Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

"Bruno Lage será a maior felicidade de Caio Lucas"

Pedro Brandão Correia, comentador desportivo nos Emirados Árabes, conhece bem aquilo que Caio Lucas pode trazer ao Benfica.

"Bruno Lage será a maior felicidade de Caio Lucas"
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/03/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Caio Lucas é um dos reforços já garantidos pelo Benfica para a próxima temporada. O avançado brasileiro de 24 anos prepara-se assim para ingressar no futebol europeu, depois de somar passagens pelo Japão e mais recentemente pelos Emirados Árabes Unidos. Apontado como reforço sonante dos encarnados, quem o conhece não tem dúvidas sobre a qualidade de Caio.

Pedro Brandão Correia, que está há cinco anos a trabalhar nos Emirados Árabes Unidos, é comentador habitual nos canais de desporto da televisão de Abu Dhabi e traçou, a convite do Desporto ao Minuto, o perfil do goleador brasileiro ao serviço do Al Ain. 

"O Caio Lucas joga num sistema tático ligeiramente diferente daquele que agora é utilizado pelo Benfica. Ele aqui joga num 4x3x3 e joga aberto descaído para o lado esquerdo, mesmo que não sendo um extremo puro. Considero que ele tem alguma versatilidade. Joga do lado esquerdo mas é destro, gosta mais de vir para dentro e de combinar ou finalizar. Nesse sentido é mais parecido com o Rafa. Para além disso, pode jogar como segundo avançado e também sobre a direita", começou por dizer, em declarações ao nosso site, prosseguindo. 

"Ele terá alguma característica do Rafa, mesmo não sendo tão rápido. É um jogador com algum drible. Em comparação com Rafa, será um jogador com mais presença na área, vai aparecer mais vezes na grande área. Ocupará, em teoria, a posição de Rafa e, por isso mesmo, tem algumas semelhanças. É um jogador que tenta rematar de longe", sublinhou. 

Apesar de encontrar várias qualidades no avançado brasileiro, Pedro Brandão Correia alerta para o período de adaptação ao futebol português que Caio terá de enfrentar. 

"A questão da adaptação, para mim, é a pergunta para um milhão de dólares. Ele aqui joga num contexto completamente diferente. Ou seja, ele aqui joga numa equipa poderosa, tal como o Benfica é em Portugal, mas joga contra defesas muito, mas mesmo muito, mais frágeis do que existem em Portugal. Ainda assim, no Mundial de Clubes ele jogou contra equipas como o Real Madrid e esteve bem. Até foi considerado o melhor jogador da prova, se não estou em erro. É um jogador com nome aqui na Ásia. A adaptação a Portugal tem a ver com a questão ofensiva, mas também com a questão tática. Obviamente, terá de ser mais solidário a defender do que é aqui. Não é um jogador muito intenso no capitulo defensivo, mas também é fruto do tipo de futebol que aqui se pratica. O jogo aqui parte-se muito. Eu não tenho visto defender muito, embora seja um jogador muito disponível. Estou curioso nesse sentido. Vamos ver se ele se vai superar e melhorar para ser um jogador melhor ou se vai sucumbir à pressão e à exigência. É uma questão que eu não sei responder", explicou. 

No entanto, o facto de Bruno Lage já ter passado pelos Emirados Árabes Unidos poderá ser uma grande vantagem para Caio Lucas. 

"Para mim, essa será a maior felicidade do Caio. Acho que ele assinou pelo Benfica ainda antes de Bruno Lage ter sido promovido a treinador da equipa principal e acho que o facto de ter passado por aqui e de conhecer relativamente o futebol nos Emirados será uma excelente ajuda para o Caio e um excelente fator de adaptação. O Bruno entende as exigências técnicas que há aqui. Pelo trabalho que ele [Bruno Lage] fez aqui, tenho a certeza que percebeu o contexto em que estava. Não tenho dúvidas de que será muito benéfico para o Caio e será bom para as duas partes", concluiu Pedro Brandão Correia. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório