao último minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório