Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Fórmula da 'Félixidade': Foi assim que os alemães perderam a guerra

Benfica vence o Eintracht Frankfurt por 4-2, graças a uma exibição do outro mundo de João Félix.

Fórmula da 'Félixidade': Foi assim que os alemães perderam a guerra
Notícias ao Minuto

21:53 - 11/04/19 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga Europa

O Benfica passou com distinção no teste da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Os encarnados venceram, esta quinta-feira, o Eintracht Frankfurt, por 4-2, num jogo marcado por uma exibição fantástica de João Félix, que assinou um hattrick e uma assistência (para Rúben Dias), e pela expulsão de N'Dicka, logo aos 19' minutos, que complicou a vida para os visitantes.

Com um onze renovado, que contemplou seis alterações em relação ao encontro com o Feirense, da última jornada do campeonato, as águias cedo sentiram na 'pele' a pressão alemã. Como seria de esperar, o conjunto orientado por Adolf Hütter entrou com as linhas subidas, a tentar dificultar ao máximo a construção a partir de trás dos encarnados e nos primeiros minutos os passes errados e as perdas de bola da equipa de Bruno Lage foram uma constante.

No entanto, o técnico acabou por ver ganha a sua aposta na dupla atacante constituída por Rafa e João Félix. Perante o sufoco contrário, os dois jogadores baixaram no terreno, procuraram movimentos de rutura e, sempre em alta rotação, contrariaram o maior ascendente do Eintrachat. Foi precisamente utilizando esta receita que o primeiro golo apareceu.

À passagem dos 19' minutos, João Félix, com um passe magistral, descobriu Gedson dentro da área e o internacional português acabou derrubado por N'Dicka, já quando se preparava para alvejar a baliza de forma isolada. Sem contemplações, o juiz da partida apontou para a marca de grande penalidade e mostrou o cartão vermelho ao jogador francês. Sem Pizzi nem Jonas, Félix foi o eleito para cobrar o castigo máximo e não tremeu, dando vantagem ao Benfica e fazendo 'explodir' pela primeira vez o público da Luz.

Em vantagem numérica e no marcador, os encarnados controlaram a partida, mas o Eintracht nunca abdicou de atacar. Aos 40' minutos, Fejsa perdeu a bola em zona proibida, Rebic entrou na área e serviu Jovic, que, na passada, só teve de encostar para o fundo das redes da baliza de Vlachodimos. Um 'balde de água fria' para as águias, lançado por um jogador que tanto tem sido falado nos últimos tempos. O sérvio, cedido pelo clube da Luz aos germânicos, confirmou as credenciais de goleador desta temporada e assinou o 25.º remate certeiro em 39 jogos esta época. Notável!

No entanto, ainda os adeptos benfiquistas digeriam o empate e já João Félix se preparava para os fazer levantar de novo das cadeiras. Numa jogada individual pelo centro do terreno, o novo 'menino bonito' da Luz fugiu aos adversários e, sem pedir autorização, disparou um 'míssil' de pé direito que só parou no fundo das redes de Trapp. Um golaço do internacional sub-21 português, que festejou pela 14.ª vez na época.

Até ao intervalo o emblema de Frankfurt ainda colocou novamente a bola nas redes encarnadas, mas o lance acabou invalidado pelo árbitro, por fora de jogo de Da Costa, após alguma indefinição, que só terminou com uma conversa com o auxiliar.

Mais duas 'pinceladas' de arte do 'menino de ouro'

Se a primeira parte terminou de forma feliz para o Benfica, a segunda terminou com a forma... Félix. Aos 50', na sequência de um canto cobrado por Grimaldo na direita, o jovem ganhou ao primeiro poste e Rúben Dias, sem oposição, de cabeça, aumentou a contagem. Estreia a marcar do central esta época na Liga Europa.

Mas faltava mais. A noite magistral do 'menino de ouro' da Luz ainda teria mais um capítulo. Novamente a partir dos pés de Grimaldo, desta vez em alta rotação no lado esquerdo, a bola chegou ao interior da área e a João Félix, que, de primeira, de pé direito, bateu Trapp e... chorou. Um festejo emocionado do craque a dar mais tranquilidade aos comandados de Bruno Lage e a carimbar o passaporte para a história: O 79 é agora o jogador mais jovem de sempre do Benfica a fazer três golos num jogo europeu.

No entanto, apesar do maior conforto, maior posse de bola e maior confiança, o Benfica facilitou e, aos 73', na sequência de um canto do lado direto, o recém entrado Gonçalo Paciência subiu mais alto do que Jardel e, de cabeça, reduziu para 4-2. Estreia a marcar do internacional português diante das águias, a deixar o treinador dos encarnados à beira de um ataque de nervos.

O Benfica foi feliz, ganhou assim a primeira guerra aos alemães e está em vantagem para o embate da segunda mão, daqui a uma semana, em Frankfurt. Até lá uma coisa é segura: o nome de João Félix vai correr o mundo nos próximos dias. Mais uma vez... Mais do que merecido!

Confira o direito da partida:

FINAL DA PARTIDA

90+1 - Cabeceamento de Gonçalo Paciência para as mãos de Vlachodimos. Entrou bem o avançado português!

90:00 - Vão jogar-se mais 4' minutos.

87:00 - Remate de Seferovic para a bancada.

84:00 - Substituição no Benfica. Sai Samaris e entra Zivkovic.

83:00 - Hasebe vê o amarelo.

82:00 - Samaris vê o amarelo.

77:00 - Remate de Kostic por cima. O Benfica mete-se a jeito...

73:00 - Samaris atira por cima.

72:00 - GOLOOOOO DO EINTRACHT! Canto no lado direito e Gonçalo Paciência, mais alto do que toda a defesa encarnada, a cabecear para o fundo das redes da baliza de Vlachodimos.

72:00 - Canto para o alemães.

69:00 - QUASE O 5-1! Grande passe de João Félix, a isolar Seferovic, e o avançado suíço vê Trapp defender para canto.

66:00 - Substituição nos alemães. Sai Rebic e entra Gonçalo Paciência.

65:00 - Substituição no Benfica. Sai Corchia (lesionado) e entra Pizzi.

59:00 - Substituição no Eintracht. Sai Jovic e entra De Guzmán.

59:00 - Alteração no Benfica. Sai Rafa e entra Seferovic.

56:00 - Canto para os alemães.

54:00 - GOLOOOOOOOOOOO DO BENFICA! QUE NOITE DE JOÃO FÉLIX! Hattrick do menino de ouro da Luz! Jogada pelo lado esquerdo de Grimaldo e o camisola 79, de primeira, a corresponder ao cruzamento atrasado do lateral, aumentando para 4-1. Exibição fantástica do prodígio das águias!

52:00 - Canto para o Eintracht.

51:00 - Remate de Da Costa para as mãos de Vlachodimos.

50:00 - GOLOOOOOOOOOOO DO BENFICA! Canto de Grimaldo, João Félix ganha ao primeiro poste e Rúben Dias, de cabeça, aumenta a contagem para 3-1. Mais uma 'explosão' na Luz!

49:00 - Canto para o Benfica, que entra bem no segundo tempo. 

48:00 - Bola no poste de Rafa, mas o lance é anulado por fora-de-jogo.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45+2 - Golo anulado ao Eintracht por fora-de-jogo de Da Costa, que tapa a visibilidade a Vlachodimos.

45+1 - Livre perigoso para o Eintracht. 

44:00 - Remate de Rafa para defesa de Trapp. Canto para o Benfica.

43:00 - GOLOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA!!! Que 'tiro' monumental de João Félix! Jogada do jovem craque encarnado, a fugir à defesa alemã e a disparar um 'míssil' que só parou no fundo da baliza de Trapp. As águias estão novamente na frente.

40:00 - GOLOOOOO DO EINTRACHAT FRANKFURT! Perda de bola de Fejsa em zona proibida, Rebic entra na defensiva encarnada e serve Jovic, que só teve de encostar. Avançado cedido pelas águias 'gela' a Luz. 

39:00 - Canto para o Eintracht Frankfurt.

34:00 - Grimaldo tenta a sorte de meia distância, mas sai por cima da baliza de Trapp.

29:00 - Cabeceamento de Abraham por cima da baliza encarnada.  

26:00 - Rebic vê o cartão amarelo.

21:00 - GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! João Félix não treme e dá vantagem aos encarnados de grande penalidade.

19:00 - PENÁLTI PARA O BENFICA! N´Dicka empurra Gedson quando o internacional português estava isolado, depois de um passe fantástico de João Félix. Defesa dos alemães vê o cartão vermelho direto. 

15:00 - Aposta de Bruno Lage na dupla Rafa/João Félix já se faz notar. Os dois jogadores têm sido os grandes dinamizadores do ataque, com vários momentos de rutura a confundirem a defesa germânica.

10:00 - N'Dicka afasta o perigo da área germânica.

10:00 - Livre lateral para as águias.

08:00 - Eintracht a entrar como se esperava: pressionante, compacto, a não deixar o Benfica respirar. Muitas dificuldades para a equipa de Bruno Lage sair para o ataque.

04:00 - PERIGO! Erro impressionante de Jardel, a bola sobre para Jovic e vale Grimaldo a salvar o Benfica.

04:00 - Jovic vê o cartão amarelo por falta sobre Rafa.

03:00 - Primeiro canto do jogo e é para os alemães.

COMEÇOU A PARTIDA

ONZE DO EITRACHT FRANKFURT: Trapp, Hasebe, Abraham, Hinteregger, N'Dicka, Gelson Fernandes, Rode, Da Costa, Kostic, Rebic e Jovic.

ONZE DO BENFICA: Vlachodimos, Corchia, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Samaris, Gedson, Rafa, Cervi e João Félix.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório