Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

De preterido a peça-chave. Samaris ganha nova vida na era Lage

Grego recuperou estatuto importante na equipa e tem somado minutos atrás de minutos desde da chegada de Bruno Lage ao comando técnico. Lesão de Fejsa e saída de Alfa Semedo ajudam a explicar reaparecimento. Renovação não está esquecida.

De preterido a peça-chave. Samaris ganha nova vida na era Lage
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/02/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A era Bruno Lage devolveu ânimo à equipa, entusiasmo aos adeptos e oportunidades para quem parecia riscado das primeiras opções. O caso mais flagrante parece ser, a cada jogo que passa, o de Andreas Samaris. O médio grego parecia estar com um pé e meio fora da Luz, mas com a chegada de Lage ganhou novo alento e (muitos) minutos.

Samaris participou, até ao momento, em 10 dos 13 jogos de Bruno Lage no comando técnico do Benfica. O médio grego, que somava poucos minutos esta temporada sob as ordens de Rui Vitória, beneficiou de vários fatores que ajudam a explicar o evidente crescimento dentro da equipa das águias. 

A lesão de Fejsa é o facto que melhor ajuda a explicar o elevado número de minutos de Samaris. O médio sérvio lesionou-se na deslocação ao terreno do Vitória SC, em Guimarães, referente aos quartos de final da Taça de Portugal, e teve de ser substituído precisamente pelo companheiro grego. 

Desde daí Samaris tem sido nome recorrente no onze titular dos jogos disputados pelo Benfica. Além da lesão de Fejsa, também a saída de Alfa Semedo, jogador a quem Rui Vitória concedia mais oportunidades, para o Espanyol, abriu mais espaço a Samaris. 

Jogos na Era Lage Competição Minutos jogados por Samaris
Desportivo de Chaves (C) I Liga 90'
Galatasaray (C) Liga Europa NU
Desportivo das Aves (F)  I Liga 90'
Galatasaray (F)  Liga Europa 3'
Nacional (C)  I Liga 62'
Sporting (C)  Taça de Portugal 90'
Sporting (F)  I Liga 90'
Boavista (C)  I Liga 90'
FC Porto (N)  Taça da Liga 90'
Vitória SC (F) I Liga 90'
Vitória SC (F)  Taça de Portugal 45'
Santa Clara (F)  I Liga NU
Rio Ave (C) I Liga NU

Não menos verdade é que Samaris tem correspondido dentro de campo, assinando exibições de nível digno de registo, mesmo quando encarregado de ocupar terrenos que tradicionalmente não são os seus.

No último embate do Benfica, diante do Desportivo de Chaves (4-0), Bruno Lage apostou no grego para colmatar as ausências de defesas centrais para fazer dupla com Rúben Dias. Com Conti e Jardel limitados fisicamente, e com Ferro castigado devido ao cartão vermelho visto na ronda anterior do campeonato, Samaris foi o escolhido para jogar a central. 

Perante um adversário que, a bem da verdade, não deu muito trabalho a nível defensivo, com especial incidência na segunda parte, Samaris correspondeu, mais uma vez, com uma exibição sólida e sem percalços. O centrocampista, adaptado a defesa, foi mesmo, segundo os dados da GoalPoint, o jogador com mais desarmes (7) conseguidos na 23.ª jornada do campeonato. 

Renovação não está esquecida 

O atual contrato de Andreas Samaris termina no próximo mês de junho. O médio grego pode assim, neste momento, assinar por outro clube. No entanto, tal como o Desporto Minuto já tinha avançado em janeiro, o grego quer ficar na Luz e as negociações com os responsáveis encarnados estão a decorrer. 

Até ao momento, o entendimento entre as partes ainda não chegou a bom porto, mas o reaparecimento de Samaris no onze do Benfica e o contributo positivo do grego deverão acelerar o processo. 

Recorde-se que Samaris chegou ao Benfica no verão de 2014. O médio grego estava no Olympiacos e rumou ao Benfica a troco de 10 milhões de euros, depois de ter estado com a seleção da Grécia no Mundial'2014 disputado no Brasil. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório