Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Engenheiro' Bruno Fernandes mantém em pé o castelo de Keizer

Internacional português teve influência direta nos três golos com que o Sporting 'abateu' o Portimonense em Alvalade.

'Engenheiro' Bruno Fernandes mantém em pé o castelo de Keizer

Resumo

Após dois empates consecutivos, com Villarreal e Marítimo, o Sporting regressou, este domingo, aos triunfos, ao bater o Portimonense por 3-1, em Alvalade, em partida a contar para a 24.ª jornada do campeonato nacional.

A equipa de Marcel Keizer marcou dois golos de ‘rajada’ nos minutos iniciais da partida, por Diaby e Raphinha, mas acomodou-se e passou por uma série de valentes sustos. Os algarvios reduziram por Paulinho, mas, já nos instantes finais, um golo de Bruno Fernandes acabou com as dúvidas.

Com este leão não há meio termo. Ou tudo bem… ou tudo mal

Os leões entraram em campo apostados em quebrar a série de maus resultados e , quando havia quem ainda estivesse à procura do lugar em Alvalade, já venciam por 2-0 um Portimonense que, à primeira vista, parecia inofensivo.

Bruno Fernandes, que assinou mais uma exibição de gala, seja a atacar, seja a defender, ‘desenhou’ aqueles que foram os dois primeiros golos da noite. Primeiro, cobrou o canto que resultou no cabeceamento de Diaby, e depois, ‘rasgou’ a defesa algarvia com um passe genial para o remate de Raphinha.

Uma vantagem madrugadora, a fazer recordar aquele Sporting que, no período inicial de Keizer, encantava pelo futebol atacante. No entanto, tudo não passou de uma miragem, uma vez que, após o golo do brasileiro, voltaram os problemas de um passado recente.

Bastou ao Portimonense esboçar um ligeiro grito de reviravolta para que o castelo de cartas verde e branco começasse a tremer por todos os lados. Renan, em belo nível, negou os golos a Wellington, Boa Morte e Lucas Fernandes, mas nada podia fazer quando, aos 31 minutos, uma perda de bola infantil de Nemanja Gudelj resultou no golo de Paulinho.

Daí para a frente, o jogo caiu quase na totalidade para os visitantes. Aos 45 minutos, Renan voltou a ser posto à prova e negou o empate com duas estiradas no espaço de segundos. E, na última jogada antes do apito para o intervalo, foi a barra a travar uma ‘bomba’ de Lucas Fernandes.

Depois da emoção, o ‘gelo’

No segundo tempo, o encontro baixou de intensidade de parte a parte, em pleno contrate com os vários momentos de ‘loucura’ que se viveram antes do intervalo. Ainda assim, foi o Sporting quem se mostrou mais ativo na procura do golo, em especial por Bruno Fernandes.

Aos 64 minutos, o capitão leonino, completamente sozinho na grande área, cabeceou ao lado depois de cruzamento de Acuña. Dez minutos depois, fintou um adversário e rematou para uma fantástica defesa de Ricardo Ferreira.

Já bem perto do final, Bruno Fernandes cobrou a grande penalidade que acabou com as dúvidas quanto ao desfecho do jogo. O Sporting garantiu uma vitória que lhe permite passa a somar 49 pontos. A equipa de Marcel Keizer mantém-se no quarto posto, com os mesmos três pontos de desvantagem sobre o Sporting de Braga, mas agora com mais sete pontos do que o Moreirense, que, na véspera, empatou com o Vitória de Setúbal.

Já o Portimonense, soma a quinta derrota consecutiva e segue na décima posição, com os mesmos 28 pontos do Rio Ave, que, horas antes, perdeu por 1-2 na receção ao Sporting de Braga.

Momento do jogo: Logo após assistir Diaby para o golo que quebrou o nulo, Bruno Fernandes levantou a cabeça, descobriu Raphinha e fez o fantástico passe para o golo do brasileiro, que manteve o Sporting em vantagem até ao final.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting bate o Portimonense por 3-1.

90' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes não vacila e bate Ricardo Ferreira para o 3-1.

89' - Enquanto aguarda pela validação do VAR, João Capela permite substituição no Sporting. Sai Wendel, entra Francisco Geraldes.

88' - Grande penalidade a favor do Sporting! Boa Morte derrubou Bruno Fernandes na grande área e João Capela apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

84' - João Capela mostra o cartão amarelo a Henrique. O defesa do Portimonense derrubou Ristovski e foi admoestado.

81' - António Folha promove mais uma alteração. Entra Ruster para o lugar de Tabata.

77' - Cartão amarelo para Luiz Phellype. O avançado do Sporting derrubou Boa Morte e ainda pisou Ricardo Ferreira.

75' - Que momento de Bruno Fernandes, que quase faz o 3-1! O médio português recebeu a bola à entrada da área, tirou um adversário da frente e rematou para uma bela defesa de Ricardo Ferreira.

72' - E o Sporting também muda. Idrissa Doumbia rende Raphinha.

71' - O Portimonense mexe na equipa. Sai Tormena para dar o lugar a Paulinho Boia.

68' - Lucas Fernandes volta a procurar o golo de fora da área. No entanto, o remate saiu fraco e à figura de Renan.

64' - Que desperdício de Bruno Fernandes! Acuña cruzou para o internacional português, que, sozinho no coração da área, cabeceou ao lado.

59' - Primeira substituição do jogo. Keizer retira Bas Dost e lança Luiz Phellype.

51' - Diaby ficou perto do 'bis'! Acuña cruzou para o coração da área e o maliano, com um cabeceamento torto, atirou ao lado do alvo.

46' - Arranca a segunda parte. Agora, são os algarvios a dar o pontapé de saída.

45' - Acaba a primeira parte em Alvalade. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem, mas, nos últimos minutos, o Portimonense mostrou que tem tudo para discutir o resultado no segundo tempo.

45+2' - Lucas Fernandes a centímetros do empate! Desta feita, foi a trave a impedir o que seria um golaço do médio do Portimonense.

45' - Renan Ribeiro segura a vantagem do Sporting! Mathieu não se entendeu com Acuña e, no contra-ataque, o Portimonense atira à baliza por duas vezes, por Paulinho e Wellington.Valeu a atenção do guarda-redes brasileiro.

34' - O que acaba de desperdiçar Diaby! O maliano, completamente isolado, atira à figura de Ricardo Ferreira.

31' - GOOOOOOOLOOOOOO do Portimonense! Tudo começa com uma bola perdida de forma infantil por Gudelj, com a bola a acabar em Paulinho, que, por sua vez, atirou para o golo algarvio.

30' - Mais uma oportunidade para o Portimonense! Renan teve de 'voar' para travar um pontapé-livre bem cobrado por Lucas Fernandes.

28' - João Capela mostra o primeiro cartão amarelo do jogo. É para Wendel, por agarrar Wellington.

26' - Nova tentativa, desta feita por Bruno Fernandes. De primeira, o médio atirou com força, mas à figura de Renan.

21' - Responde o Portimonense! Boa Morte atirou para uma bela defesa de Renan, e, na recarga, valeu Mathieu a dar o 'corpo às balas' para evitar o golo de Tabata.

11' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Nem um minuto depois! Outra vez Bruno Fernandes na assistência, desta feita para Raphinha, que, de ângulo apertado, bateu Ricardo Ferreira.

11' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes, na cobrança de um pontepé de canto, assistiu Diaby para o primeiro golo da noite.

10' - Volta a cheirar a golo! Raphinha, lançado por Bruno Fernandes, atirou para uma bela defesa de Ricardo Ferreira!.

5' - Primeiro sinal de perigo em Alvalade! Bruno Fernandes foi à ala direita e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Diaby... a falhar a bola.

0' - João Capela dá o apito inicial em Alvalade. Cabe ao Sporting dar o pontapé de saída.

Onzes

Sporting: Renan; Ristovski, Mathieu, Ilori, Acuña; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes; Diaby, Raphinha e Bas Dost.

Portimonense: Ricardo Ferreira; Tormena, Lucas, Jadson, Henrique; Lucas Fernandes, Paulinho, Pedro Sá; Tabata, Wellington e Boa Morte.

Antevisão

Sporting e Portimonense entrarão, este domingo, em modo 'caça-fantasmas' no estádio de Alvalade, na tentativa de, de uma vez por todas, colocar ponto final na série de maus resultados que ambos enfrentam.

No caso dos leões, venceram apenas dois dos últimos jogos, e estão 'obrigados' a triunfar, não só para se manterem na perseguição ao Sporting de Braga, como também para afastarem, de vez, o Moreirense, que segue logo atrás.

Quanto aos alvinegros, debilitados depois da saída de jogadores como Nakajima ou Manafá no mercado de inverno, vêm de um ciclo de cinco jogos sem vitórias. Uma série que António Folha pretende impedir que prossiga.

O Sporting-Portimonense será apitado por João Capela e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório