Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Arbitragem polémica e falta de pólvora tiram águia da Europa

Eintracht Frankfurt vence em casa por 2-0 e segue para as meias-finais da Liga Europa graças aos dois golos marcados no estádio da Luz.

Arbitragem polémica e falta de pólvora tiram águia da Europa

Depois do FC Porto, foi a vez de o Benfica ser eliminado e deixar Portugal sem qualquer representante nas competições europeias. Os encarnados garantiram uma vantagem de 4-2 na primeira mão, mas não a conseguiram segurar na Alemanha.

Um polémico golo de Filip Kostic, assim como uma falha defensiva que culminou na festa de Sebastien Rode, permitem ao Eintracht Frankfurt carimbar o passaporte para as meias-finais da Liga Europa, onde irão defrontar o Chelsea.

Pressão germânica resultou em golo irregular

Foi um Benfica bem diferente do habitual aquele que se apresentou no Commerzbank Arena. Mais expectante, a equipa de Bruno Lage entregou a iniciativa de jogo ao Eintracht Frankfurt. E as circunstâncias assim o obrigavam. Afinal, do outro lado estava uma equipa que já tinha mostrado que, em casa, era letal, com os quatro golos marcados a Lazio e Marselha.

Os anfitriões sofreram um ligeiro susto logo a abrir, com uma bola de Seferovic a isolar João Félix na ‘cara’ de Kevin Trapp, que saiu a evitar perigos de maior. Daí em diante, não mais os alemães saíram do meio-campo encarnado, mas sem criar real perigo.

Após algumas (fracas) tentativas de chegar ao golo, eis que, aos 36 minutos, os homens de Adi Hutter chegaram mesmo à vantagem, num golo, no mínimo, polémico. Após defesa de Odysseas Vlachodimos, Filip Kostic, em posição irregular, atirou para o fundo das redes.

O golo gerou grande reviravolta junto do banco encarnado, mas acabou mesmo por valer, visto que esta fase da Liga Europa ainda não conta com VAR. No seguimento, Bruno Lage, um dos mais inconformados, recebeu ordem de expulsão, e teve de ver o resto do jogo a partir das bancadas.

Ao invés de servir para acordar o Benfica, o tento de Kostic serviu como dínamo para a equipa da casa, que subiu ainda mais as linhas em busca do golo que viraria a eliminatória a seu favor. No entanto, o resultado acabou por não conhecer alterações até ao intervalo.

Melhoria foi ‘madrasta’ para a águia

O Benfica entrou bem melhor na segunda parte, subindo linhas e aproximando-se do golo por duas vezes em menos de dez minutos. Primeiro, valeu um corte ‘milagroso’ de Falette, que tirou um golo quase certo a Rafa após passe de João Félix. Depois, foi Seferovic, isolado por Samaris, a não conseguir fazer o golo da igualdade.

Como se costuma dizer, quem não marca arrisca-se a sofrer, e assim foi na Alemanha. Aos 67 minutos, e após um erro defensivo dos encarnados, Sebastien Rode, de primeira, atirou para o segundo golo da equipa da casa, que provocava a ‘cambalhota’ na eliminatória.

A equipa de Bruno Lage ‘apertou’ com os alemães durante os minutos finais, mas, com exceção de uma bola ao poste de Eduardo Salvio, aos 85 minutos, acabou por não criar grandes problemas a Kevin Trapp.

O Eintracht Frankfurt segue, assim, para as meias-finais da Liga Europa. Pela frente terá o Chelsea, que, à mesma hora, bateu o Slavia Praga por 4-3, em Stamford Bridge.

Momento do jogo: O Benfica entrou melhor no segundo tempo, mas não conseguiu capitalizar a subida de desempenho em golos. O Eintracht não perdoou e, 67 minutos, no seguimento de uma falha defensiva, Rode castigou os encarnados com um remate de primeira.

Acompanhamento

90' - Apito final na Alemanha. O Eintracht Frankfurt vence o Benfica por 2-0 e segue para as meias-finais da Liga Europa graças aos golos marcados na Luz. Pela frente, terá o Chelsea, que eliminou o Slavia Praga.

90+3' - Cartão amarelo para Jonas. O avançado contestou uma falta assinalada a João Félix e foi admoestado.

90+2' - Alemães esgotam as mexidas. Falette dá o lugar a Willems.

86' - Nova alteração no Eintracht Frankfurt. Toró entra para o lugar de Rode.

85' - O Benfica volta a cheirar o golo! Após cruzamento de Grimaldo, Salvio rematou de primeira em cheia no poste da baliza adversária.

83' - Novo cartão amarelo, agora para Ante Rebic. O internacional croata cometeu uma falta dura sobre Álex Grimaldo e Daniele Orsato não perdoou.

79' - O Benfica mete a 'carne toda no assador'. Sai André Almeida, entra Jonas.

78' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para Falette. O jogador do Eintracht Frankfurt deixou-se antecipar por André Almeida e teve de recorrer à falta para o travar.

76' - O Eintracht Frankfurt também muda. O internacional português Gonçalo Paciência entra para o lugar de Luka Jovic.

72' - Nova alteração na equipa portuguesa. Eduardo Salvio rende Rafa Silva.

71' - Que enorme defesa de Vlachodimos! Rode remata colocado para um voo fantástico do guarda-redes do Benfica.

70' - Benfica mexe pela primeira vez na equipa. Pizzi entra para o lugar de Samaris.

Fique com o segundo tento do Eintracht Frankfurt, que vira a eliminatória

67' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Eintracht Frankfurt! Após um corte defeituoso de Rúben Dias, a bola sobra para Rode, que, de primeira, atira forte para o 2-0. Os alemães passam para a frente da eliminatória graças aos dois golos marcados na Luz.

57' - Eis que chega a resposta da equipa da casa! Gacinovic fintou Fejsa e, de fora da grande área, 'disparou' a centímetros da baliza do Benfica.

52' - Voltou a cheirar golo em Frankfurt. Samaris picou a bola sobre toda a defesa do Eintracht Frankfurt, mas Seferovic, isolado, não conseguiu bater Trapp.

47' - O Benfica tão perto do golo! João Félix avançou pela ala esquerda do ataque e passou para Rafa. Valeu um corte 'milagroso' de Falette, a atirar para canto.

46' - Já se joga a segunda parte. A posse de bola pertence ao Eintracht Frankfurt no reatar do jogo.

45' - Intervalo no Commerzbank Arena. O polémico golo de Kostic coloca o Eintracht Frankfurt em vantagem no marcador. No entanto, o Benfica continua na dianteira da eliminatória, com um resultado favorável de 4-3.

37' - Bruno Lage expulso! O técnico encarnado contestou veementemente o golo de Kostic e o árbitro Daniele Orsato encaminhou-o para as bancadas.

Eis o (polémico) golo do Eintracht Frankfurt

36' - GOOOOOOLOOOOOOO do Eintracht Frankfurt! Depois de uma bola atirada por Luka Jovic ao poste, Kostic corrigiu para o fundo das redes. Através da repetição, é possível ver que o jogador está fora de jogo. No entanto, esta fase da Liga Europa ainda não conta com VAR, pelo que o golo vale mesmo.

30' - Kostic volta a tentar a sorte de fora da área, mas a bola sai muito longe. O Eintracht Frankfurt vai dominando o jogo, mas tem dificuldades em criar real perigo.

22' - Preocupação por André Almeida. O capitão encarnado foi à linha para cortar um cruzamento de Kostic e acabou por embater contra os painéis publicitários. No entanto, tudo não terá passado de um susto.

19' - Entretanto, em Stamford Bridge, o Chelsea vai vencendo o Slavia Praga por categóricos 3-0... Vislumbra-se um reencontro entre encarnados e blues nas 'meias' da Liga Europa.

8' - Responde o Eintracht Frankfurt! Após uma boa jogada ofensiva, Filip Kostic atirou para defesa apertada de Odysseas Vlachodimos. Mas ficou queixoso o guarda-redes do Benfica...

6' - Primeiro lance de perigo no Commerzbank Arena! Belo passe de Haris Seferovic, a 'rasgar' a defesa adversária e a isolar João Félix na frente de ataque. Valeu Kevin Trapp, que saiu aos pés do português.

0' - Já se joga o Eintracht Frankfurt-Benfica. Cabe aos encarnados dar o pontapé de saída.

Onzes

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Jardel, Rúben Dias, Grimaldo; Samaris, Fejsa, Gedson e Rafa; João Félix e Seferovic.

Eintracht Frankfurt: Trapp; Da Costa, Abraham, Hasebe, Falette; Gelson Fernandes, Rode, Gacinovic; Rebic, Kostic e Luka Jovic.

Antevisão

O triunfo por 4-2 conquistado no estádio da Luz deixa as meias-finais a um passo de distância. Cabe, agora, ao Benfica dar o passo seguinte e ‘mandar’ com o Eintracht Frankfurt para fora da Liga Europa, num encontro que se adivinha tudo menos simples.

A equipa do agora ex-Benfica Luka Jovic – foi contratado a título definitivo pelos alemães esta quarta-feira – fez do Commerzbank Arena uma autêntica fortaleza. Em 22 jogos, apenas perdeu cinco, e marcou um total de 48 golos.

Na véspera, Adi Hutter fez saber disso mesmo aos portugueses. Reconheceu que são “favoritos” para seguir em frente, mas também que a sua equipa assinou “quatro golos contra Lazio e Marselha” nesta mesma competição.

Já Bruno Lage, sublinhou que “tudo pode acontecer”: “Olhando para aquilo que fizemos no primeiro jogo e tendo em consideração aquilo que pode acontecer, temos de fazer um jogo como o que fizemos na Luz para passar a eliminatória”.

O Eintracht Frankfurt-Benfica será apitado por Daniele Orsato e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório