Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

As soluções de uma águia sem o 'sétimo intocável' de Lage

Gabriel lesionou-se em Alvalade e será baixa certa para a reta final da temporada.

As soluções de uma águia sem o 'sétimo intocável' de Lage
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/04/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A lesão de Gabriel fez esta quarta-feira soar os sinais de alarme na Luz. O médio brasileiro lesionou-se no duelo contra o Sporting (0-1), em Alvalade, logo aos 13 minutos de jogo, e não jogará mais esta temporada.

Perante a lesão do médio de 25 anos, Bruno Lage está obrigado a mexer na equipa e terá de fazer pelo menos uma alteração forçada na deslocação a Santa Maria da Feira. 

O médio brasileiro, contratado ao Leganés no passado verão, é uma das peças mais preponderantes no atual esquema tático de Bruno Lage. O jogador de 25 anos, refira-se, ganhou maior importância na Luz com a chegada do sucessor de Rui Vitória e é já o sétimo jogador mais utilizado na Era Lage.

O centrocampista soma, com Lage, 1390 minutos jogados, o que contrasta com o número de Grimaldo, o mais utilizado pelo treinador das águias, que contabiliza 1754 minutos, mas que raramente é poupado, até porque a única opção no plantel é Yuri Ribeiro, jogador que ainda não convenceu a Luz na totalidade.  

Dos 20 jogos de Bruno Lage enquanto técnico do Benfica, Gabriel falhou apenas dois. O primeiro, na estreia do técnico na equipa, diante do Rio Ave, por opção técnica, e um segundo, por acumulação de amarelos, diante do Belenenses SAD, onde cumpriu castigo  Além deste dado, Gabriel soma um golo apontado e uma assistência para outro, sendo que é na missão defensiva que se tem afirmado com a camisola encarnada. 

Soluções: de Gedson a... Taarabt 

Com Gabriel lesionado abre-se uma vaga no onze do Benfica. Em Alvalade, Bruno Lage recorreu à juventude de Gedson Fernandes, tirando o jovem jogador do banco de suplentes para tentar segurar o meio-campo. Teoricamente Gedson será o jogador com as características mais próximas daquilo que o técnico encarnado quer para aquele lugar. No entanto, não existe a garantia de que o médio português agarre o lugar de titular em Santa Maria da Feira. 

Nestas contas podem ainda entrar os nomes de Krovinovic ou Adel Taarabt. Os dois jogadores têm sido pontualmente opção e poderão, por isso, ser opção, ainda que seja pouco provável a inclusão do marroquino no onze titular. Não menos improvável seria a deslocação de Pizzi para a zona mais recuada do terreno, de forma a fazer par com Fejsa ou Samaris, sendo que, neste cenário, as alterações ocorreriam um pouco mais à frente no terreno. 

A dúvida será desfeita apenas na tarde de domingo e Bruno Lage, recorde-se, já afirmou - e também provou - que conta com todos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório