Existem distinções que ninguém quer receber e esta é uma delas. Mateo Kovacic, médio croata que esta temporada foi emprestado pelo Real Madrid ao Chelsea, foi considerado o jogador mais inútil da Premier League pela conceituada revista FourFourTwo.
Num ampla análise assinada por Richard Jolly, o internacional croata é alvo de muitas críticas, ainda que sejam sublinhas as suas principais capacidades.
"Mateo Kovaci tem um talento técnico inegável, um currículo que inclui três anos no Real Madrid e tem o estatuto de um homem que ajudou a sua seleção a chegar à final do Mundial. No entanto, de alguma forma, tornou-se no jogador mais inútil da Premier League. Não é o pior. Em determinado aspeto até é quase o melhor. Só Stones melhora a marca de 92.3% de passses completos. Tem uma média de 75 passes a cada 90 minutos dentro de campo. E, ainda assim, poderá dizer-se que poucos têm tanto a bola. Poderá ter tornado-se na definição de posse de bola sem sentido nenhum. Um criador de jogo sem criar jogo", pode ler-se no artigo da FourFourTwo.
Recorde-se que Kovacic soma, esta temporada, 43 jogos ao serviço do Chelsea.