Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Vitória categórica sobre o Dínamo só pecou... pelo tempo

Golo de Jonas empatou a eliminatória e levou o encontro para prolongamento. Ferro e Grimaldo marcaram no tempo extra e carimbaram a passagem das águias à próxima fase da prova.

Vitória categórica sobre o Dínamo só pecou... pelo tempo
Notícias ao Minuto

07:20 - 15/03/19 por Ruben Valente

Desporto Análise

O jogo frente ao Dínamo Zagreb, na Luz, esteve longe de ser fácil para o Benfica. Muita vontade em marcar só se materializou tarde para a equipa das águias. Jonas marcou aos 71 minutos e levou o encontro para prolongamento. A formação encarnada não conseguiu evitar o tempo extra e foi lá que resolveu a partida com dois golaços de Ferro e de Grimaldo. 3-0 foi o resultado final e que carimbou a passagem da formação orientada por Bruno Lage aos quartos de final da Liga Europa.

Uma aposta errada… rapidamente emendada

O treinador do Benfica surpreendeu no onze inicial apresentado esta quinta-feira. Yuri Ribeiro, Fejsa, Zivkovic e Jota foram lançados, mas a equipa acusou as mudanças. Sem uma referência na frente de ataque, foi complicado para o Benfica criar oportunidades.

A aposta na velocidade foi constante, mas nem Rafa, nem Zivkovic, nem Jota conseguiram criar dores de cabeça à defensiva croata nos primeiros 45 minutos. Bruno Lage sentiu que a equipa precisava de mudanças e não foi teimoso. Reconheceu que a sua estratégia inicial não havia funcionado e ao intervalo deixou Yuri Ribeiro e Zivkovic no balneário. Entraram Jonas e Grimaldo, dois jogadores que viriam a ser protagonistas neste filme que foi uma verdadeira ‘longa metragem’.

Jonas, o ‘pistolas’ que continua de arma carregada

Não há margem para dúvidas. O ataque do Benfica ganhou outra vida com o camisola 10 em campo. Tornou-se a referência na frente e fez aquilo que os encarnados tiveram grandes dificuldades em fazer durante os primeiros 45 minutos: rematar à baliza.

Jonas mudou para melhor o jogo do Benfica e aos 71 minutos foi premiado com o golo que se revelou fundamental nas aspirações da equipa da Luz. O brasileiro marcou o tento que empatou a eliminatória e aos 86 minutos de jogo já era o futebolista com mais remates em relação aos restantes jogos desta eliminatória da Liga Europa. Registou 7 remates.

Porém na 1.ª mão dos quartos de final é melhor que Bruno Lage pense noutra solução. É que o ‘pistolas’, que tem provado que continua aí para as curvas aos 34 anos, viu o segundo amarelo na eliminatória e está assim arredado do próximo jogo.

Depois dos erros, decidiram as obras de arte

E se no encontro último encontro do Benfica com o Belenenses SAD dois erros decidiram o jogo, esta quinta-feira foram dois autênticos golaços a revelarem-se fundamentais no desfecho da partida.

Aos 94 minutos, Ferro puxou do pé direito atrás e disferiu uma verdadeira ‘bomba’ à entrada da área sem hipóteses para Livakovic. A eliminatória já estava nas mãos do Benfica, mas Grimaldo quis dar ainda mais segurança e fez o terceiro da noite. Um remate com um efeito descendente incrível deixou o guardião do Dínamo pregado ao chão. É caso para dizer que a genialidade, por vezes, também resolve.

120 minutos e jogo no domingo

Apesar das dificuldades, maioritariamente sentidas na 1ª parte, o Benfica derrotou o Dínamo Zagreb de forma categórica. No entanto, só o conseguiu fazer em… 120 minutos. Algo complicado de gerir face ao jogo daqui a três dias.

No próximo domingo, às 17h30, em Moreira de Cónegos, os pupilos de Bruno Lage defrontam o Moreirense na 26.ª jornada da I Liga e o técnico dos encarnados terá de fazer a gestão dos seus jogadores com pinças. Afinal de contas, o grande objetivo do Benfica é a conquista do campeonato, onde faltam nove jogos. E as águias ainda estão em três frentes...

Benfica vs. Dínamo Zagreb
65% Posse de bola 35%
19 Remates 7
11 Remates à baliza 3
8 Cantos 4
13 Faltas 22
4/0 Cartões amarelos/vermelhos 5/1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório