Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Domingos e Toni concordam que falhar na reta final da I Liga será fatal

Domingos Paciência e Toni, antigos futebolistas do FC Porto e Benfica, respetivamente, concordaram hoje que a primeira equipa a perder pontos na fase final da I Liga entregará o campeonato ao concorrente.

Domingos e Toni concordam que falhar na reta final da I Liga será fatal
Notícias ao Minuto

20:46 - 15/04/19 por Lusa

Desporto Declarações

Com Benfica e Porto empatados na liderança da prova, com vantagem para as 'águias', os dois antigos internacionais falaram à margem da inauguração da nova sede da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, em Gondomar, das chances de conquista do campeonato, quando faltam cumprir cinco jornadas.

"A faltarem cinco jogos para terminar o campeonato, um deslize pode, no fundo, tirar as hipóteses de ser campeão", disse Domingos, lembrando que o Benfica "tem jogos complicados", ao mesmo tempo que admitiu não ser "fácil prever onde vai ser o deslize".

O antigo avançado considera que o Benfica tem um jogo que "será o mais complicado, que será em Braga, porque o adversário está a lutar pelo terceiro lugar e tem uma belíssima equipa", mas acha que vai haver "campeonato até ao fim".

Considerando que o "campeão tem de ser um campeão justo, sem contestação", Domingos disse ter havido "muitos erros para trás e muitas situações que, de certa forma, denigrem o futebol português", o que "não é bom para ninguém".

"Está um ambiente muito pesado. Ao fim de um ano, quando se pensava que o VAR pudesse ser uma ajuda muito grande para o futebol e pudesse estar melhor, os casos e as dúvidas continuam", alertou o antigo avançado portista, que pede um videoárbitro acompanhado de "honestidade e coerência", pois, argumentou, a não existirem mantém-se "o problema".

Admitindo que da "mesma forma que há treinadores, de gerações diferentes, uns melhores e outros piores", observou que talvez esta não seja "a melhor geração de árbitros", alertando, todavia, para que as pessoas o "aceitem e sejam condescendentes".

Toni adotou um discurso mais factual, frisando estar a ser o final de Liga "que se antevia há muito", lembrando que os portistas já estiveram "bem distanciados", mas que o "Benfica conseguiu recuperar", concluindo que na "luta final estão as duas melhores equipas".

"Ninguém tem dúvidas que o primeiro a ceder ficará fora da corrida. Espero que dentro dessa emoção e incerteza o Benfica acabe por chegar em primeiro", desejou.

Os dois treinadores falaram também do duelo de quinta-feira em Frankfurt, dos quartos de final da Liga Europa, com Toni a alertar que o Eintracht vai querer que seja "um dia histórico", pois não tem o passado nas competições europeias dos 'encarnados'.

"Tendo em conta o valor da equipa e o campeonato que está a fazer é uma tarefa difícil aquela que o Benfica vai encontrar", reconheceu Toni, advertindo que ao Benfica "será preciso do ponto de vista físico e mental estar bem para conseguir a passagem à fase seguinte".

Olhando para a segunda mão como pai do avançado da equipa alemã Gonçalo Paciência, Domingos admitiu estar "muito ansioso", e que "gostava que o Eintracht passasse".

"Espero que o jogo em Frankfurt tenha uma história diferente [da primeira mão]. O 4-2 é a mesma coisa que 1-0, o Eintracht só tem de marcar dois golos para passar", observou.

Sobre o embate do FC Porto com o Liverpool, para a Liga dos Campeões, Domingos afirmou partilhar da "opinião de Sérgio [Conceição] de que é uma noite de superação e que pode ser inesquecível".

"Uma noite muito boa para o Porto e uma noite muito má para o Liverpool e o resultado de 2-0 é perfeitamente ultrapassável", considerou o antigo jogador portista.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório