Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

"Os miúdos dormem nos mesmos colchões que há 16 anos"

Presidente dos leões fez o balanço da situação do clube desde a sua tomada de posse, em setembro de 2018.

"Os miúdos dormem nos mesmos colchões que há 16 anos"
Notícias ao Minuto

18:59 - 22/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Frederico Varandas

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, fez esta sexta-feira à tarde, a partir das 18 horas, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio de Alvalade, um balanço da situação do clube desde a sua tomada de posse (setembro de 2018).

"Impõe-se a verdade sobre o 'Estado da Nação'", anunciou o clube. Recorde-se que o Sporting foi esta quinta-feira eliminado das competições europeia, com a paragem final a ser feita em Villarreal, onde os leões tombaram para os 16-avos de final da Liga Europa. Não esquecer que para o campeonato, os pupilos de Marcel Keizer estão na quarta posição, a nove pontos do líder FC Porto.

Confira as declarações do líder verde e branco Frederico Varandas.

Frederico Varandas começa por anunciar que, nesta conferência de imprensa, vão ser debatidos vários assuntos: auditoria, situação financeira do Sporting, marca Sporting e a estratégia do futebol profissional.

Auditoria: Sociedade de advogados MGRA, empresa que em 2018 contratou o sogro de Bruno de Carvalho para associado. 1,7 milhões de euros em três anos. O Sporting gastou, com uma só empresa, mais de 50% do que gastou com todas as outras de advocacia em 16 anos. O nosso departamento jurídico não tem visibilidade sobre o trabalho que foi feito por eles. Segundo a descrição das faturas, o Sporting pagou 1,7 milhões por trabalhos como: assuntos da presidência, agenda reunião Sporting, preparação de reunião, vários contactos com Bruno de Carvalho, ponto de situação, correspondência com o presidente, contactos com o presidente, aconselhamento ao presidente. Xau Lda: o departamento de merchandisng não conhece a empresa. Batuque FC, clube de Cabo Verde e um direito de preferência sobre sete jogadores não identificados. Em janeiro de 2018 foi solicitada pela SAD uma minuta do contrato. O valor de 230 mil euros foi liquidado e nunca restituído.

Claques: As claques tinham direito a 875 bilhetes do clube e podiam comprar mais 1000 ao preço mais barato, por outro lado têm direito a receber 50% quotização dos sócios que estão inscritos nas claques. Desde 2013 a dívida passou de 115 para 780 mil euros, segundo o valor que apurámos, sendo que a sua totalidade pertence quase por completo à Juventude Leonina. É legítimo as claques criticarem a situação da equipa, então é legítimo eu criticar a exibição das claques. E confesso que não gostei da atitude das claques nos últimos dois jogos em casa. Querem um grupo com maior talento da formação? Nós também. Mas sabem a principal razão de não termos um grupo assim? Eu lembro: 14 de maio de 2018. Hoje quando o clube se está a reerguer, voltámos a receber ameaças intimidatórias. Vejo exigências de quem, elementos de claques a protestarem com sócios anónimos.  Eu pertenci à Juventude Leonina, havia excessos, havia, mas havia um amor puro pelo clube. Havia um dar sem receber nada em troca, hoje não reconheço esse espírito. Hoje vejo um negócio. Enquanto aqui estiver, o Sporting não volta a ficar refém de nenhuma claque. Enquanto nós estivermos aqui, não haverá ninguém acima do sócio anónimo que paga as suas quotas e os seus bilhetes.

Sócios: A 9 de setembro, o Sporting tinha 84 mil sócios pagantes, 39 mil não pagam quotas há mais de cinco anos. Há 51 mil que não pagam há mais de três anos. O objetivo é crescer, mas com verdade. Temos ambição de crescer 50% de sócios pagantes.

Compra de jogadores: Desde 2013 comprámos 108 jogadores. Sabem quantos jogaram mais de 1000 minutos na equipa A? 68. Comprou 38 jogadores diretos para a equipa B, nenhum chegou à equipa A e a equipa B desceu de divisão.

Diagnóstico desportivo do futebol profissional: O Sporting nas últimas duas épocas teve os maiores orçamentos da época e ganhou uma Taça da Liga, nos últimos cinco anos ficámos por três vezes em terceiro lugar. Em junho de 2018, o clube perdeu cinco titulares e a principal promessa da sua formação. Nós conseguimos recuperar dois jogadores, e a direção de Bruno de Carvalho conseguiu colmatar essas saídas com as contratações de Viviano e Bruno Gaspar. A Comissão de Gestão contrata Diaby e ainda o empréstimo de Gudelj. Dia 9 setembro entramos nós: com um plantel desequilibrado e uma massa salarial elevada. Não é esta a visão que queremos. Queremos um plantel equilibrado, em que hajam grandes figuras mas em que todos possam jogar e acrescentem qualidade. Este mercado de janeiro diz muito da maneira como trabalhamos: entraram cinco jogadores, saíram oito e o Sporting reduziu a folha salarial em 10 milhões de euros por ano... e a qualidade do plantel aumentou. Todos têm capacidade para jogar. Quero dar a garantia a todos os sportinguistas que nenhuma contratação vai ser investigada pelo Ministério Público, como Alan Ruiz que foi anunciado por 3,9 milhões mas depois aparece por oito no Relatório e Contas. 

Formação: Hoje em dia a pirâmide está invertida. Temos mais miúdos na Academia, do que no polo universitário. Há miúdos na Academia que praticamente não jogam. Planteis demasiado grandes. Abandonámos a Academia e as estruturas da Academia. Sabem qual é a duração máxima de um relvado? Dez anos. Sabem quanto é que custa remodelar um relvado? 200 mil euros. E os relvados da Academia não estão em condições. Os juniores e o futebol feminino treinavam em campos com buracos. Os atletas da formação dormem  com a mesma mobília que há 16 anos. Com os mesmos colchões que há 16 anos. O ginásio está igual, as máquinas rasgadas, tudo igual a 2002, com a data da inauguração. O Sporting num ano vendeu Slimani e João Mário, recebeu 70 milhões e deixaram a Academia assim. Nós não acreditamos na sorte, acreditamos no trabalho. Nós estamos a mudar campos e os quartos dos míudos. Eu aposto no reconhecimento e na inteligência, na uniformização de procedimentos e controlo de treino. Todos os treinos são monitorizados. Hoje os juniores já treinam em campos com dignidade e já construímos cinco campos. Nem Roma, nem a Academia de Alcochete se construíram em cinco dias. As medidas que aqui a anunciei vão ter resultados a médio/longo prazo. Estragar é muito rápido, voltar a fazer demora tempo.

A promessa de um Sporting campeão: Não se vence à custa dos gritos e do histerismo, não se vence na base da ameaça, não se vence com demagogia, com populismo e venda de ilusões. Mas também não se vence a bater com a mão no peito duas ou três vezes, quando se trabalha mal durante a semana. As camisolas por si não vencem jogos, porque seja ela qual for eles não vencem por a vestir. É a qualidade que nos faz ganhar. Capacidade e conhecimento fazem ganhar jogos. E para isso é preciso estabilidade. Sem estabilidade ninguém vence, ninguém luta pelo quer que seja. Olhem para o tempo que os nossos  rivais demoraram a ganhar. Sabemos o que é preciso para o Sporting ser um crónico campeão. E não vamos vacilar. Não foi por termos vencido a Taça da Liga que alteramos a nossa estratégia, assim como não a alterámos na nossa primeira derrota. Quando se tem um rumo bem definido, não se treme. Se temos dúvidas à primeira derrota então não vamos chegar a lado nenhum. Este clube nunca mais sai da  espiral negativa e de quase duas décadas sem ser campeão se percorrermos o caminho da histeria e do pânico. O futuro é Sporting. Sporting sempre.

Saída de Peseiro: Sabemos para o que viemos, isto é um clube desportivo que vive de resultados. Mas se julgam que é chegar aqui e gritar que é preciso atitude, é, mas não chega. Em relação a Peseiro, entendemos que não fazia parte do nosso rumo.

Ameaças recebidas: As ameaças para mim são muito relativas desde o verão de 2018. Esta equipa está a reerguer-se, mas está a receber ameaças intimidatórias antes dos jogos. 

Resposta a Bruno de Carvalho: Um mentiroso compulsivo será sempre um mentiroso compulsivo. O Senhor Bruno de Carvalho já obrigou os sócios do Sporting a saírem duas vezes de casa para dizer que o seu lugar é em casa e em relação à acusação de estar a planear a minha candidatura desde 2012... é ridículo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório