Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto vence Sp. Braga e fica mais perto da final do Jamor

Alex Telles, Soares e Brahimi deram cor, e golos, à exibição do FC Porto. Jogo da 2.ª mão acontece no dia 2 de abril, na Pedreira.

FC Porto vence Sp. Braga e fica mais perto da final do Jamor

O FC Porto recebeu e venceu, esta terça-feira, o Sporting de Braga (3-0), em jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os dragões estão assim com um pé na final do Jamor, mas terão ainda de passar na Pedreira para disputar a 2.ª mão no próximo dia 2 de abril. Os golos da partida foram apontados por Alex Telles (37’),  Soares (63’) e Brahimi (90'+3).

Filme do jogo 

Primeira parte animada no Estádio do Dragão. As duas equipas entraram em campo com vontade de resolver o jogo desde cedo, mas foram notórias as dificuldades, por parte de ambas as equipas, em chegar ao último terço do terreno. 

O jogo, nestes primeiros 45 minutos, foi mais disputado no meio campo, nomeadamente pela forma como Abel montou um duplo pivot à frente da linha defensiva. A tarefa de Palhinha e de Claudemir era só uma: destruir o jogo interior do FC Porto.

Se Herrera percebia que por ali não poderia criar grande perigo, o mesmo não se pode dizer de Otávio. O médio brasileiro tentava sempre levar o jogo pela zona central, mas era constantemente travado por um destes homens. 

Apesar do equilíbrio na partida, o FC Porto foi ganhando algum terreno e chegou mesmo ao golo aos 37 minutos. Marafona saiu-se mal num lance em que tentava aliviar a bola e acertou em tudo menos no esférico. João Pinheiro, árbitro da partida, não teve dúvidas, apontou para a marca dos 11 metros e mostrou o cartão amarelo ao guardião do Sp. Braga.  Alex Telles foi chamado a converter a grande penalidade e fê-lo com total eficácia. Marafona escolheu o lado esquerdo da baliza, e o brasileiro rematou para a zona central. Marcador inaugurado e o FC Porto chegou ao intervalo em vantagem.

A segunda parte foi bem mais animada no que diz respeito a lances de perigo. O FC Porto apareceu com Otávio a partir da esquerda e com Soares a render Fernando Andrade no onze. Os dragões ficaram mais agressivos no momento ofensivo, mas foi o Sporting de Braga quem teve a primeira grande oportunidade na segunda metade do jogo. Ricardo Horta cruzou para Dyego Sousa que deixou Felipe nas covas. No entanto, na hora de finalizar, o avançado brasileiro não conseguiu superar Fabiano que, qual muralha, fez uma grande defesa que até arrancou aplausos de Iker Casillas.

O FC Porto depressa tentou responder e Marafona negou um golo quase certo de Corona. No entanto, os dragões conseguiram chegar mesmo ao segundo golo graças a uma grande finalização de Soares (63’). O avançado brasileiro aproveitou um corte mal calculado de Claudemir e meteu a bola no fundo das redes com uma execução que deixou Marafona completamente pregado ao relvado.

O Sporting de Braga ainda tentou esboçar uma reação, com Abel Ferreira a fazer três alterações em poucos minutos, mas não conseguiu chegar a um golo que, a bem da verdade, deixaria a eliminatória bem mais interessante para a 2.ª mão.

O FC Porto acabaria por ampliar a vantagem antes do apito final, com um golaço de Brahimi (90'+3) apontado nos descontos, e deixou as coisas bem encaminhadas para chegar à final da Taça de Portugal, no Jamor. Ainda assim, tudo terá de ser resolvido em Braga, na Pedreira, no jogo da 2.ª mão no dia 2 de abril.

Momento do jogo: O primeiro golo desbloqueou o jogo. Alex Telles não tremeu na marca do castigo máximo e tornou um jogo complicado numa partida confortável para o FC Porto.

Direto 

90'+3 - Apito final no Dragão! O FC Porto vence e está em vantagem na eliminatória. A final do Jamor está agora mais perto para os dragões.

90'+3 - GOOOOOOLOOOOOOO!! Brahimi faz o terceiro (3-0)! Que belo pontapé do argelino! FC Porto fecha a partida com chave de ouro! 

90'- Vão jogar-se mais três minutos. 

82'- Última alteração no FC Porto. Sai Adrián López, entra Brahimi. 

79'- Alteração no FC Porto. Danilo regressa após lesão para render Otávio na partida. 

74'- Mais uma alteração no Sp. Braga. Paulinho rende Dyego Sousa. 

68'- Dupla alteração no Sp. Braga. Sai Palhinha e Horta, entram Ryller e Murilo. 

Veja o golo de Soares! 

63'- GOOOOOLLLLLLOOOO!! Soares amplia a vantagem do FC Porto (2-0)! Grande execução do avançado brasileiro que recebeu, dominou, e com um pequeno toque deixou Marafona pregado ao relvado! Que grande lance do homem que entrou na segunda parte! Nota ainda para o cruzamento tenso de Otávio que Claudemir acabou por direcionar para os pés de Soares. 

60'- Marafona! Que defesa a um remate de Corona! Bela jogada do mexicano, mas a mancha do português foi enorme! 

58'- Palhinha antecipa-se à defensiva do FC Porto, mas Fabiano defende sem problemas. 

55'- Livre perigoso para Adrián López, mas o espanhol acerta em cheio na barreira! 

52'- Que defesa de Fabiano!! Grande oportunidade para Dyego Sousa que chutou com muita força mas não conseguiu passar pela muralha humana em que se transformou Fabiano! 

Abel Ferreira parece não estar a gostar do que está a ver e manda três jogadores para o aquecimento. 

47'- Adrián López arrisca o remate, mas Marafona agarra sem problema. 

46'- Alteração no FC Porto. Sai Fernando Andrade e entra Tiquinho Soares. 

46'- Recomeça a partida no Estádio do Dragão! 

INTERVALO 

45'+4 - Intervalo no Dragão! 

45'- Vão jogar-se mais quatro minutos nesta primeira parte! 

Veja o vídeo do golo de Alex Telles!

37'- GOOOOOLLLLLLOOOO!! Alex Telles marca para o FC Porto (1-0)! Tal como mandam as leis, bola para um lado, guarda-redes para o outro! Está feito o primeiro golo no Estádio do Dragão! 

36'- Jogo interrompido no Dragão, tudo devido... às comunicações da equipa de arbitragem. Parece agora tudo resolvido. 

32'- Penálti a favor do FC Porto! Marafona saiu da baliza, tentou socar a bola, mas acertou na cabeça de Herrera! Cartão amarelo para o guardião do Sp. Braga. O mexicano está a ser assistido pela equipa médica no relvado. 

30'- Fernando Andrade está muito queixoso no relvado! O avançado do FC Porto saltou com Bruno Viana, foi atingido entre as pernas e ficou estendido no relvado. Por via das dúvidas, Conceição já mandou Brahimi e Soares para o aquecimento. 

27'- Afasta Marafona! Canto de Alex Telles, cabeça de Pepe e o internacional português a evitar o primeiro golo da partida! 

Muita luta no meio campo, muita vontade em ultrapassar a defensiva adversária, mas poucas oportunidades de golo até ao momento. O jogo no Dragão começar a ficar morno depois de um início bem agitado. 

21'- Wilson Eduardo estava em posição de criar perigo a Fabiano mas acertou muito mal na bola e esta saiu pela linha... lateral. 

18'- Falhanço de Adrián López à boca da baliza! No entanto, a jogada acabou invalidada por fora de jogo do avançado espanhol! 

12'- Bruno Viana e Pepe ficam mal tratados na sequência do canto. O central do FC Porto tem mesmo de receber assistência médica em pleno relvado. 

10'- Que perigo para a baliza do FC Porto! Remate de Wilson Eduardo que Alex Telles desvia e que quase trai Fabiano! É canto a favor dos minhotos! 

Início de jogo muito interessante no Estádio do Dragão... 

7'- Atrapalhação na defesa do FC Porto quase resultava num lance de muito perigo para o Sporting de Braga!

5'- Cruzamento venenoso de Alex Telles mas a bola não encontra nenhum destinatário. Passou o perigo! 

1'- Agarra Fabiano! Primeiro lance de perigo no Dragão, com Ricardo Horta a aparecer na grande área do FC Porto mas a rematar fraco para as mãos do guardião portista. 

0'- Rola a bola no Dragão! Já se joga o FC Porto-Sp. Braga! 

Pré-jogo 

20h15: O apito inicial estava agendado para esta hora, mas só agora as equipas subiram ao relvado. O jogo irá começar assim com um atraso de alguns minutos. 

ONZE DO FC PORTO: Fabiano, Manafá, Felipe, Pepe, Alex Telles, Corona, Óliver, Herrera, Otávio, Adrián e Fernando Andrade

ONZE DO SP. BRAGA: Marafona; Sequeira, Raúl Silva, Bruno Viana, Esgaio; Claudemir, Fransérgio, Palhinha; Ricardo Horta, Wilson Eduardo e Dyego Sousa. 

Antevisão: O FC Porto recebe, esta terça-feira, no Estádio do Dragão o Sporting de Braga, em jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Do lado dos dragões, nota para a expectativa em torno dos possíveis regressos de Danilo e Marega, ao passo que do lado dos minhotos a grande dúvida está em quem vai substituir o lesionado e capitão Marcelo Goiano. 

Na antevisão da partida os dois treinadores, Sérgio Conceição e Abel Ferreira, passaram a mensagem de que querem marcar presença na final disputada no Jamor. 

O árbitro da partida será João Pinheiro. O juiz da AF Braga terá Bruno Rodrigues e Nuno Eiras como árbitros assistentes, enquanto Rui Costa será o quarto árbitro.

O apito inicial da partida está agendado para as 20h15, altura em que poderá acompanhar, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório