Depois do anúncio do Real Madrid, o FC Porto também confirmou a transferência de Éder Militão. Os azuis e brancos revelaram ainda que o acordo com os merengues foi conseguido por 50 milhões de euros, valor estabelecido na sua cláusula de rescisão.
"A Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD (...) vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Real Madrid para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Eder Militão pelo valor da cláusula de rescisão de 50.000.000 Euro (cinquenta milhões de euros), com efeitos no final da época", pode ler-se no comunicado enviado pelos dragões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O central brasileiro, de 21 anos, assinou um contrato válido para as próximas seis temporadas com os blancos, ou seja até junho de 2025.
Militão protagoniza assim a segunda maior transferência de sempre do futebol português, apenas superado por Hulk, que em 2012 deixou o FC Porto para rumar aos russos do Zenit a troco de 60 milhões de euros.