Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto subiu ao céu de grande penalidade às custas do ‘diabo’ Claudemir

Dragões derrotaram o Sp. Braga, por 3-2, num duelo relativo à 27.ª jornada da Liga portuguesa.

FC Porto subiu ao céu de grande penalidade às custas do ‘diabo’ Claudemir

Os minhotos entraram a ‘matar’ no início de cada parte. Na primeira, Wilson Eduardo, aos quatro minutos, deu vantagem ao Sp. Braga (1-0). Na etapa complementar, bastou um minuto e meio para Claudemir fazer o 2-1. Pelo meio houve o golo de Soares, a restabelecer a igualdade.

Claudemir foi herói, mas também um enorme vilão. Em dez minutos duas grandes penalidades para os pupilos de Sérgio Conceição. Na primeira, Claudemir deixou cair Militão, na segunda Fernando Andrade. Jorge Sousa foi peremptório na marcação dos dois castigos máximos. Alex Telles concretizou o primeiro, lesionando-se na sequência dos festejos, e Soares operou a reviravolta aos 79’.

Com este triunfo, o FC Porto sobe à liderança do campeonato, com 66 pontos, mais três do que o Benfica, que defronta esta noite o Tondela, já o Sp. Braga (58) pode cair para quarto, na eventualidade de o Sporting derrotar (55) o Chaves.

Minhotos entraram com 'fogo' nas botas...

O Sp. Braga precisou apenas de uma jogada com ‘cabeça, tronco e membros’ para chegar ao golo que lhe deu vantagem no marcador. Até ao minuto quatro, os pupilos de Abel Ferreira tinham apenas um passe certo, e só no minuto do golo construíram três passes certos, e… voilà! Claudemir construiu superiormente a jogada pela ala esquerda, servindo Wilson Eduardo ao segundo poste, para o seu nono golo no campeonato. Casillas ficou entre as ‘15h e as 16h’ e podia ter abordado o lance de uma outra maneira.

Os dragões tomaram rapidamente as rédeas do encontro, e com ataques continuados montaram o ‘cerco’ às imediações da grande área de Tiago Sá, mas o guardião local não sofreu grandes incómodos até surgir o minuto 26: canto batido por Corona ao primeiro poste, onde Felipe desvia para o segundo, aí, no limite do fora-de-jogo, surgiu Soares a mergulhar e cabecear para o golo do empate. Aos 39 minutos, Alex Telles ainda teve a oportunidade de operar a reviravolta, mas o guarda-redes português evitou males maiores com uma enorme defesa.

Todavia, o Sp. Braga acabou por se queimar com excesso de fogo

À semelhança da segunda parte, a etapa complementar começou com um Sp. Braga ligado à ‘quinta mudança’ e bastaram 90 segundos para Dyego Sousa transformar a defesa do FC Porto em ‘água’. O internacional português serviu Claudemir que na cara de Casillas não perdoou.

Conhece o livro dos ‘Anjos e Demónios’ do Dan Brown? Certamente, Claudemir já o leu e interpretou tão bem o título que decidiu coloca-lo em prática. Dez minutos bastaram, para despir a pele de ‘anjo’ e encarnar na de diabo. Duas faltas evidentes, cometidas sobre Éder Militão e Fernando Andrade, aos 67’ e 77’, colocaram o FC Porto em condições, de na marca dos 11 metros, operar a reviravolta. Alex Telles e Soares não falharam nas respetivas conversões, mas fica a nota para a saída por lesão do internacional brasileiro, na sequência dos festejos.

Até ao fim, o encontro ficou ainda pautado pela expulsão de Abel, por protestos contra Jorge Sousa, e um ‘bate-boca’ mais quente entre Sérgio Conceição e um adepto presente nas bancadas.

RELATO DO JOGO

90+7' - TERMINA O JOGO!

90' - Sete minutos de compensação!

89' - Amarelo para Felipe. Falha o duelo com o Boavista.

87' - Militão corta iniciativa perigosa de Xadas e lesiona-se.

79' - GOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! Frieza de Soares na marcação da grande penalidade! Dragões operam a reviravolta no encontro. 

77' - Penálti para o FC Porto!

73' - Jorge Sousa expulsa Abel Ferreira, após fortes protestos do treinador do Sp. Braga ao árbitro da partida.

72' - Substituição no FC Porto: Fernando Andrade rende Alex Telles.

69' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA ALEX TELLES! Mas atenção.... o lateral esquerdo lesiona-se na sequência do lance! Alex Telles escorregou durante a cobrança do penálti e ficou muito queixoso. Lateral está a ser assistido fora do relvado.

67' - PENÁLTI PARA O FC PORTO! Claudemir derruba Militão, que fazia movimento de rotação na área.

60' - ENORME DEFESA DE TIAGO SÁ! MONUMENTAL! Remate de Alex Telles, que apareceu desviado na esquerda da grande área anfitriã, e o guardião português a responder com uma palmada fenomenal!

59' - CASILLAS NEGA O TERCEIRO! Rápido contra-ataque do Braga e Murilo vê Esgaio a entrar desde trás e coloca-lhe a bola, mas faltou pé esquerdo ao médio. Na sequência da jogada, Dyego Sousa atirou à figura de Casillas, que rubrica uma bela defesa.

57' - Substituição no FC Porto: Manafá rende Pepe, o que desvia Militão para o centro da defesa.

Confira aqui o segundo golo do Sp. Braga

47'- GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SP. BRAGA! MARCA MURILO! Nova entrada a matar dos arcebispos! Erro defensivo entre Felipe e Pepe, a bola é recuperada por Dyego Sousa, que serve Murilo e este, na cara de Casillas, fuzilou as redes azuis e brancas. Casillas, à semelhança do primeiro golo, voltou a hesitar e a não saber como abordar o lance.

46' - Começou a segunda parte. Entrou Brahimi para o lugar de Otávio.

45' + 1 - Intervalo na Pedreira, com um empate (1-1) no marcador. Marcou Wilson Eduardo para o Sp. Braga e Soares para o FC Porto.

45' - Um minuto de compensação!

41' - Remate de Marega, após uma bela construção pela ala direita do FC Porto, e o maliano a chutar ao lado do poste direito da baliza de Tiago Sá!

40' - Livre cobrado por Alex Telles fora da área, e Tiago Sá responde com uma enorme defesa!

Confira o golo do empate dos dragões.

- O golo dos dragões visto das bancadas.

26' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA SOARES! Canto batido por Corona ao primeiro poste, onde Felipe, decisivo para o golo, desvia para o segundo poste. No limite do fora de jogo surgiu Soares a mergulhar, para cabecear para o golo do empate!

22' - Danilo remata à meia-volta, bastante por cima.

17'- FC Porto assume as rédeas do encontro, sobe as suas linhas até ao meio-campo do Sp. Braga, perturbando a saída de jogo dos arsenalistas, mas ainda não fez 'cócegas' ao guarda-redes Tiago Sá.

15' - Jogo interrompido na Pedreira, para o guarda-redes Tiago Sá ser assistido. 

13' - Cruzamento de Éder Militão, com Soares, na pequena área, a rematar por cima.

Confira o golo que deu vantagem ao Sp. Braga

7' - Cartão amarelo para Pepe, por falta sobre Dyego Sousa!

4' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SP. BRAGA! MARCA WILSON EDUARDO! Aonde estava Iker Casillas? Aonde estava Casillas? Claudemir desenhou uma jogada perfeita pela ala esquerda, serviu ao segundo poste Wilson Eduardo e este atirou para o 9.º golo do campeonato! Golo de fácil resolução, mas o guardião espanhol ajudou à festa!

1' - Rola a bola na Pedreira!

- Pinto da Costa e António Salvador lado a lado na bancada presidencial.

- Equipas no relvado, e relógio na 'gaveta'. Mais uma vez a partida não vai começar à hora agendada.

-  As duas equipas preparam-se para entrar no terreno de jogo, situando-se neste momento no túnel de acesso ao relvado.

- O encontro vai ser apitado por Jorge Sousa, juiz da AF Porto.

Onze do Sp. Braga: Tiago Sá; Goiano, Bruno Viana, Claudemir, Sequeira; Palhinha, Esgaio, Pablo; Wilson Eduardo, Murilo e Dyego Sousa.

Onze do FC Porto: Casillas; Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Herrera, Otávio; Corona, Soares e Marega.

Suplentes do Sp. Braga: Marafona; Ryller; Xadas; João Novais; Paulinho; ; R. Horta; Trincão

Suplentes do FC Porto: Vaná, Maxi Pereira, Wilson Manafá, Óliver, Brahimi, Adrián López e Fernando Andrade.

Antevisão: No espaço de quatro dias, Sp. Braga e FC Porto vão defrontar-se por duas ocasiões, na Pedreira, todavia para situações bem distintas. Neste sábado, o duelo entre emblemas nortenhos diz respeito às contas do campeonato, já terça-feira os dois conjuntos vão opor-se para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal (os azuis e brancos entram em vantagem, após o 3-0 trazido do Dragão).

Os pupilos de Abel Ferreira entram em campo na terceira posição, com 58 pontos, menos cinco do que o seu próximo rival, que parte para esta ronda em igualdade pontual com o outro co-líder, o Benfica.

Nos últimos 14 encontros, o emblema da cidade dos arcebispos só por uma ocasião derrotou o FC Porto no tempo regulamentar, sendo que na primeira volta do campeonato os dragões derrotaram o Sp. Braga, por 1-0, com um golo de Soares, aos 88 minutos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório