Meteorologia

  • 10 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

'Dragões' somam mais seis vitórias em 240 jogos

FC Porto volta a encontrar o Benfica esta jornada.

'Dragões' somam mais seis vitórias em 240 jogos
Notícias ao Minuto

09:20 - 28/02/19 por Lusa

Desporto Clássico

O FC Porto contabiliza mais seis vitórias do que o Benfica no histórico dos 240 confrontos futebolísticos entre os dois conjuntos, em vésperas do embate da 24.ª jornada da I Liga, no Dragão.

Entre embates do campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, os 'dragões' lideram com 93 triunfos, contra 87 das 'águias', que mandam nos golos (377 contra 346). Registaram-se ainda 60 empates.

Na presente temporada, o embate de sábado será o terceiro entre os dois clubes, depois do triunfo caseiro do Benfica por 1-0 na primeira volta da I Liga e da vitória por 3-1 do FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga, em Braga.

Em 07 de outubro de 2018, no Estádio da Luz, em Lisboa, o avançado Seferovic marcou, aos 62 minutos, isolado por Pizzi, o golo que selou o triunfo do 'onze' então comandado por Rui Vitória, que se estreou a vencer os 'dragões'.

O tento do internacional helvético, que chega ao Dragão como líder isolado da tabela dos marcadores (15 golos), acabou com uma 'seca' de triunfos do Benfica sobre o FC Porto, que se mantiveram invictos por sete jogos (três triunfos e quatro igualdades) e quase quatro anos.

Depois desse desaire, os 'azuis e brancos' já retomaram, porém, o caminho dos triunfos, uma vez que, em 22 de janeiro, superaram os 'encarnados' por 3-1, conquistando um lugar na final da Taça da Liga, que perderiam para o Sporting.

O argelino Brahimi (24 minutos), o maliano Marega (35) e o brasileiro Fernando Andrade (86) marcaram os golos portistas, enquanto Rafa (31) faturou para os 'encarnados', num embate com arbitragem muito polémica de Carlos Xistra.

Essa derrota é, até agora, a única do Benfica na 'era' Bruno Lage, que, de resto, soma oito triunfos em oito jogos na I Liga, uma vitória e um empate na Liga Europa, eliminando o Galatasaray, e dois triunfos na Taça de Portugal.

O 'clássico' joga-se há mais de 87 anos, mais precisamente desde o 3-0 para o Benfica, no Campo do Arnado, em 28 de junho de 1931, e o 'rei' Eusébio da Silva Ferreira é o melhor marcador, com 25 tentos.

O clube da Luz já somou mais 17 triunfos (61-44) e 70 golos (275-205), mas, após 1983/84, a tendência inverteu-se, com mais 23 vitórias e 39 tentos portistas.

A vantagem global do FC Porto assenta nos jogos realizados em casa, onde triunfou em 66 das 112 receções ao Benfica (58,9% de vitórias), cedendo apenas 29 igualdades e 17 desaires, com 215 golos marcados e 116 sofridos.

Na I Liga, os 'azuis e brancos' somam mais 10 triunfos (66 contra 56), sendo que dominam de forma ainda mais clara na Supertaça (13-5) e tangencialmente no 'extinto' Campeonato de Portugal (4-3).

Por seu lado, o Benfica reina de forma vincada na Taça de Portugal, com 21 vitórias e apenas nove desaires (74-41 em golos), muito por culpa das finais - ganhou oito das nove disputadas, uma delas em pleno Estádio das Antas.

Quanto à Taça da Liga, e apesar da última derrota, os 'encarnados' também têm vantagem, já que ganharam dois dos três primeiros embates -- incluindo um 3-0 na final da edição de 2009/10, no Algarve - e empataram o outro.

O 241.º encontro entre o FC Porto e o Benfica, a contar para a 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se no sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 20:30.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório