Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Quer comprar um elétrico? Tenha atenção a estes três pontos

O futuro está ai e as marcas estão cada vez mais a apostar na eletrificação dos seus veículos. Mas há alguns pontos que não podemos descurar se queremos adquirir um automóvel movido a eletricidade.

Quer comprar um elétrico? Tenha atenção a estes três pontos
Notícias ao Minuto

09:30 - 19/03/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Dicas

Os motores de combustão ainda não são coisa do passada. No entanto, os automóveis elétricos estão a multiplicar-se e são cada vez mais uma aposta das várias marcas. Híbridos ou totalmente elétricos são cada vez mais vistos nas ruas de Portugal e são uma alternativa à gasolina e ao gasóleo.

Se está a pensar adquirir um veículo totalmente elétrico é bom ficar a par de certo problemas com os quais poderá vir a deparar-se. O site Automais elaborou um artigo que alerta para várias condicionantes que a aquisição de um elétrico pode ter. E todos eles estão relacionados com o… carregamento.

Zonas de carregamento fora de Lisboa e Porto

Nas grandes cidades existem vários postos de carregamento para veículos elétricos. Porém, se pretender viajar, pode deparar-se com poucos postos. E os poucos existentes podem estar ocupados ou até mesmo desativados ou avariados.

Já viu o que é chegar a um posto e ele não funcionar? Ou numa melhor perspetiva, estar ocupado? Tem de esperar que o veículo de outra pessoa carregue primeiro e só depois poderá carregar o seu. Isto traduz-se, certamente, em várias horas de espera. O que nos leva para outro problema.

Tempo de carregamento

Num posto de carregamento público com uma potência de 15 Amp, o Automais dá o exemplo de carregar um Smart Fortwo eletric drive, que demora cerca de 3 horas e meia a carregar 80% da autonomia. Já carregar um Nissan Leaf, que tem uma bateria de 40 kWh com autonomia para 240 km, demora a carregar 50% da bateria numa tomada de 12Amp perto de cinco horas.

E isto tendo em conta que a maioria das tomadas na rede pública são de 15 Amp não é um bom presságio. Com os postos de carregamento rápido isto não é problema, mas para já existem apenas 60 postos destes em todo o país. Neste sentido existem boas notícias: Até final de 2019 são esperados mais 100 postos de carregamento rápido em Portugal.

A própria casa do proprietário

Todos os automóveis elétricos podem ser carregados numa tomada doméstica. Ainda assim, este é um processo que demora longas horas e o melhor é ter uma wall box. Se tiver uma garagem, está tudo bem. Mas se viver num prédio, tudo fica mais complicado. Se não houver nenhum posto de carregamento público perto de sua casa, só lhe restam as tomadas domésticas. E isto remete-nos para um outro ponto. Se morar num terceiro ou quarto andar, mesmo que deixe o seu automóvel elétrico perto do prédio, não vai conseguir utilizar uma extensão se morar num terceiro ou quarto andar, certo?

Os veículos elétricos fazem parte do presente e do futuro próximo, mas a verdade é que Portugal ainda se está a adaptar a tudo isto. O automóvel totalmente elétrico pode ser uma vantagem no seu dia-a-dia, mas é sempre bom estar ciente das contrapartidas que, atualmente, a aquisição de um modelo destes pode ter.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório