Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Lexus NX 300h: Sem dúvida, um dos SUV's mais confortáveis do mercado

Longe de ser uma novidade, o NX 300h continua a ser uma referência entre os SUV’s premium. Será que nos conquistou?

Notícias ao Minuto

09:45 - 12/04/19 por Notícias Ao Minuto

Auto Análise

É com o lema “A arte de se destacar” que a Lexus apresenta o NX 300h e é fácil de perceber porquê. Subjetividades à parte, porque gostos não se discutem, este é sem dúvida um automóvel com presença e que se destaca dos demais. Para irmos diretos ao assunto, diferenciar-se foi o grande objetivo da marca nipónica com este NX 300h Executive Plus. Não só pela sua imponente carroçaria ou pelo foco no detalhe no habitáculo, mas também no que à motorização diz respeito.

Com um motor de quatro cilindros de 2500 cc, que debita 155cv de potência e 210 Nm de binário, o Lexus NX 300h traz consigo também um motor elétrico no eixo dianteiro. Combinados fazem este SUV ter perto de 200cv, 197 para ser mais preciso. Apresenta-se com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

Mas o grande benefício do motor elétrico não são as perfomances – este não é de todo um automóvel pensado para uma condução agressiva – mas sim os consumos. A Lexus adianta que o NX 300h pode obter um consumo de 5l/100 km, mas não vamos mentir. Este SUV podia ter consumos muito mais elevados, mas o mínimo que antigimos foram 8l/100. Talvez se for meticuloso na condução possa chegar a uma média de 7l, algo que não prometemos… Contudo, antes de irmos mais a fundo na nossa experiência com este Lexus, vamos falar do primeiro contacto.

Exterior

Vamos quebrar o protocolo e discutir gostos? Vamos. Mal olhamos para o NX 300h percebemos a sua categoria ‘Premium’, as suas linhas musculadas, inovadoras e com um toque oriental. É um SUV virado para a Europa, mas que não descarta o design japonês.

O exterior chama a atenção, mas vamos ser sinceros. Na nossa opinião, olhamos para um Alfa Romeo Stelvio, um BMW X4 ou para um Volvo XC90, e o NX 300h está uns níveis abaixo na lista dos SUV’s mais bonitos do mercado. Não por não estar bem conseguido, mas porque os rivais elevaram e muito a fasquia. Se tivessemos, no entanto, que dar uma pontuação à sua linha exterior essa nota era um 8.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

As óticas traseiras de fino recorte, o para-choques traseiro, ou a grelha frontal são apontamentos muito bem conseguidos e que conjugam bem com as jantes de liga leve de 18" com pneus 225/60 R18. Do design exterior, estamos conversados, portanto passamos agora para o que de melhor tem este automóvel.

Interior

Sentamo-nos no NX 300h e a primeira palavra que nos vem à cabeça é conforto. A posição do condutor foi pensada ao detalhe pela Lexus e sentimo-nos de tal forma ‘abraçados’ pelo banco que só dá vontade de conduzir. É, provavelmente, um dos automóveis mais confortáveis do segmento. Espaçoso, utilitário para o dia-a-dia, ideal para um família numerosa. O conforto é mesmo o ex-líbris deste NX 300h.

Os materiais são de grande qualidade e agradáveis ao toque. Plásticos? Praticamente nada. Quanto ao design é também ele a puxar para o lado nipónico, moderno, mas com um toque clássico, como podemos ver pelo relógio mesmo no centro da consola central.

O painel de instrumentos é um misto entre o analógico e o digital e altera-se conforme o modo de condução escolhido pelo condutor (Eco, Normal ou Sport). Porém, nem tudo são rosas e há um ponto negativo sobre o qual não podemos assobiar para o lado. O sistema de infoentretenimento (de 10,3 polegadas), apesar de melhorado em relação ao modelo anterior, não é amigável com o condutor. Continuamos a achar que o ‘touchpad’ não é a melhor solução para poder utilizar este sistema com o automóvel em andamento. 

É verdade que temos à disposição vários ‘atalhos’ no volante, mas não é a mesma coisa. Sempre que iniciamos a marcha, acabamos por ficar limitados no que à utilização do sistema de infoentretenimento diz respeito.

Mas voltando a falar da habitabilidade não podemos esquecer o espaço na parte traseira, que é uma mais valia para este SUV. Ela foi construída e pensada para que três pessoas viajassem atrás sem qualquer problema de postura. Isso e os 555 litros de bagageira que o NX 300h oferece, tendo ainda a porta elétrica que dá sempre jeito.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Na estrada

Para colocar já os pontos nos i’s, vamos dizer que o melhor é não esperar grandes loucuras. Apesar dos 197 cv de potência combinados entre o motor de combustão e elétrico, o NX 300h pesa nada mais, nada menos, que 2000 kg.

Sim, dispõe de um modo desportivo, mas ele não irá servir o propósito dos condutores mais arrojados. E em abono da verdade também não era isso que esperávamos. Falemos antes do grande companheiro de viagens que é o Lexus NX 300h. Indicado para longos percursos ou para o dia-a-dia, este SUV ‘Premium’ não nos deixou de expectativas defraudadas ao final de cinco dias de ensaio.

Apesar de não ter uma suspensão adaptativa – traz uma McPherson, com molas em espiral à frente e de duplo braço triangular atrás - o conforto é sempre um ponto assente atrás do volante. A comunicação entre o condutor e a máquina flui com naturalidade e, como já referimos, podemos escolher entre os três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

Temos também a opção de conduzir em modo EV, que utiliza exclusivamente o motor híbrido de 105 kw. No entanto, este é bastante sensível ao pisar, como é natural nos veículos híbridos. O único ‘senão’ que encontrámos na experiência em estrada relaciona-se com a caixa E-CVT. Se por um lado oferece um extremo conforto num ritmo moderado, quando puxamos um pouco mais pelo motor, o ruído torna-se ensurdecedor devido à dificuldade que existe em desmultiplicar as rotações.

Considerações finais

Os SUV’s estão na moda, mas o Lexus NX 300h foi pensado ao detalhe e quis distanciar-se do dito SUV normal. Este é um modelo ‘Premium’ e notamos isso à distância. Até porque a Lexus ao invés de querer reiventar-se no diesel, traçou outro caminho (e bem, na nossa opinião).

É, sem dúvida, um automóvel que nos faz gostar de andar na estrada e, no fundo, esse deve ser sempre o propósito. Mas (há quase sempre um mas) a verdade é que poderia melhorar em certos pontos como o da caixa E-CVT e no controlo do sistema de infoentretenimento.

Ainda assim, nota muito positiva para a qualidade dos materiais, os consumos melhorados devido ao motor elétrico incorporado e à habitabilidade deste veículo. Difícil de melhorar vai ser o conforto do NX 300h Executive Plus, que já é tremendo.

Preço

Versão inicial: 55.821.26€

Versão ensaiada: Lexus NX 300h Executive Plus – 63.221.26€

Percorra a fotogaleria e fique com alguns extras que este modelo traz consigo!

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório