Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Bas Dost: Goleador com Jesus... Fantasma com Keizer

Apesar de ser o segundo melhor marcador da liga portuguesa, com 14 golos - menos um do que Seferovic -, o holandês tem perdido preponderância no ataque leonino.

Bas Dost: Goleador com Jesus... Fantasma com Keizer
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A fotografia escolhida para o artigo ilustra a expressão de Bas Dost após o empate na Madeira, com o Marítimo (0-0), na última segunda-feira, e ainda o seu falhanço, em cima do minuto 90', no lance que podia ter dado a vitória ao Sporting, no jogo referente à 23.ª jornada do campeonato nacional.

O desalento de Bas Dost... 

No entanto, esta não foi a primeira vez, nas últimas semanas, que Bas Dost mostrou esta expressão de desalento e desilusão.

Apesar de ser o segundo melhor marcador do campeonato nacional, com 14 golos, a verdade é que o holandês voador tem perdido a preponderância nos triunfos dos leões e tem marcado menos do que na última temporada.

Ora vejamos. Esta época, Bas Dost soma 21 golos - total das competições - em 29 partidas já disputadas. No campeonato nacional, o atleta tem 14 tentos apontados em 17 duelos já disputados. Na última temporada, nos mesmos 17 duelos, o holandês marcou 20 golos. Em 2017/18, Bas Dost marcou 34 golos em 49 jogos - total de competições. 

E porquê?

Uma das explicações está no facto de Jorge Jesus construir, na altura, o seu modelo de jogo a pensar no holandês e em proporcionar-lhe a melhor estratégia para conseguir 'petiscar'. O mesmo não se passa com Marcel Keizer.

Aliás, Bas Dost começou bem a temporada, com 16 golos - total das competições - apontados desde o início até dezembro. Três deles apontados com José Peseiro ao comando - não esquecendo a sua ausência dos relvados no mês de setembro, devido a lesão - e os restantes 13 já com o técnico holandês. 

Porém, Keizer tem vindo a alterar a sua forma de jogar, tendo em conta os resultados dos últimos dois meses e, por consequência, Bas Dost tem ficado 'esquecido' na frente de ataque dos leões.

Em contrapartida, Bruno Fernandes tem muito mais espaço nas costas do seu ponta de lança, não joga num sistema tão recuado e tem mais liberdade para entrar no processo ofensivo. O que tem dado frutos.

O jogador de 24 anos já se tornou no médio da Europa com mais golos apontados esta época, com 22 tentos marcados em 40 jogos disputados. Na última temporada, marcou (apenas) 16 golos em 56 partidas. 

Desde o início do ano, quando Keizer começou a apostar num novo sistema tático e a fazer algumas alterações à forma da sua equipa jogar, Bas Dost marcou em cinco ocasiões, sendo que dois golos foram através de grande penalidade. Já Bruno Fernandes, no mesmo período, apontou nove golos.

Atualmente, o Sporting ocupa o quarto lugar com 46 pontos, menos três pontos do que o Sp. Braga, menos dez do que o Benfica e menos onze do que o líder FC Porto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório