Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jorge: Rédea curta e exigência máxima de Conceição fez nova vítima

Soares, Marega, Casillas, Bazoer, são alguns exemplos disciplinares que marcam o reinado de Sérgio Conceição no FC Porto.

Jorge: Rédea curta e exigência máxima de Conceição fez nova vítima
Notícias ao Minuto

07:21 - 21/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Quem conheceu Sérgio Conceição como jogador, sabe que o agora técnico, jamais aceitava uma derrota de ânimo leve. Como diz o ditado popular, o técnico de 44 anos 'não gosta de perder nem a feijões' e tem passado essa exigência para os que são agora seus jogadores.

Felipe, em entrevista ao Goal, caracterizou precisamente essa faceta do técnico, lembrando que Conceição, para quem possa não o perceber, poderá até parecer intrusivo ou chato.

"Ele tem mesmo essa rédea nas mãos, ele puxa mesmo. Isso, claro, sem fazer o jogador perder a confiança. Está sempre a cobrar mais e mais, reconhece que o jogador pode dar mais, mesmo que esteja a viver o melhor momento. Ele foi jogador, então sabe como é. Procuro entender o lado dele, até porque às vezes pode parecer que está a pegar muito connosco ou que é chato", desabafou o central que comanda a defensiva azul e branca.

Esta quarta-feira, depois de uma ausência prolongada de competição, após o que os jornais desportivos narraram como mau comportamento, Jorge foi relegado para a equipa B, mas o caso do defesa não é único, havendo já a registar vários episódios.

Soares: O avançado que voltou a pedido do plantel

"As coisas foram resolvidas internamente. Tenho um grupo de homens com caráter e personalidade. Tenho de falar nestes assuntos, obrigatoriamente. Não gostei. O Soares retratou-se publicamente, mas mais importante que publicamente, é dentro do balneário. Foi tudo tratado olhos nos olhos. A porta está entreaberta, agora cabe ao Tiquinho saber se entra ou fica na parte de fora", afirmou Sérgio Conceição a 29 de janeiro do ano passado, quando o técnico ficou desagradado com o comportamento do brasileiro no jogo da meia-final da Taça da Liga, com o Sporting.

No caso, o jogador não gostou de ser substituído para dar o lugar a um companheiro, mostrando, com as cameras de televisão a filmar, todo o seu desagrado.

Pazes feitas, Tiquinho é agora peça imprescindível para Conceição, sendo que o avançado soma 17 tentos marcados esta temporada. 

Entre a saída ou a permanência, Marega foi vítima de si mesmo

Com proposta para sair no verão para o West Ham, uma proposta que enchia os olhos do jogador, mas também os cofres do Dragão - os ingleses ofereciam 30 milhões de euros -, o maliano acabou por ter de pedir perdão para voltar à equipa. 

Tendo feito braço de ferro com o seu treinador, o potente avançado azul e branco começou a temporada afastado do jogo da Supertaça, quando no dia 2 de agosto acabou por ser afastado do grupo de trabalho. Voltou três semanas mais tarde, tendo-se desculpado no balneário perante a equipa. 

Hoje é o segundo melhor marcador dos portistas, somando 16 golos em 31 jogos já disputados, caminhando para o registo da temporada anterior, quando apontou 23 tentos em 41 encontros.

Conceição imitou Mourinho e sentou Casillas no banco

Se na sua passagem pelo Real Madrid José Mourinho se tornou (ainda mais) polémico ao sentar Iker Casillas no banco suplentes, Conceição não teve dificuldades em sentar o internacional espanhol ex-merengue. Depois de algumas prestações que não agradaram ao treinador, o técnico deu oportunidade a José Sá de assumir a baliza azul e branca.

Durante vários jogos foi o português a ocupar o agora lugar cativo de Casillas, mas a goleada aplicada pelo Liverpool (5-0), foi suficiente para fazer regressar o mais titulado do planeta à baliza, mas não sem antes uma conversa 'pública'.

"Casillas? Eu dei-lhe uma palavra, falei à frente do grupo, era de louvar um jogador que estava no banco e que conquistou tudo o que conquistou. Mas temos lá em baixo o museu, o futebol é o momento, e naquele momento ele não merecia jogar. Saiu da equipa como outro jogador qualquer e voltou", atirou Conceição para explicar a situação do guardião espanhol, num caso que também mereceu apreciação do visado.

"Falei com o mister, ele tinha a opinião dele. No princípio dói, se isso não acontecer é porque já não sentes o futebol. Tive de começar a mudar o meu pensamento e voltar a conquistar com competência, trabalho e esforço. Passei a jogar as taças e tentei ajudar a equipa", confessou Casillas numa entrevista ao Porto Canal, já em janeiro deste ano.

Bazoer: Remar contra a maré é proibido quando há título à vista

Foi um dos casos menos sentidos porque não contava para as opções de Conceição, mas mesmo assim mereceu destaque de conferência de imprensa e explicação aprofundada. 

Desagradado com o comportamento do jogador, o técnico portista afastou o médio holandês para a equipa B, mas guardou-lhe algumas palavras antes de o remeter para o Utrech. Tudo por causa de um atraso no regresso aos trabalhos, depois de compromissos para seleções. 

"Quando digo que há certas situações que ficam à porta do Olival, esta não é para ficar à porta, mas sim para ficar cá dentro. O Bazoer está de parte, não estará no jogo de amanhã. De qualquer maneira, sabem como é a minha forma de pensar. Quando há algum ato que sai fora dos carris ou do barco, quando estamos todos a remar para o mesmo lado, mas há um que mete o dedo de fora no sentido contrário, e por essa unha o barco vai mais devagar... pode ser o suficiente para perdermos o campeonato no final da época. Não quero isso. Tudo o que seja remar contra a nossa maré, tem vida difícil. Muitas vezes é o próprio grupo de trabalho que pensa assim. Tenho gente verdadeiramente comprometida. Quem não está dessa forma não pode estar no grupo", disparou o técnico a 1 de dezembro de 2018 para explicar a situação do jovem centrocampista.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório