Powered bySolverde
Disclaimer

Kikas: O novo príncipe azul descoberto num... Castelo Branco

O Desporto ao Minuto conta-lhe a história do jovem avançado do Belenenses SAD que esta jornada, aos 20 anos, se estreou a marcar na Primeira Liga, no embate com o Sp. Braga.

Kikas

© Global Imagens

Fábio Aguiar
25/02/2019 08:14 ‧ 25/02/2019 por Fábio Aguiar

Desporto

História

Corria o início do século XXI e Kikas era já um nome bem conhecido no futebol do distrito de Castelo Branco. Com passagens por vários clubes, Rui Rodrigues, de seu nome, alimentava a sua paixão e, sem dar por isso, transmitia-a, aos poucos, ao pequeno João Diogo, o seu filho, que aos cinco anos era presença assídua em cada treino e em cada jogo. Cerca de 15 anos depois, muita coisa mudou. O então médio trocou os pelados pelo sofá e foi de lá que viu, pela televisão, o seu menino concretizar um dos seus maiores sonhos de outros tempos: marcar um golo na Primeira Liga. 

Aos 20 anos, o 'novo' Kikas justificou a aposta do técnico Silas, abriu caminho à vitória do Belenenses SAD, por 2-0, sobre o Sp. Braga, na Pedreira, e motivou um turbilhão de emoções ao pai, que, dois dias depois, ainda não disfarça a palpitação na voz.

"Foi uma emoção enorme! Depois do que aconteceu no último jogo, em que falhou dois golos com o Marítimo, era o que ele precisava. Foi uma sensação inexplicável. Qualquer pai sente um momento destes de forma diferente e eu, como também fui jogador, fiquei mesmo muito contente. Não há palavras para descrever o que senti naquele momento", começa por dizer Rui Rodrigues, à conversa com o Desporto ao Minuto, admitindo que, ao ver a bola entrar na baliza de Tiago Sá, a sua cabeça 'recuou' automaticamente no tempo.

"Ele começou muito cedo a dar os primeiros pontapés na bola aqui na rua. Já era assim... Sempre me acompanhou para todo o lado. Esteve comigo no Benfica e Castelo Branco, no Escalos, no Oleiros, enfim, em todos os clubes onde joguei. Ia sempre comigo para todo o lado. O vício do pai passou para o filho", recorda, bastante emocionado.

Foi desta forma, correndo pelos campos do interior do país, que o agora avançado dos azuis despertou o 'bichinho' da bola. Natural de Castelo Branco, foi aí, nas escolas do Benfica local, que deu os primeiros passos. Com apenas 10 anos, o talento já era evidente. A experiência nas escolas do Sporting serviu para confirmar que, de facto, João Diogo tinha algo diferente. O regresso a casa levou para o Desportivo de Castelo Branco e o crescimento não mais parou, até chegar aos 16 anos, altura em que conheceu aquele que é hoje, mais do que empresário, um grande amigo: Nuno Correia.

"Foi o seu 'faro' de golo que me despertou a atenção quando o vi pela primeira vez. Aquele instinto que ele tinha e que tem e que o coloca sempre no caminho da bola. Este golo ao Sp. Braga é o que eu chamo um golo 'à Kikas', pois estava no sítio certo à hora certa para marcar. Sempre foi assim, uma coisa que nasceu com ele", refere o agente, que levou Kikas para a formação do V. Guimarães, em 2014, não escondendo a felicidade por ver o jovem alcançar o tão ambicionado feito: "Foi uma emoção muito grande, pois uma avançado vive de golos e ver o Kikas marcar pela primeira vez no principal escalão do nosso futebol foi especial. Foi o coroar de todo o trabalho, de toda a dedicação e de todo o empenho."

Ao longo de todo este trajeto, a família e os amigos têm sido os principais pilares de sustentação do atacante. "Falamos todos os dias, seja por telefone ou por mensagens. Ainda antes do jogo de Braga lhe mandei uma mensagem a desejar boa sorte. Nesse aspeto, estamos sempre juntos", confessa o pai, grato também pelo trabalho de Nuno Correia. "Teve um grande mérito no percurso do João", frisa ainda.

Notícias ao MinutoKikas, aqui com o seu empresário, Nuno Correia, transferiu-se do Benfica e Castelo Branco para o Belenenses SAD no último defeso.© Facebook Kikas

Passo atrás para 'explodir' em casa

Se Guimarães ficou eternizada como a cidade Berço, pode dizer-se que Kikas nasceu mesmo... em Castelo Branco. A aventura nos vimaranenses 'lapidou', no entanto, o diamante, que viria a brilhar a alto nível... em casa. Depois de duas épocas no Minho, o jovem voltou novamente atrás e ingressou no Benfica e Castelo Branco, do Campeonato de Portugal, em 2017. Bastou uma temporada, com 20 golos em 30 jogos, para que o Belenenses SAD manifestasse interesse em contratá-lo. Tal como assumiu na conferência de imprensa após a partida com o Sp. Braga, Silas foi vê-lo 'in loco' e ficou encantado com a sua qualidade, dando o 'sim' para o acordo. 

Este 'salto' na carreira do craque não surpreendeu André Caio, então guarda-redes dos albicastrenses e um dos melhores amigos do novo camisola 98 dos azuis. "Ele sempre quis mais e mais. Trabalha como ninguém e é extremamente focado. Conheço-o desde miúdo e já cá de destacava pela capacidade física e instinto goleador. Como pessoa, é das mais humildes que já apanhei no futebol. Nunca espera nada de mau das pessoas, pois ele dá sempre o melhor. Gosta de ajudar toda a gente", conta o guardião, que também já passou pela formação do FC Porto, à conversa com o nosso site, após o jogo frente ao Oleiros

Notícias ao MinutoAvançado assinou 20 golos em 30 jogos ao serviço do emblema albicastrense na na última época.© Facebook Kikas

Aprovação de (antigo) capitão

Quando chegou ao Belenenses SAD, Kikas deparou-se com uma realidade totalmente distinta. Cidade, clube, companheiros e, claro, divisão, tudo mudou na vida do goleador albicastrense. De uma equipa do Campeonato de Portugal, o jovem passou para um dos históricos do futebol português, liderado por dois técnicos que em tempos foram suas referências, Silas e Zé Pedro, e cujo plantel era também capitaneado por um jogador já com larga experiência nacional e internacional, Fredy. O Desporto ao Minuto também falou com o angolano e os elogios para a nova 'conqueluche' dos azuis são mais que muitos.

"Como pessoa, é cinco estrelas! É um miúdo cinco estrelas, com um coração enorme, adora estar sempre a rir e quando chegou foi muito correto e educado. Sempre bastante respeitador, alegre, muito boa gente mesmo", começou por referiu o jogador que na reabertura do mercado rumou à Turquia para representar o Antalyaspor.

"É um jogador que gosta de trabalhar, de aprender, é rápido, finaliza bem e tem uma qualidade boa que poucos têm: gosta de dar muita profundidade e não tem receio de arriscar. Isso é muito importante. Acredito que vai ter um bom futuro", acrescentou.

Notícias ao MinutoO jovem começou a despontar no Desportivo de Castelo Branco, antes de se mudar para o V. Guimarães.© Facebook Kikas

A surpresa ao amigo depois de marcar ao Sp. Braga

Apesar de ter conseguido cumprir um dos seus grandes objetivos este fim-de-semana, até foi Kikas a dar uma prenda a André Caio. Depois do golo no Estádio Municipal de Braga, o jovem aproveitou a folga, viajou para o interior do país para rever a família e acabou por surpreender o amigo de longa data.

"É engraçado que eu fiz anos no sábado e ele veio de Lisboa de propósito e fez-me uma surpresa. Estava tranquilo, ele é mesmo assim. Nós até nos metemos com ele e até fica meio tímido", assinala o... antigo 'motorista': "Quando ele estava em Castelo Branco era sempre eu que o ia buscar e levar."

Notícias ao MinutoAndré Caio [à direita assinalado] conhece Kikas [à esquerda assinalado] desde a infância.© Facebook Kikas

O 'albino' que no bilhar não acertava uma

Além dos inúmeros episódios protagonizados dentro de campo, André Caio e Kikas já somam muitas histórias fora do futebol e, segundo o guardião albicastrense, o avançado fez bem em dedicar-se totalmente ao futebol.

"Costumávamos jogar muitas vezes bilhar e ele nunca ganhava. À melhor de três, perdia sempre. Impressionante", recordou, entre risos, desvendando um dos 'alcunhas' do jogador: "Sempre foi muito branquinho e nós gozávamos por isso. Até lhe chamamos albino. Quando ele publica alguma foto com roupa branca, perguntamos logo se está sem camisola."

Notícias ao MinutoPai continua a ser o principal suporte do jovem avançado do Belenenses SAD, depois de todo um percurso lado a lado. Aqui, comemoraram juntos um título distrital no Desportivo de Castelo Branco.© Facebook Kikas

Futuro com os pés bem assentes no chão

Tranquilo e confiante, Kikas não se entusiasma com o momento. Família e amigos garantem que o atacante encarou este feito com total naturalidade e que o pensamento já está no regresso ao trabalho. "É um jovem, está a dar os primeiros passos, tem tido oportunidades e acredito que vai provar que as merece, pois já demonstrou que quando tem minutos faz golos. Penso que vai chegar longe, pois aquele instinto matador é especial, algo que nasceu com ele. Tem que continuar assim", frisa Nuno Correia, numa opinião partilhada pelo pai.

"Eu sou suspeito para falar dele, pois é meu filho. Sei que ele tem muitas qualidades, mas tem que ter os pés bem assentes no chão. É uma boa fase, certamente marcante, mas só será importante se tiver continuidade. Tem que trabalhar mais ainda e manter-se sempre focado. O tempo o dirá o que isto vai dar", conclui.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas