Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Alfa Romeo 4C Spider: São 240cv (e não só...) de pura raça italiana

Está longe de ser uma novidade no mundo automóvel, mas há muito que queríamos experimentar este pequeno ‘demónio’ lançado numa altura de renascimento para a Alfa Romeo.

Notícias ao Minuto

09:47 - 27/02/19 por Ruben Valente

Auto Análise

Mamma mia! É o que nos apraz dizer mal pisamos pela primeira vez o acelerador no Alfa Romeo 4C Spider. Um supercarro com alma própria, que está longe de agradar aos comuns condutores do dia-a-dia. Porquê? Já lá vamos…

O Desporto ao Minuto fez-se à estrada com este modelo da marca de Arese e, acredite, há muito que dizer sobre o 4C Spider. Produzido na fábrica da Maserati de Modena,  este é o ícone moderno da marca, pois representa a essência desportiva inscrita no ADN Alfa Romeo.

Automóveis como o Mito ou o Giuletta foram feitos a pensar nas vendas, já este é claramente um regresso à imagem do ‘cuore sportivo’ que a Alfa Romeo habituou os seus amantes.

Exterior

Simplesmente deslumbrante. A carroçaria do 4C faz transparecer tudo aquilo que ele é na estrada. Um puro desportivo com uma frente bastante agressiva e uma traseira com umas ‘ancas’ bem delineadas.

Se gosta de um automóvel discreto, esqueça. Este não é o carro certo para si. Colado ao chão, grelhas a acompanhar toda a parte frontal, um pára-brisas apenas, vidro da porta cortado, jantes de 18’ com pinças amarelas, ponteiras Akrapovic. Enfim, um design de um puro superdesportivo italiano e uma linha que é como o algodão: Não engana, porque neste caso todos diriam que este é um verdadeiro modelo à imagem da Alfa Romeo.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Interior

Dentro do habitáculo é onde as nossas críticas mais se acentuam. Por mais acabamentos de qualidade e fibra de carbono que a Alfa Romeo apresenta no 4C, fica a ideia que o interior de um automóvel que ronda os 91 mil e 500 euros peca pela sua simplicidade em demasia.

Percebemos a ideia de que a marca italiana quis dar ao condutor a imagem de que está num carro de corrida. E a verdade é que conseguiu, mas digamos que este não é um amigo para o seu dia-a-dia. Dando um exemplo, se quiser colocar a sua carteira em algum lado, o melhor é levar umas calças largas, porque não vai encontrar local para a colocar.

O rádio Alpine dá ideia de que recuámos mais de 10 anos no mundo automóvel, mas vamos ser sinceros: um rádio faz tanta falta a um Alfa Romeo 4C como um grão de areia faz falta a um deserto.

A direção é, como se diz na gíria, assistida a braços, o que dificulta as manobras de estacionamento. Porém, é o ideal para um automóvel que pesa menos de 1000kg e que contém um motor central com 240cv de potência. As curvas não se fariam da mesma forma com outro tipo de direção.

De resto, os bancos revestidos a pele e alcântara dão o conforto necessário ao condutor e ao passageiro, o painel de instrumentos é digital e os botões apresentados são os indispensáveis a quem quer aquilo que o 4C mais oferece: adrenalina.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto 

Na estrada

Mal colocamos o pé no travão e ligamos a ignição, pensamos… Nossa senhora! O ruído do motor é música para os ouvidos de qualquer ‘petrolhead’ - se estiver no modo desportivo então ainda melhor. Se o visual do 4C Spider já torna o automóvel pouco discreto, o barulho rouco do motor de quatro cilindros de 1750cc faz com que aumentem ainda mais os olhares indiscretos.

Mas vamos ao que interessa. Começando pelos botões de condução, temos a opção ‘1’, ‘N’ e ‘R’. Fácil, simples e prático. Depois é escolher o modo: Neutral, Dynamic (desportivo) ou All Weather, a pensar nos dias em que o piso está mais escorregadio.

A suspensão McPherson assenta que nem uma luva neste pequeno ‘demónio’, que não é fácil de domar. A adrenalina que o 4C Spider transmite é uma autêntica loucura e é caso para dizer que a Alfa Romeo investiu tudo, mas tudo, num automóvel que até é capaz de nos fazer suar num dia frio de inverno, não tivesse ele uma velocidade máxima de 258 km/h.

Lauch control e… é ver o 4C Spider a atingir os 100 km/h nuns fantásticos 4,5 segundos. É um automóvel com alma própria, que exige dedicação, compromisso e uma mestria atrás do volante. Há superdesportivos e superdesportivos, e este não é, de todo, um dos mais dóceis de conduzir. No entanto, o peso (menos de 1000 kg), o seu baixo centro de gravidade e as rodas colocadas no extremo da carroçaria  fazem com que seja apetecível arriscar o máximo a cada curva.

Porém, como já referimos, este é um carro que para o dia-a-dia não é amigável. Qualquer irregularidade ou buraco na estrada é sentido dentro do habitáculo. Quanto à caixa automática comporta-se de forma fantástica, tendo também a opção de mudar as relações de forma sequencial com a ajuda das patilhas atrás do volante. Que na nossa opinião poderiam ser um pouco mais compridas a acompanhar todo o volante, à semelhança do que acontece com o Giulia. No fundo, um pequeno reparo, que em nada abala o prazer imenso de conduzir este 4C.

Relativamente aos consumos, vamos ser honestos: quem adquire um Alfa Romeo 4C Spider com um motor 1750 Turbo não pode estar muito preocupado em poupar gasolina. Chegámos a fazer uma média de 10,1 litros aos 100, mas logicamente quisemos ver o que valia este puro italiano. A andar de uma forma regular, sem esforço, o 4C é capaz de fazer médias a rondar os 8 litros, apesar da marca italiana dizer-nos que este modelo consegue um consumo combinado de 6,8 litros/100km.

Veredicto final

Este é um carro para quem sabe exatamente o que quer. Para quem sabe o que pode esperar do Alfa Romeo 4C. E em boa verdade, o que é que se pode esperar? Um superdesportivo com alma, capaz de nos injetar boas doses de adrenalina, um automóvel pensado quase exclusivamente para o prazer puro e duro de um condução desportiva.

Não, não é um carro para levar para o trabalho. Não, não é um carro para grandes viagens (até porque a mala é minúscula). É um automóvel para nos transmitir emoções na estrada, não fosse esse exatamente aquilo que a Alfa Romeo prometeu desde 1910: “La Meccanica delle Emozioni”.

Preço da versão ensaiada: 91.643,98€

Percorra a galeria de imagens que preparámos para si!

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório