Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Exibição de gala e espírito de Dragão colocam FC Porto nos ‘quartos’

Noite de loucos no Estádio do Dragão acaba com qualificação europeia da equipa de Sérgio Conceição.

Exibição de gala e espírito de Dragão colocam FC Porto nos ‘quartos’

O FC Porto qualificou, esta quarta-feira, para os quartos de final da Liga dos Campeões depois de vencer a AS Roma (3-1), em jogo da 2.ª mão dos 'oitavos'. Depois de um resultado desfavorável em Itália (1-2), os dragões precisaram de recorrer ao prolongamento para conseguir carimbar a passagem à fase seguinte da Champions.

Filme do jogo 

O FC Porto entrou melhor na partida. A equipa de Sérgio Conceição apresentou-se com várias mexidas no onze – Brahimi ficou no banco, mas Danilo, Militão e Soares regressaram ao onze – e desde cedo criou perigo junto da baliza da AS Roma.

Por seu turno, os italianos entraram no Estádio do Dragão com o claro objetivo de jogar com o relógio. Com uma linha de três centrais e com dois laterais pouco atrevidos no ataque, a equipa de Eusebio Di Francesco procurava explorar os erros defensivos do FC Porto.

O primeiro golo do encontro foi da autoria de Tiquinho Soares (26’), mas o avançado brasileiro bem pode agradecer ao companheiro de ataque Moussa Marega. O maliano roubou a bola a Manolas, combinou com Corona, e depois assistiu Soares para o golo.

O golo deixou o jogo mais aberto e AS Roma começou a subir linhas. Num lance de maior pressão na grande área de Casillas, os romanos foram ‘brindados’ com uma grande penalidade cometida de forma infantil por parte de Éder Militão. O brasileiro precipitou-se, derrubou Perotti e o árbitro não teve dúvidas em apontar para a marca dos onze metros.

Chamado a converter o castigo máximo, De Rossi (37’) não tremeu e bateu Iker Casillas, empatando a partida e colocando a eliminatória a favor dos italianos ao intervalo.

O FC Porto voltou a entrar a todo o gás no segundo tempo e depois de duas ameaças chegou mesmo ao golo. Belo cruzamento de Jesús Corona e Moussa Marega (52’) fugiu à marcação para bater Olsen, provocando uma explosão no Dragão.

O golo de Marega empatou a eliminatória (3-3) e colocou a AS Roma a defender… melhor. Eusebio Di Francesco percebeu que estava a perder o meio campo e abdicou da linha de três centrais, tirando Marcano e colocando Bryan Cristante no miolo.

Por sua vez, Sérgio Conceição tentou colocar algo mais no FC Porto, lançando Brahimi para dentro de campo. No entanto, a saída de Corona, para fazer entrar o argelino, acabou por tirar caudal ofensivo aos dragões.

Até final, o FC Porto ainda ameaçou a baliza de Olsen por duas ocasiões, mas o guardião da AS Roma mostrou-se competente e o jogo teve mesmo de ir para prolongamento.

No prolongamento, as duas equipas acusaram a fadiga e só nos últimos 15 minutos houve tempo e espaço para oportunidades de perigo. Depois de Pepe evitar aquele que parecia ser um golo certo de Dzeko, o FC Porto viu Florenzi agarrar Fernando Andrade na grande área. O lance passou desapercebido ao árbitro da partida, mas valeu a intervenção do VAR. O árbitro consultou as imagens e não teve dúvidas em apontar para a marca do castigo máximo. 

Chamado a converter, o especialista Alex Telles transformou a pressão do momento num enorme momento de festa no Estádio do Dragão. O brasileiro 'fuzilou' Olsen (117') e colocou o FC Porto nos quartos de final da Liga dos Campeões. 

Direto 

120'+3- Apito final! O FC Porto está nos quartos de final da Liga dos Campeões!

118'- Cartão amarelo para Alex Telles por ter tirado a camisola nos festejos. 

117'- GOOOOOLOOOOOO!!! Alex Telles não treme e faz o terceiro tento do FC Porto (3-1)! Os dragões estão a um pequeno passo dos 'quartos'! 

116'- Penálti a favor do FC Porto. Florenzi puxou Fernando Andrade. O árbitro consultou o VAR e apontou para a marca do castigo máximo!

112'- Pepe evita o golo de Dzeko! Passe sensacional de Cristante que isola Dzeko que pica sobre Casillas. Pepe apareceu para salvar o FC Porto se sofrer o segundo golo. 

110'- Dzeko! Que perigo!! O remate do bósnio sai por cima, mas Casillas estava batido! 

109'- Ameaça N'Zonzi de cabeça, mas o remate sai ao lado da baliza de Casillas. 

106'- Inicia-se a segunda parte do prolongamento. 

Os jogadores de ambas as equipas estão a acusar o desgaste físico. Faltam jogar 15 minutos. As grandes penalidades são uma possibilidade cada vez mais real. 

105'- Intervalo do prolongamento! 

102'- Alteração no FC Porto. Sai Militão, entra Maxi Pereira. 

96'- Alteração na AS Roma. Sai Pellegrini, entra Schick. 

94'- Marega atira por cima! Belo cruzamento de Alex Telles, mas o remate do maliano não encontra o fundo das redes. 

93'- Conceição mexe na equipa. Sai Otávio, entra Hernâni. 

91'- Começa a primeira parte do prolongamento! 

90'+2- Termina a 2.ª parte! O jogo segue para prolongamento. 

83'- Olsen afasta! Belo remate de Otávio, mas o guardião da Roma estava atento! 

82'- Quero erro colossal de Pepe! O central português ofereceu a bola a Perotti, mas o jogador do AS Roma não teve inspiração para bater Casillas. 

78'- Alteração no FC Porto. Sai Soares, entra Fernando Andrade. 

77'- Brahimi!! Que perdida! Grande passe de Otávio, mas o argelino acertou mal na bola no momento de bater Olsen! 

76'- Alteração na AS Roma. Sai Marcano e entra Cristante. 

71'- Cabeçada de Dzeko, mas sem perigo para a baliza de Iker Casillas. 

69'- Alteração no FC Porto. Sai Corona, entra Brahimi. 

66'- Felipe atira com perigo, mas a bola sai por cima! O FC Porto está melhor no jogo, mas a eliminatória continua empatada! 

62'- Remate enrolado de Danilo para defesa fácil de Olsen. 

58'- Dzeko e Pepe 'pegam-se'. O árbitro resolve o problema com um cartão amarelo para cada lado. 

55'- Cartão amarelo para Karsdorp. Curiosamente o mesmo jogador é agora substituído. Entra Florenzi para o seu lugar. 

Confira o vídeo do golo de Marega! 

52'- GOOOOOOOOLOOOOO!! Marega faz o segundo do FC Porto (2-1) ! Que belo cruzamento de Corona! Foi meio golo aquela assistência do mexicano! O FC Porto está novamente na frente do marcador!

51'- Marega!! Evite Olsen com uma palmada o remate certeiro de maliano! É canto para o FC Porto! 

49'- Soares!! Tão perto!! A milímetros do segundo golo! Que oportunidade! Grande cruzamento de Militão e o brasileiro atirou de cabeça com muito perigo! 

46'- Já se joga a segunda parte do FC Porto-AS Roma! Tudo em aberto na elimiantória! 

INTERVALO 

45'+2- Intervalo no Dragão! FC Porto e AS Roma estão empatados (1-1), mas o conjunto dos dois jogos coloca os italianos a caminho do apuramento... 

45'+2 - De Rossi lesiona-se e sai de campo. Pellegrini entra para o lugar do capitão da Roma. 

45'+1 - Cartão amarelo para Danilo! O médio do FC Porto protestou e foi admoestado. 

45'- Que defesa de Olsen! Herrera dispara uma bomba, mas o guardião da Roma voou para defender! 

Confira o vídeo com a falta de Militão e o golo de De Rossi! 

37'- GOOOOOOOOLLOOOOOO!! De Rossi empata o jogo no Dragão! O capitão italiano não tremeu e deixou Casillas pregado ao relvado! 

36'- Éder Militão comete grande penalidade sobre Perotti. Que asneira do brasileiro! Uma falta algo infantil! 

Confira o vídeo com o golo de Soares!

26'- GOOOOOOOOLLOOOOOO!! Já está!! Soares inaugura o marcador no Estádio do Dragão! Recuperação de Marega, sprint de Corona, devolução para o maliano que assiste Soares para o golo! Com este resultado (1-0), o FC Porto está com um pé nos quartos de final! 

20'- Corona!! Tão perto!! Grande remate do mexicano, mas a bola saiu por cima do ferro! 

19'- Afasta Casillas! Canto perigoso da AS Roma, com muitos jogadores na pequena área do FC Porto, mas o experiente guardião espanhol tirou a bola da zona perigosa com a ajuda dos companheiros. 

18- Cartão amarelo para Herrera. O jogador do FC Porto fez falta sobre Kolarov e está fora do próximo jogo caso os dragões sigam em frente na Champions. 

15'- Cartão amarelo para Zaniolo. O avançado da AS Roma agarrou Soares numa situação de ataque.

O guarda-redes da AS Roma, Olsen, aproveita cada bola que lhe chega às mãos para perder alguns minutos da partida. A repetição do comportamento nos primeiros 10 minutos já lhe custou um par de assobios. 

10'- Que perigo! Alex Telles ficou muito perto de inaugurar o marcador! Corona arriscou o remate, a bola sobrou para a Alex Telles que atirou à malha lateral! Passou o perigo na baliza dos italianos... 

7'-Agarra Olsen a dois tempos! Cruzamento perigoso de Otávio, mas o guardião da Roma resolveu o problema. 

5'- Corte providencial de Felipe após asneira de Militão! Passou o perigo para o FC Porto. 

3'- Herrera atira por cima! Bom remate do mexicano, mas a bola sai por cima da barra! 

0'- Rola a bola no Dragão! Já se joga o FC Porto-AS Roma! 

Pré jogo

19h57: Agora sim, tudo pronto no Dragão! Já se ouve o hino da Liga dos Campeões! 

19h55: Grande ambiente no Estádio do Dragão que, diga-se, está a rebentar pelas costuras!

19h54: O jogo no Estádio do Dragão está prestes a começar! Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida! 

18h52: O FC Porto já divulgou o onze que vai alinhar de início esta noite e há várias novidades. Brahimi fica no banco de suplentes. Em sentido inverso, Militão, Danilo, Otávio e Soares regressam ao onze. 

18h50: Do lado da AS Roma nota para a titularidade de Iván Marcano. O defesa espanhol vai assim regressar ao Estádio do Dragão. 

ONZE DO FC PORTO: Casillas, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Otávio, Danilo, Herrera, Corona, Marega e Soares.

ONZE DA AS ROMA: Robin Olsen, Karsdorp, Juan Jesus, Perotti, Dzeko, Kolarov, Marcano, De Rossi, Zaniolo, Nzonzi e Manolas. 

18h30: O FC Porto já está no Estádio do Dragão! 

18h00: O jogo no Estádio do Dragão terá lotação esgotada. 

Quarta-feira é dia de Liga dos Campeões. Logo à noite, o FC Porto recebe os italianos da AS Roma em jogo da 2.ª mão dos oitavos de final da prova. Depois de uma derrota pela margem mínima em Itália (1-2), os comandados de Sérgio Conceição precisam de apenas um golo para mudar o rumo da história e conseguir um lugar nos 'quartos'. 

O turco Cüneyt Çakır foi o árbitro escolhido pela UEFA para ajuizar o duelo entre portugueses e italianos cujo apito inicial está agendado para as 20 horas. 

Acompanhe todas as incidências da partida, bem como a escolha dos onzes iniciais, no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório