Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Guerreiras' de alto nível derrubam (de novo) a Hungria em tarde de ouro

Três dias depois do triunfo por 2-1, Portugal voltou a bater a congénere húngara, desta vez por 4-1, num grande exibição em Alverca.

'Guerreiras' de alto nível derrubam (de novo) a Hungria em tarde de ouro
Notícias ao Minuto

17:58 - 09/04/19 por Notícias ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Dois testes passados com excelente nota! Três dias depois do triunfo por 2-1, Portugal voltou a bater a Hungria, em Alverca, desta vez com uma goleada, por 4-1, com uma exibição superior, recheada de qualidade, domínio e até... algum desperdício.

Com várias alterações em relação ao encontro de há três dias - só Rute Costa, Carole Costa, Dolores Silva e Diana Silva se mantiveram nas escolhas iniciais -, Francisco Neto voltou a apresentar uma equipa no sistema habitual, o 4x4x2 losango, com Andreia Norton no apoio a Diana Silva e Carolina Mendes, as duas jogadoras mais avançadas da formação lusa.

Curiosamente, seriam as grandes figuras da primeira parte. Portugal voltou a entrar melhor, a ter mais bola e a beneficiar da primeira grande ocasião de golo logo no primeiro minuto, altura em que Diana Silva, isolada, não acertou no alvo. Estava dado o mote para aquilo que seria um primeiro tempo de controlo absoluto do conjunto nacional.

Pouco depois, na sequência de um canto, Carole Costa ficou muito perto de inaugurar o marcador, após um primeiro toque de Carolina Mendes. Duas oportunidades desperdiçadas, mas à terceira... seria de vez. A defesa húngara desentendeu-se, Diana Silva ganhou o ressalto, ultrapassou a guarda-redes Anna Samu e, com a baliza deserta, deu vantagem às 'Guerreiras', fazendo 'explodir' de alegria o Municipal de Alverca, que uma vez mais voltou a receber uma notável moldura humana, que nunca se cansou de apoiar a equipa de todos nós.

A partir daqui, a Seleção Nacional manteve a toada, dominou os ritmos da partida e conseguiu deixar a Hungria longe da baliza de Rute Costa, que só era incomodada em lances de bola parada. Seria, de resto, desta forma, totalmente contra a corrente do jogo, que o empate surgiu. Num livre lateral cobrado do lado direito do ataque, a defesa lusa 'esqueceu-se' de Fanni Vágó e a camisola 10, de cabeça, restabeleceu a igualdade, 'gelando' todo um público entusiasmado com a exibição das comandadas de Francisco Neto.

Contudo, a reação não tardou. Já no último minuto da primeira parte, Carole Costa trabalhou bem no lado direito - que túnel à adversária! - e cruzou para o coração da área, onde surgiu Carolina Mendes a empurrar, de cabeça, a bola para o fundo das redes húngaras, recolocando Portugal na frente do marcador. Um golo mais do que merecido, quer pelas oportunidades criadas, quer pela excelente entrega que a avançada do Sporting demonstrou ao longo de todo o encontro.

Controlo, gestão e... 'machadada' final

Como seria de esperar, a Hungria voltou com outra disposição do intervalo e procurou o empate. À passagem dos 49' minutos, Rute Costa, com um grande 'voo', evitou o golo. Já com Jéssica Silva em campo - entrou a todo o gás e desequilibrou totalmente a defesa contrária -, Portugal ficou novamente muito perto do terceiro. A recém-entrada Cláudia Neto cobrou um livre descaído para o lado direito e Carole Costa, ao segundo poste, apareceu a desviar, mas deparou-se com a guarda-redes húngara, que voltou a brilhar.

Sempre em alta rotação, Jéssica Silva ia fazendo a 'cabeça em água' às húngaras e foi mesmo dos pés da extremo do Levante que surgiu o terceiro. Numa jogada rapidíssima pelo lado esquerdo, a camisola 20 ganhou a linha de fundo e cruzou atrasado para o interior da área, onde surgiu Vanessa Marques a encostar, somando assim o seu segundo jogo consecutivo a marcar.

Até ao final, Cláudia Neto ainda confirmou a goleada e ampliou o resultado para 4-1. Francisco Neto pode estar satisfeito com este estágio, onde as 'Guerreiras' venceram duas batalhas de forma clara.

Confira o direto da partida:

FINAL DA PARTIDA

90+6 - GOLOOOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! Cláudia Neto faz o 4-1 e confirma a goleada da equipa lusa. Grande vitória numa exibição de alto nível das 'Guerreiras'.

90+2: Canto para Portugal. 

90:00 - Vão jogar-se mais seis minutos.

90:00 - Substituição na Hungria. Dóra Pap entra para o lugar de Diána Csányi.

87:00 - Substituição na equipa lusa. Ágata Pimenta entra para o lugar de Joana Marchão.

83:00 - JÁ LÁ MORA!!!!! GOLOOOOOOOO DE PORTUGAL! Jogada fantástica de Jéssica Silva pelo lado esquerdo, a ganhar a linha de fundo e a cruzar atrasado para o interior da área, onde surgiu Vanessa Marques a encostar. Segundo jogo seguido a marcar para a médio do Sp. Braga. A vitória está cada vez mais perto.

76:00 - Substituição na Hungria. Entra a Loretta Nemeth para o lugar de Dóra Zeller.

71:00 - Canto para Portugal.

71:00 - QUASE O TERCEIRO! Livre de Claúdia Neto e Carole Costa, ao segundo poste, a ver a guarda-redes da Hungria fazer mais uma bela defesa.

71:00 - Jéssica Silva entrou a todo o gás e volta a desequilibrar. Livre perigoso para Portugal

69:00 - Canto para a Hungria.

67:00 - Mais uma dupla substituição na equipa portuguesa. Entram Laura Luís e Cláudia Neto para os lugares de Diana Silva e Andreia Norton.

63:00 - Remate de Tatiana Pinto ao lado.

62:00 - Canto para Portugal, após lance magistral de Jéssica Silva.

62:00 - Substituição na Hungria. Sai Petra Kocsán e entra Bernardett Zágor.

60:00 - Primeira intervenção de Jéssica Silva no encontro, mas o remate da avançada do Levante sai ao lado.

58:00 - Substituição na equipa portuguesa. Sai Carolina Mendes e entra Jéssica Silva.

57:00 - Anna Csiki vê  o amarelo.

55:00 - Canto para a Hungria.

53:00 - Carolina Mendes remata ao lado da baliza húngara.

50:00 - Novamente Rute Costa em evidência, desta vez a desviar um livre para canto. Está seguríssima a guardiã portuguesa!

50:00 - Ana Borges vê o amarelo.

49:00 - GRANDE DEFESA DE RUTE COSTA! Remate de meia distância e a guarda-redes do Sp. Braga, atenta, com um excelente 'voo', evitou o empate.

49:00 - Canto para a Hungria.

48:00 - Livre de Dolores Silva para as mãos da guarda-redes húngara.

47:00 - Remate de Vanessa Marques ao lado.

45:00 - Dupla substituição na equipa lusa. Saem na Leite e Rafaela Lopes e entram Ana Borges e Tatiana Pinto.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45:00 - GOLOOOOOOOOOO! Carolina Mendes recoloca a equipa lusa na frente, de cabeça, no coração da área, após uma bela jogada de insistência de Joana Marchão na esquerda. Portugal está de novo em vantagem!

44:00 - Anita Pinczi vê o cartão amarelo por falta sobre Andreia Norton. Livre lateral para Portugal.

41:00 - BALDE DE ÁGUA FRIA! A Hungria chega ao empate na sequência de um livre lateral mal defendido pela equipa das quinas. Fanni Vágó surge sozinha no interior da área e cabeceia para o golo. Está restabelecida a igualdade em Alverca, contra a corrente do jogo.

37:00 - QUE OPORTUNIDADE! Na melhor jogada coletiva da partida, Diana Silva combinou com Andreia Norton, que cruzou atrasado para o segundo poste, onde apareceu Dolores Silva, em esforço, a obrigar Anna Samu a uma enorme intervenção. Só dá Portugal!

32:00 - QUASE O SEGUNDO! Livre lateral, Carolina Mendes serve Diana Silva e a avançada do Sporting permite a defesa à guarda-redes húngara. 

30:00 - Livre de Fanni Vágó, mas a bola sai sem a direção desejada. Rute Costa tinha o lance controlado.

29:00 - Cabeceamento de Lilla Turányi ao lado da baliza lusa.

27:00 - Portugal continua a controlar o jogo, a ter mais bola e a manter a Hungria longe da baliza de Rute Costa, guarda-redes que é titular pelo segundo jogo seguido.

22:00 - Remate de meia distância de Joana Marchão para defesa segura da guarda-redes da Hungria.

18:00 - Livre para a Hungria, mas a defesa lusa tira a bola da zona perigosa.

13:00 - JÁ ESTÁÁÁÁ!!!!! GOLO DE PORTUGAL! Desentendimento da defesa húngara, Diana Silva aproveita o ressalto, fica na cara de Anna Samu e à segunda não falha. As 'Guerreiras' estão na frente, depois de duas ocasiões desperdiçadas!

09:00 - QUE OPORTUNIDADE! Carolina Mendes 'penteia' a bola no coração da área e Carole Costa, ao segundo poste, desvia para a baliza, mas a bola acaba cortada por uma defesa húngara.

09:00 - Primeiro canto do jogo e é para a formação lusa.

08:00 - Ao contrário do último sábado, Francisco Neto apresenta uma equipa no sistema habitual de 4x4x2 losango, com Andreia Norton no apoio a Diana Silva e Carolina Mendes.

07:00 - Portugal volta a entrar com mais bola, à semelhança do que aconteceu no último jogo, também aqui em Alverca.

02:00 - QUE PERDIDA! Diana Silva surge isolada, 'pica' a bola por cima da guardiã húngara, mas a bola sai ao lado. Primeira grande ocasião de golo.

01:00 - Livre lateral para a Hungria, mas a defesa lusa afasta o perigo.

COMEÇOU A PARTIDA!

Onde da Hungria: Anna Samu, Anita Pinczi, Viktoria Szabó, Bárbara Tóth, Boglárka Horti, Lilla Turányi, Petra Kocsán, Diána Csányi, Zsófia Rácz, Fanni Vágó e Dóra Zeller. 

Onze de Portugal: Rute Costa; Ana Leite, Diana Gomes, Carole Costa e Joana Marchão; Rafaela Lopes, Dolores Silva,Vanessa Marques e Andreia Norton; Diana Silva e Carolina Mendes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório