Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Herrera arromba portas da história antes do 'adeus'

Internacional mexicano é, atualmente, o sexto jogador estrangeiro da história do FC Porto com mais partidas pela equipa principal. À frente está Fernando, com apenas mais duas.

Herrera arromba portas da história antes do 'adeus'
Notícias ao Minuto

08:13 - 09/03/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto FC Porto

Já lá vão quase seis anos desde que o FC Porto abriu os cordões à bolsa e pagou, ao Pachuca, cerca de 18 milhões de euros pelo passe de Héctor Herrera, um então jovem médio promissor, que, no ano anterior, havia sido eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon.

O elevado valor – à data, o segundo maior que o clube alguma vez havia pago por um jogador – fazia crescer a atenção em torno de El Zorro. Atenções que se transformaram em dúvidas quando este se viu remetido, ao longo dos primeiros meses, à equipa B dos dragões.

Aos poucos, o mexicano começou a provar o seu valor. Primeiro com Julen Lopetegui, depois com Nuno Espírito Santo e, por fim, com Sérgio Conceição. Uma estrada nem sempre livre de obstáculos, que, agora, estará mais perto do que nunca de chegar ao fim, quando em Espanha o dão como reforço quase certo do Atlético de Madrid para 2019/20.

De ‘patinho feio’, Herrera virou dragão. Um capitão que, à partida, este domingo, em Santa Maria da Feira, registará aquele que será o seu 235.º jogo de dragão ao peito, e o deixará às portas do ‘top5’ dos jogadores estrangeiros com mais encontros oficiais pelo FC Porto.

Imediatamente à frente do médio de 28 anos, está Fernando, que, atualmente, se encontra ao serviço do Galatasaray. O brasileiro alinhou de azul e branco entre 2008 e 2014, período ao longo do qual participou em 236 jogos.

No entanto, a ‘escalada’ de Herrera poderá não se ficar por aqui. É que, logo à frente de Fernando, encontra-se El Capitán, Lucho González, com 241 partidas. Um número ao alcance do mexicano, até porque, até final da temporada, o FC Porto disputará, pelo menos, mais 13 jogos oficiais.

  Jogador Jogos
1.º Aloísio 474
2.º Helton 334
3.º Ljubinko Drulovic 327
4.º Lucho González 241
5.º Fernando 236
6.º Héctor Herrera 234
7.º Yacine Brahimi 203
8.º Maicon 190
9.º Mário Jardel 175
10.º Hulk 170

Brahimi também procura despedida em grande

Em situação semelhante à de Herrera encontra-se Yacine Brahimi. O internacional argelino termina contrato com o FC Porto no final da presente temporada e foi já apontado a clubes como Arsenal, Everton, Inter de Milão ou AS Roma.

O criativo chegou à Invicta um ano depois do atual capitão dos azuis e brancos e, desde então, participou em 203 jogos, o que o coloca no sétimo lugar dos estrangeiros com mais ecncontros com a camisola azul e branca, imediatamente à frente de Maicon, Mário Jardel e Hulk.

Ao contrário de Herrera, Brahimi – caso se confirme a partida no final da temporada – não poderá subir nesta tabela. No entanto, pode aspirar um lugar no ‘top15’ dos estrangeiros com mais golos marcados pelo clube. Atualmente, é 19.º, com 51 golos. Em 15.º surgem Mikey Walsh e… Vincent Aboubakar, com 56.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório