Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Leão viu o vermelho, mas meteu a sétima e acelerou nas Aves

Sporting bateu o Desportivo das Aves por 3-1 e consolidou o terceiro posto do campeonato nacional.

Leão viu o vermelho, mas meteu a sétima e acelerou nas Aves

Sete jogo, sete vitórias consecutivas. A jogar na Vila das Aves reduzido a dez durante praticamente 90 minutos, fruto da expulsão madrugadora de Renan Ribeiro, o Sporting acelerou e garantiu uma vitória por 3-1.

Luiz Phellype, Jérémy Mathieu e o inevitável Bruno Fernandes marcaram os golos do leão, ao passo que Falcão assinou o tento do Desportivo das Aves. Marcel Keizer garante aquela que é a segunda melhor série desde que chegou a Alvalade, e também que passa, pelo menos, mais uma semana no terceiro lugar da I Liga.

‘Mota’ de Inácio causou pânico que leão soube gerir

O Sporting entrou em campo mandão e instalado no meio-campo adversário, mas rapidamente se viu em apuros devido ao trunfo lançado por Augusto Inácio. Luquinhas passou da ala para o centro, e fez da velocidade uma ‘arma’ que deixou a defesa verde e branca aos papéis por várias vezes.

Logo aos quatro minutos, o avançado brasileiro aproveitou uma descoordenação entre Renan Ribeiro e Jérémy Mathieu, tirou a bola do meio dos dois e o guarda-redes viu-se obrigado a recorrer à falta para o travar. Artur Soares Dias não hesitou e expulsou-o, numa decisão, no mínimo, polémica, visto que o avançado não seguia no caminho da baliza.

Marcel Keizer viu-se obrigado a mexer. Tirou Jovane Cabral e lançou Romain Salin, mas nem por isso a equipa e branca recuou no relvado. Ainda que em desvantagem numérica, manteve o cariz atacante e chegou à vantagem com alguma normalidade.

Aos 25 minutos, Marcos Acuña combinou com Bruno Fernandes e cruzou para Luiz Phellype, que, de cabeça, assinou aquele que foi o seu quarto jogo nos quatro últimos jogos. Mas este ‘jogo de loucos’ ainda não tinha dado tudo o que tinha a dar. Longe disso.

Aos 33 minutos, Luquinhas voltou a ligar o turbo e a causar apuros. Salin travou-o na grande área, e, na cobrança da grande penalidade, Falcão não perdoou. Dez minutos depois, o remate desastroso de Wendel transformou-se numa assistência para Mathieu, que assim fez o 2-1 com que se fechou a primeira parte.

Depois da tempestade, a… calmaria

No segundo tempo, o Sporting baixou um pouco as linhas, ao passo que o Desportivo das Aves as adiantou. Augusto Inácio lançou Varela para o lugar do Carlos Ponck, transformou o 3x5x2 num 4x4x2 e a equipa partiu em busca do empate.

Com o jogo mais equilibrado, os avenses jogaram, maioritariamente, no meio-campo adversário, mas a melhor oportunidade pertenceu mesmo aos leões. Aos 58 minutos, Raphinha, completamente isolado diante de Beunardeau, permitiu a defesa ao guardião francês.

O golo da tranquilidade verde e branca acabaria por chegar aos 84 minutos. Bruno Fernandes, de cabeça, fez o 3-1 final, e tornou-se no médio mais goleador do século (são já 28 golo só esta temporada), deixando para trás o eterno Frank Lampard.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 64 pontos, mais seis do que o quarto classificado, o Sporting de Braga, que, este domingo, recebe o Tondela, e menos cinco do que o segundo classificado, o Benfica, que defronta o Vitória de Setúbal.

Quanto ao Desportivo das Aves, que leva 30 pontos, ocupa o 12.º lugar. O Nacional, que se encontra imediatamente abaixo da ‘linha de água’, leva apenas menos três pontos.

Momento do jogo: Logo aos quatro minutos de jogo, Renan Ribeiro derrubou Luquinhas e recebeu ordem de expulsão. Uma decisão discutível por parte de Artur Soares Dias – com o aval do VAR João Capela – até porque o avançado avense não seguia na direção da baliza. Ainda assim, o Sporting reergueu-se e assinou uma resposta positiva num terreno complicado.

Acompanhamento

90' - Final do jogo! Reduzido a dez desde bem cedo, o Sporting bate o Desportivo das Aves por 3-1, graças aos golos de Luiz Phellype, Mathieu e Bruno Fernandes.

90' - Golo anulado ao Desportivo das Aves! Derley, com um belo remate de fora da grande área, bate Salin, mas o lance foi anulado com recurso ao VAR, visto que a jogada começa com uma falta sobre Coates.

84' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes (quem mais?) dilata a vantagem leonina... de cabeça, após cruzamento de Stefan Ristovski.

83' - Mais um cartão amarelo, agora para Raphinha. O avançado brasileiro foi admoestado pela quinta vez esta temporada e está afastado do próximo jogo, com o Nacional, por castigo.

78' - Sporting esgota as substituições. Sai Luiz Phellype, entra Abdoulay Diaby.

73' - Agora é a vez de Augusto Inácio mexer. Dialló entra para o lugar de Vítor Gomes.

70' - Nova alteração no Sporting. Gudelj dá o lugar a Idrissa Doumbia.

68' - Cartão amarelo para Marcos Acuña. O argentino protestou veementemente com Artur Soares Dias devido a uma falta não assinalada.

58' - O que acaba de desperdiçar Raphinha! Completamente isolado frente a Beunardeau, permitiu defesa ao guarda-redes adversário.

53' - O Desportivo das Aves responde com uma boa jogada de ataque. Rodrigo ganhou a ala esquerda e cruzou para Fariña, que rematou à figura de Salin.

48' - Lance perigoso na grande área avense. Acuña encheu o pé e atirou forte, para mais uma boa defesa de Beunardeau.

46' - Arranca a segunda parte do Desportivo das Aves-Sporting. Augusto Inácio mexe na equipa, lançando Varela para o lugar de Carlos Ponck.

45' - Intervalo na Vila das Aves. Apesar de reduzido a dez, o Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre o Desportivo das Aves, graças aos golos de Luiz Phellype e de Jérémy Mathieu.

45+3' - Artur Soares Dias mostra o cartão amarelo a Nemanja Gudelj. O médio sérvio travou Luquinhas em falta no meio-campo.

Confira o segundo golo dos leões nas Aves

44' - GOOOOOOLOOOOOOOOO do Sporting! Wendel, na tentativa de rematar à baliza, acaba por acertar mal na bola e assistir Jérémy Mathieu para o tento que recoloca os leões na dianteira do marcador.

43' - Mais um cartão amarelo, agora para Diego Galo. A falta sobre Raphinha não foi 'perdoada' por Artur Soares Dias.

Fique com o tento da igualdade no Aves-Sporting

33' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Desportivo das Aves! Falcão não vacilou e, da marca dos 11 metros, atirou para o fundo das redes verde e brancas.

31' - Grande penalidade para o Desportivo das Aves. Luquinhas, um autêntico 'diabo à solta', isolou-se perante Romain Salin, que o derrubou.

Eis o golo que inaugurou o marcador na Vila das Aves

25' - GOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting! Marcos Acuña combina com Bruno Fernandes na ala esquerda do ataque e cruza para Luiz Phellype, que, de cabeça, bate o guarda-redes avense.

22' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para Fariña. O jogador do Aves entrou de forma mais dura sobre um jogador do Sporting e foi castigado.

12' - O primeiro sinal de perigo pertence ao Sporting! Bruno Fernandes encheu o pé e, de fora da grande área, atirou para defesa apertada de Beunardeau.

7' - Marcel Keizer promove a primeira mexida. Sai Jovane Cabral e entra Romain Salin.

Veja o lance que originou a expulsão de Renan Ribeiro

4' - Cartão vermelho para Renan Ribeiro! O guarda-redes desentendeu-se com Jérémy Mathieu e Luquinhas aproveitou para se isolar. Desesperado, o brasileiro derrubou o avançado e recebeu ordem de expulsão.

0' - Apito inicial na Vila das Aves. Já se joga o Desportivo das Aves-Sporting.

Onzes

Aves: Beunardeau; Milos, Ponck, Diego Galo, Jorge Fellipe, Rodrigo; Vítor Gomes, Falcão; Luquinhas, Fariña e Derley.

Sporting: Renan; Ristovsky, Coates, Mathieu, Acuña; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes; Jovane, Raphinha e Luiz Phellype.

Antevisão

É um Sporting bem perto da sua melhor versão aquele que, este sábado, visita o Desportivo das Aves, num encontro que terá, no mínimo, importância semelhantes para ambas as equipas, ainda que para objetivos bem distintos.

No caso dos leões, chegam à 29.ª jornada do campeonato nacional com um registo de seis vitórias consecutivas. Mais uma e, não só garantem que permanecem no terceiro lugar durante (pelo menos) mais uma semana, como ficarão a apenas uma de igualar o melhor registo desde que Marcel Keizer chegou a Alvalade.

Mas também os avenses se apresentam numa das melhores fases da temporada. Nos últimos seis jogos, perderam apenas um – contra o Desportivo de Chaves – e um triunfo seria de capital importância, até porque, pese embora o crescendo desde a contratação de Augusto Inácio, a linha de água permanece a apenas três pontos de distância.

Cristian Borja, Rodrigo Battaglia e Bas Dost são baixas confirmadas nos verde e brancos, devido a lesão. Já a equipa da casa, não poderá contar com o castigado Vítor Costa, nem com o goleador Mama Baldé, que está cedido pelo adversário.

O Desportivo das Aves-Sporting será apitado por Artur Soares Dias e poderá acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório