Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Estala a polémica: Revelados pagamentos multimilionários do Qatar à FIFA

Al Jazeera e beIN Media Group terão pago 880 milhões de dólares pelos direitos televisivos da prova.

Estala a polémica: Revelados pagamentos multimilionários do Qatar à FIFA
Notícias ao Minuto

07:32 - 10/03/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Mundial 2022

O jornal britânico The Times publica, este domingo, uma investigação que promete abalar o mundo do futebol, e que dá conta de novas alegadas irregularidades na atribuição do Campeonato do Mundo de 2022 ao Qatar por parte da FIFA.

De acordo com os documentos trazidos a público pela publicação, o organismo que rege o futebol mundial terá recebido um total de 880 milhões de dólares referentes à exploração dos direitos televisivos da prova.

O primeiro contrato, com a estação televisiva Al Jazeera – que pertence ao Estado do Qatar – no valor de 400 milhões de dólares, terá sido assinado apenas 21 dias antes de ter sido decidido o local onde se iria disputar a competição.

O documento contém uma cláusula que estipulava que, desses, 100 milhões de dólares apenas seriam depositados nas contas da FIFA se o país fosse eleito anfitrião, o que pode representar um conflito de interesses.

O segundo contrato, com a beIN Media Group – que se encontra sob a alçada da Al-Jazeera – no valor de 480 milhões de dólares – seria assinado três anos depois, “pouco antes de a FIFA encurtar a longa investigação a alegada corrupção no processo de candidatura”.

“Especialistas dizem que seria difícil justificar a quantia paga pela emissora qatari pelos direitos televisivos estritamente em termos comerciais. Estima-se que seja cinco vezes superior às verbas pagas por acordos do tipo na região”, pode ler-se.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório