Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

'Bomba' do suspeito do costume abate Benfica e coloca Sporting na final

Bruno Fernandes assinou o único golo no dérbi desta quarta-feira e mudou a história desta eliminatória. O Sporting regressa assim ao Jamor depois de na temporada anterior ter perdido na final com o Aves.

'Bomba' do suspeito do costume abate Benfica e coloca Sporting na final

O Sporting está na final da Taça de Portugal. Os leões receberam e venceram, esta quarta-feira, o rival Benfica (1-0) dando assim a volta à eliminatória ao mesmo tempo que garantiram um lugar no Jamor que será disputada com o FC Porto.

Um golo de Bruno Fernandes, aos 75 minutos, mudou o rumo de uma eliminatória que antes do jogo desta noite era favorável ao Benfica. 

Bruno Fernandes é mesmo o jogador decisivo desta eliminatória, uma vez que para além do golo em Alvalade também marcou no Estádio da Luz. 

Filme do jogo 

Jogo de alta intensidade em Alvalade com o Sporting a entrar mais pressionante. Os leões tinham de correr atrás da eliminatória e tentaram pressionar o rival Benfica a partir do primeiro momento de construção. Aos 13 minutos azar no jogo para Gabriel e para o Benfica. O médio brasileiro acertou em Raphinha e ficou desde logo muito queixoso do joelho esquerdo.

Bruno Lage foi obrigado a mexer e lançou Gedson Fernandes para dentro de campo. O relógio andou e o jogo equilibrou-se. As águias perceberam o posicionamento dos leões e tentavam explorar a velocidade de Rafa e a imprevisibilidade de João Félix.

Foi dos pés do jovem avançado português que nasceram as melhores oportunidades dos encarnados. Na primeira não deu o melhor seguimento à jogada e na segunda serviu quase na perfeição o companheiro Seferovic. No entanto, Borja evitou que o suíço conseguisse finalizar.

Do lado do Sporting, Bruno Fernandes era o maestro do conjunto de Keizer, mas foi Luiz Phellype a protagonizar o remate mais perigoso. Aos 29 minutos, o avançado brasileiro que tinha bisado em Chaves disparou uma bomba que por muito pouco não bateu Svilar. 

Apesar das oportunidades criadas, o nulo manteve-se intacto até ao intervalo. 

Na segunda parte, a toada do jogo manteve-se igual, mas Bruno Fernandes não perdeu tempo em assustar Svilar. Primeiro na cobrança de um livre que apenas a trave impediu de ser golo. À segunda, o capitão do Sporting fez mesmo o golo. Decorria o minuto 75 quando o talentoso médio português aproveitou um erro de Grimaldo para desferir um remate absolutamente estrondoso que deixou Svilar sem reação. 

Bruno Lage ainda tentou reagir e chegar ao empate, lançando Adel Taarabt para o jogo. No entanto, o tempo não estava do lado das águias e o Sporting segurou o resultado (e o lugar na final) até ao final dos 90 minutos.

Momento do jogo: Os grandes jogos resolvem-se com a inspiração dos grandes jogadores. Bruno Fernandes é a maior figura do Sporting e o Benfica estava avisado daquilo que o português era capaz de fazer. Ainda assim, as águias não conseguiram evitar a 'bomba' que mudou a eliminatória e que colocou o Sporting novamente no Jamor. 

Direto 

90'+4- Final da partida! O Sporting vence e está na final da Taça de Portugal! 

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos na partida. 

88'- Última alteração no Sporting. Sai Wendel, entra Doumbia. 

87'- Jonas arrisca o remate, mas sai enrolado e sem perigo. 

83'- Seferovic!! Ao lado!! Que perigo! 

82'- Lage arrisca tudo. Entra Taarabt para o lugar de Fejsa. 

81'- Cartão amarelo para Raphinha. O avançado do Sporting derrubou Rafa. 

75'- GOOOLLLOOOO!! Que bomba de Bruno Fernandes!! Que grande remate do médio do Sporting que, assim, dá a volta à eliminatória! Se o jogo terminar assim, é o Sporting quem passa à final da Taça de Portugal. 

74'- Segunda alteração no Benfica. Entra Diaby, sai Borja. 

72'- Remate de Gudelj embate em Rúben Dias. O Sporting pede grande penalidade, Hugo Miguel manda jogar. 

70'- Primeira alteração no Sporting. Ilori rende Bruno Gaspar. 

70'- Que falhanço de Jonas! O avançado brasileiro tinha tudo para fazer o golo, mas atirou.... para a bancada! Que perdida! 

66'- Corte providencial de Rúben Dias! Passe venenoso de Raphinha para Bruno Fernandes, mas apareceu primeiro o defesa das águias. 

64'- Segunda alteração no Benfica. Sai João Félix, entra Jonas. 

63'- Cartão amarelo para Rafa. O jogador do Benfica vinha a todo o gás, mas Gudelj cortou o lance e acabou por ser derrubado. 

Jonas prepara-se para entrar na partida... 

59'- Cartão amarelo para Luiz Phellype. Hugo Miguel entende que o avançado brasileiro derrubou Svilar. 

58'- Afasta Svilar! Canto venenoso de Bruno Fernandes mas o guardião do Benfica não se deixa enganar. 

54'- Cartão amarelo para Bruno Gaspar. O lateral do Sporting travou a investida de Rafa. 

50'- Ao ferro! Bruno Fernandes acerta em cheio na trave e deixa a baliza de Svilar a abanar! Que perigo! Veja aqui o lance.

48'- Falta de Pizzi sobre Bruno Fernandes. Livre muito perigoso a favor do Sporting. 

47'- Seferovic! Que desperdício!! Grande passe de Pizzi, mas o suíço, na cara de Renan, atira ao lado. 

46'- Rola a bola novamente em Alvalade! Já se joga a segunda parte do Sporting-Benfica. 

INTERVALO 

45'+1- Intervalo em Alvalade. Hugo Miguel deu apenas um minuto de desconto. 

45'- Cartão amarelo para Gudelj por falta sobre Fejsa. 

43'- Cartão amarelo para João Félix por falta sobre Bruno Fernandes. 

42'- Que perigo! Belo cruzamento de João Félix, mas Borja corta a bola e evita a finalização de Seferovic. 

37'- Fejsa!! Ao lado!! Jogada de grande perigo, mas a bola acaba para sair ao lado da baliza de Renan. Ainda assim é canto a favor do Benfica. 

29'- Luiz Phellype! Que perigo! Grande remate do avançado brasileiro, mas Svilar cede o canto. 

24'- Gedson arrisca o remate e este sai.... diretamente para as bancadas. 

23'- Falta de Bruno Gaspar sobre Grimaldo. Hugo Miguel avisa o jogador do Sporting que não tolera mais faltas. 

17'- Alteração consumada. Sai Gabriel, entra Gedson. 

16'- João Félix! Grande contra ataque do Benfica, com Rafa a conduzir a bola a alta velocidade e a passar para Seferovic. O avançado suíço fez um grande passe para João Félix que, no entanto, não deu o melhor seguimento à jogada. 

13'- Gabriel está deitado no relvado com queixas físicas. Gedson já está a aquecer. O brasileiro vai mesmo sair pois está muito queixoso do joelho esquerdo. 

12'- Oportunidade clara desperdiçada por Raphinha! Bruno Fernandes fica a pedir satisfações ao companheiro de equipa... 

9'- Wendel atira por cima! Remate perigoso do médio brasileiro. 

O Sporting entrou mais pressionante nos minutos iniciais e está a criar dificuldades ao Benfica. 

5'- Bruno Gaspar atira com perigo, mas a bola sai ao lado! 

3'- Afasta Svilar! Cruzamento perigoso de Bruno Fernandes, mas o guardião das águias afastou para fora. Na sequência, Seferovic derrubou Bruno Gaspar e há novo livre a favor dos leões. 

1'- Falta de Pizzi sobre Acuña. Livre batido, mas a bola sai sem criar perigo na baliza à guarda de Svilar. 

0'- Rola a bola em Alvalade! Já se joga o dérbi eterno! 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

20h45: Os jogadores das duas equipas já estão no relvado. Grande ambiente em Alvalade! O dérbi eterno está quase a começar. 

ONZE DO SPORTING: Renan, Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Borja; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes; Acuña, Raphinha e Luiz Phellype.

ONZE DO BENFICA: Svilar; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Gabriel, Pizzi e Rafa; João Félix e Seferovic.

Pré-jogo

19h35: As duas equipas já estão em Alvalade. Aguardam-se, por agora, as escolhas iniciais de Marcel Keizer e Bruno Lage. 

18h56: O autocarro do Benfica também já deixou o Seixal e segue agora viagem até Alvalade. 

18h45: A duas horas do apito inicial, o autocarro com a comitiva do Sporting já deixou a Academia de Alchochete para se deslocar até ao Estádio de Alvalade. 

A Taça de Portugal já conhece um finalista, o FC Porto, e esta quarta-feira irá conhecer o outro. Sporting e Benfica prometem protagonizar um dérbi escaldante na luta por um lugar na final do Jamor. As águias partem em vantagem na eliminatória, devido ao resultado da 1.ª mão (2-1), mas o golo fora dos leões deixa tudo em aberto. 

Hugo Miguel é o árbitro nomeado para ajuizar o encontro que se disputa em Alvalade e cujo apito inicial está agendado para as 20h45. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, tudo sobre este dérbi de velhos rivais no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório