Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A "melhor equipa do mundo", os "caprichos" da Liga e a "azia" de Brahimi

FC Porto e Liverpool defrontam-se, nesta quarta-feira, pelas 20 horas para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

A "melhor equipa do mundo", os "caprichos" da Liga e a "azia" de Brahimi
Notícias ao Minuto

15:45 - 16/04/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Depois da derrota por 0-2, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, em Anfield Road, o FC Porto está obrigado a operar uma reviravolta épica para seguir em frente para a próxima fase da prova milionária.

Pelas 15h00, Sérgio Conceição e Herrera fizeram a antevisão deste duelo, agendado para as 20 horas desta quarta-feira, no anfiteatro azul e branco.

Confira abaixo as declarações do técnico dos dragões, assim como do internacional mexicano.

Declarações de Sérgio Conceição:

Este jogo é mais difícil de preparar, tendo em conta a desvantagem trazida da primeira mão? O jogo fica difícil de preparar, mas não só por isso. A desvantagem de dois golos acontece perante uma equipa que é muito forte nas transições para o ataque, daí que tenhamos trabalhos redobrados a nível defensivo. Vamos ter de saber interpretar os diversos momentos do jogo. Mas é um jogo difícil, porque o nosso adversário em ataque posicional é bastante perigoso. Vamos precisar de ser eficazes, estar perto da baliza, vamos ter as nossas ocasiões e vamos ter de saber aproveita-las. Temos um jogo sábado, diante do Santa Clara, é incompreensível. Não há jogos à segunda-feira? E porque é que a Liga decide marcar um jogo para segunda-feira, e outros não? Isto é um capricho da Liga. Até serve para equilibrar com a outra equipa que compete connosco pelo campeonato (Benfica), e joga na segunda-feira. Isto é o equilíbrio que a Liga deseja? Na semana em que o Ajax jogou com o Real Madrid, não jogou no fim de semana seguinte. Isso chama-se proteção à equipa que está na melhor prova da Liga de clubes. O que é que a Liga quer com isto? Segunda-feira só há um jogo, que passa na BTV, porque é que a outra operadora não deixou o FC Porto jogar na segunda-feira. Eu só penso num jogo de cada vez, mas tenho de olhar para a nossa prioridade, o campeonato.

Onde está chave para a vitória nesta quarta-feira? Quando era jogador respeitava o que me diziam, e o caminho que o treinador escolhia para mim, porque a equipa técnica mostra o caminho de jogo para chegarmos à vitória. E quais os caminhos que devemos traçar. Mas os jogadores são os obreiros de tudo de bom que tem acontecido. Os treinadores trabalham a estratégia, mas quem executa quem são os jogadores. Quem me dera poder entrar dentro de campo, e ir marcar uns quantos golos. Por vezes, a bola bate no poste e não entra, o futebol é isto. Os meus jogadores vão dar o máximo para que estejamos na próxima fase da competição.

Corona vai estar em campo? Herrera e Pepe são opções? Teremos de ter em conta o jogo do campeonato. Estou com muitas dúvidas em constituir o onze de amanhã, por culpa do imbróglio que a Liga nos causou.

Do ponto de vista mental que tipo de trabalho vai fazer com os jogadores? Isso é um trabalho contínuo, diário. Nós baseamos o nosso trabalho na qualidade que tenho à minha disposição, e na ambição dos meus jogadores. Não há motivação maior do que operar uma reviravolta épica, e seguir para as meias finais da Champions.

Acha que vai enfrentar a melhor equipa da Europa? O Liverpool vai ao encontro daquilo que penso do futebol. Gosta do dinâmica, do modelo, e da forma como jogam com  e sem bola. Na minha opinião, em  muitos momentos do jogo, são a melhor equipa do mundo.

Qual é a receita para bater os números goleadores do Liverpool? Quero dar, antes de tudo, uma mensagem de apreço aos adeptos do Liverpool, pela tragédia que ocorreu há 30 anos (tragédia de Hillsborough). Isso vai muito além de um jogo de futebol. Temos de encarar este jogo, de um ponto vista táctico e estratégico, altíssimo. Estou a recordar-me do jogo frente ao Leipzig (na época anterior) e diante da AS Roma, em casa, neste ano, em que protagonizámos grandes exibições. Se seguirmos o exemplo destes jogos, estaremos a um grande nível.

Que tipo de reações vê no Brahimi sempre que é chamado? Durante o jogo, exatamente igual. Fora de campo, sente um pouco mais de azia. É normal, tendo em conta a ambição de cada um. Ficaria preocupado se um jogador meu ficasse contente por ficar no banco, ou na bancada.. Eu gosto de jogadores com ambição, com personalidade. O estado de espírito dos jogadores não cria atrito no balneário.

Declarações de Herrera:

Regresso à equipa: Nós estamos preocupados com o que vamos fazer amanhã. O treinador depois dirá quem vai jogar. Nós só pensamos em conseguir um resultado positivo no dia de amanhã.

Quem tem melhor plantel para enfrentar campeonato e Champions? Isso é óbvio. Por plantel e números, eles são favoritos. No nosso campeonato somos uma equipa forte, os atuais campeões, temos os nossos trunfos. Na Champions, eles têm vantagem, mas eu acredito nas nossas valências como equipas e jogadores. Sinto que temos condições para continuar nesta prova.

Ainda pesa o jogo da semana anterior? Não, isso já passou. Isto não se trata de uma vingança. O resultado foi enganador. Cometemos erros e eles souberam aproveitar. Isso já é coisa do passado, agora pensamos no presente e queremos fazer história. Isso é importante para todos nós. Acreditamos piamente que vamos fazer um resultado positivo.

Que jogo viu na primeira mão, em que esteve fora do onze? É pior estar fora, do que dentro do relvado. Eu vi uma equipa que pode ferir o Liverpool. Conseguimos enfrentar uma equipa poderosa no seu estádio. Aqui no Dragão teremos a motivação dos nossos adeptos, e acredito que podemos sair com uma força e energia positiva que costumamos ter em casa. Acredito que vamos pôr em sentido este Liverpool.

Quantas vezes o Sérgio Conceição pediu a sua renovação durante esta semana? É um tema pessoal e que não posso partilhar contigo. São temas privados. Não tenho necessidade de expressar a minha opinião aqui.

Qual é a chave para ganhar esta eliminatória? A chave tem o treinador, nós só temos de seguir as indicações do Mister. Esta é a nossa última oportunidade para agarrar o sonho.

Como avalia esta época que está a realizar? Penso que a nível pessoal estou melhor do que no ano anterior, os números assim o dizer, e coletivamente tentamos sempre superar as metas que ficaram para trás. Este ano só seria melhor se ganhássemos o campeonato, a Taça de Portugal e a Champions, que é um sonho que ambicionamos muitíssimo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório