Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Leão dá prova de vida e volta a rugir... sob batuta do capitão Fernandes

Sporting precisava de vencer e assim o fez, com uma exibição convincente que deixa os verde e brancos a quatro pontos do terceiro posto, ocupado pelo Sp. Braga e a nove do líder FC Porto.

Leão dá prova de vida e volta a rugir... sob batuta do capitão Fernandes
Notícias ao Minuto

21:45 - 17/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Resumo

Resumo da partida: Pressionado a vencer, pressionado a provar-se, o Sporting de Marcel Keizer entrou este domingo, em Alvalade, frente ao Sporting de Braga, completamente solto e arrancou para um triunfo sem contestação (3-0). 

Com algumas alterações táticas no onze, para lá da alteração do figurino titular face ao jogo com o Villarreal, o Braga parece ter sido surpreendido pelo posicionamento da equipa do Sporting. 

Controlando as incidências a meio campo com um duplo pivot defensivo, formado por Wendel e Gudelj, Keizer soltou na frente três verdadeiros diabos para a defesa bracarense.

Bruno Fernandes e Diaby colaram-se nas costas de Bas Dost a baliza de Tiago Sá foi ameaçada constantemente. O golo, esse, chegou de bola parada, já depois da meia hora de jogo, com um tiro, sem ângulo, de Bruno Fernandes de livre direto.

Até ao final do primeiro tempo, meio apática, a formação orientada por Abel Ferreira tentou forçar o golo, mas sem sucesso, uma vez que a defensiva verde e branca esteve 'certinha'.

No segundo tempo, o Sporting voltou a entrar pressionante e solto, com o Sporting de Braga a mudar uma peça no xadrez inicial que apresentou em Alvalade, com a saída de Esgaio para a entrada de Wilson Eduardo.

Com dificuldades em chegar ao ataque, com Renan praticamente como espectador durante o primeiro tempo, os arsenalistas viram o Sporting adiantar-se novamente no marcador, da marca de grande penalidade, após uma boa jogada de Diaby. Bas Dost, quem mais, marcou, atirando a bola para o lado e o guarda-redes para outro.

A necessitar de correr atrás do resultado, a formação bracarense acertou pela primeira vez na baliza de Renan ao minuto 63, por Wilson Eduardo.

Ciente da necessidade de agitar o jogo, quando se preparava para mexer, Abel viu a sua equipa sofrer novo golo. Depois de um lançamento lateral, Bruno Fernandes soltou-se, centrou para a área e deixou Bas Dost sozinho à frente da baliza. João Novais sairia segundos depois, para a entrada de Aílton.

Até ao final da partida, destaque para o baixar de linhas do Sporting, promovendo várias alterações e à falta de soluções dos bracarenses, que nunca conseguiram incomodar Renan. 

O destaque da partida tem de ser dado a Wendel, uma verdadeira formiga trabalhadora, quer defensivamente, quer a ligar o jogo ofensivo da sua equipa, deixando Bruno Fernandes mais solto para missões ofensivas.

Momento da partida: Livre de Bruno desbloqueou o jogo. O golo de Bruno Fernandes, ainda na primeira parte, fez os leões respiraram de alívio e tudo se tornou mais fácil para os comandados de Keizer. 

Minuto a minuto:

90+2' - Final da partida. O Sporting vence (e convence) o Sporting de Braga (3-0) em Alvalade e dá prova de vida de estar na corrida.

90' - Mais dois minutos de compensação.

90' - Que tiro de Bruno Fernandes, do meio da rua, de bola parada. Tiago Sá estica-se e defende a bola no ângulo, com relativa facilidade. 

86' - Jogo muito quezilento nesta fase, com Jorge Sousa a recorrer aos cartões para tentar acalmar os ânimos das duas equipas.

85' - Cartão amarelo para Raúl Silva.

84' - Cartão amarelo para Fransérgio.

83' - Cartão amarelo para Luiz Phellype.

82' - Cartão amarelo por perda de tempo na cobrança de um pontapé de baliza.

81' - Substituição no Sporting: Sai Wendel, tocado, e entra Doumbia.

79' - Substituição no Sporting: Sai Diaby e entra Raphinha.

79' - Dyego Sousa remata ao lado da baliza de Renan.

77' - O Sporting tem dominado a partida, face a um Sp. Braga incapaz de responder com perigo apesar da muita vontade demonstrada.

76' - Substituição no Sporting de Braga: Sai Paulinho, entra Ryller.

74' - Cartão amarelo para Gudelj.

70' - Substituição no Sporting: Sai Bas Dost, entra Luiz Phellype.

69'- Substitução no Braga: Sai João Novais, entra Aílton.

68' - Golo do Sporting, volta a marcar Bas Dost. Que desatenção defensiva. Bruno Fernandes cruzou após lançamento na linha lateral.

66' - Bas Dost falha o cabeceamento com tudo para fazer o terceiro dos verde e branco. Que belo cruzamento de Ristovski. 

65' - Wilson Eduardo obriga Renan a defesa apertada, apesar de a bola ter ido à figura do guardião. Apenas o primeiro remate enquadrado e o terceiro à baliza do Sporting.

62' - Paulinho em fora de jogo ainda chegou a assustar Renan Ribeiro. Lance de perigo para o Sp. Braga.

59' - Bruno Fernandes volta a tentar a longa distância. A bola não sai muito longe da baliza de Tiago Sá.

55' - O Sporting vai controlando a partida com o Sp. Braga a correr atrás do prejuízo.

Confira o golo de Bas Dost, de grande penalidade

50' - Golo para o Sporting!! Golo de Bas Dost de grande penalidade, o 20.º do holandês esta temporada.

49' - Amarelo para Claudemir.

48' - Penálti para o Sporting: Diaby sobre falta e Jorge Sousa aponta para a marca de grande penalidade.

47 - Amarelo para Wendel.

46' - Substituição: Wilson Eduardo entra para o lugar de Ricardo Esgaio.

46' - Recomeça a partida no estádio de Alvalade.

Relembre o 'golaço' de Bruno Fernandes

45' - Intervalo em Alvalade. Jorge Sousa deu apenas um minuto de compensação no primeiro tempo.

A mensagem das claques do Sporting para Montero

44' - Passe longo para Paulinho, com o atacante bracarense a surgir na área adversária, mas a jogada é travada por Jorge Sousa, por fora de jogo.

40' - Cartão amarelo para Ristovski por entrada dura sobre João Novais.

34' - Que golo, gooolloooooo! Bruno Fernandes, sem ângulo, de livre, põe o Sporting na frente do marcador. Descaído para a direita, o internacional português bateu Tiago Sá. 

31' - Remate de João Novais por cima da baliza de Renan Ribeiro.

30' - Que perigo para o Sporting de Braga. Contra-ataque pelo lado direito com a bola a ser cortada à última hora para canto. 

25' - O Sporting está bem no jogo e vai dominando quase de forma completa. Os leões já enquadraram alguns remates, mas ainda não conseguiram desfeitear Tiago Sá. Abel Ferreira parece ter sido surpreendido pela colocação tática dos atletas do Sporting, com Diaby e Bruno Fernandes no apoio assumido a Bas Dost

20' - Wendel remata para defesa de Tiago Sá. Está bem o Sporting na partida.

18' - Mais um 'tiro' de Bruno Fernandes. Jogada pela direita, Bas Dost amortece para o internacional luso, que remata cruzado para defesa de Tiago Sá.

16' - Bas Dost, que perdida! Lançamento longo para Ristovski na frente de ataque, com o lateral a deixar o holandês na cara do golo, mas o remate de Dost sai frouxo. 

15' - Com as duas equipas bastante cautelosas, a partida tem sido muito jogada sobre o meio-campo. O Sporting está mais forte na partida e Keizer parece ter surpreendido com as suas opções táticas.

13' - Iniciativa atacante pelo lado esquerdo do ataque verde e branco afastada pela defensiva bracarense.

11' - Sequeira, lesionado, obriga a paragem da partida para receber assistência médica.

9' - Ricardo Esgaio remata por cima da baliza de Renan Ribeiro.

8' - O Sporting de Braga está agora mais pressionante no ataque, com os arsenalistas a instalarem-se no seu meio campo ofensivo.

5' - Depois de minutos iniciais de maior preponderância do Sporting, os bracarenses equilibraram as incidências da partida.

2' - O Sporting começa ao ataque... canto no primeiro movimento do jogo.

1' - Rola a bola no estádio de Alvalade. Sai a jogar o Sporting.

0' - Bruno Fernandes recebe prémio para melhor médio do mês de janeiro na Liga NOS.

0' - Prestes a começar a partida em Alvalade. Jorge Sousa e as duas equipas já estão no relvado.

Onzes:

Onze do Sporting: Renan Ribeiro; Ristovski, Coates, Ilori e Borja; Gudelj, Bruno Fernandes e Wendel, Diaby, Bas Dost e Acuña.

Suplentes: Salin, Jefferson, André Pinto, Raphinha, Geraldes, Luiz Phellype e Doumbia

Onze do Sp. Braga: Tiago Sá; Sequeira, Raúl Silva, Bruno Viana e Goiano; Claudemir, Fransérgio, João Novais e Ricardo Esgaio; Dyego Sousa e Paulinho.

Suplentes: Marafona, Ailton, Wilson Eduardo, Ryller, Eduardo, Ricardo Horta e Trincão.

Antevisão: Sporting e Sporting de Braga voltam este domingo a medir forças, desta feita para a Liga portuguesa, numa partida que poderá ditar e muito da sorte das duas equipas na corrida ao título de campeão português.

Os leões, a meio da semana perderam, no seu reduto, frente ao Villarreal, fechando um ciclo de vários jogos de resultados complicados para Marcel Keizer.

Alvo de muita contestação, o técnico holandês terá este domingo teste de fogo, até porque, segundo o noticiado, depois do encontro europeu foi apertado pelo próprio presidente, que se deslocou a Alcochete.

Por outro lado, Abel Ferreira, que há algumas semanas viu o seu Braga derrotada nas grandes penalidades na Taça da Liga pelos leões, quererá novamente marcar pontos na tentativa de afirmação dos guerreiros enquanto 'grande' do futebol português.

Assumindo que não pensa em qualquer vingança, o técnico dos arsenalistas lembrou que as suas equipas entram sempre para dentro das quatro linhas com o objetivo de vencer.

Continue com o Desporto ao Minuto e siga ao detalhe mais este encontro da 22.ª jornada da Liga portuguesa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório