Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O regresso aos bons velhos hábitos com um reforço que deixa água na boca

FC Porto voltou a vencer, depois de dois empates fora de casa, num jogo em que Sérgio Conceição deixou Pepe no banco de suplentes e apostou em Manafá.

Notícias ao Minuto

08:15 - 17/02/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Sérgio Conceição tinha prometido acabar com o ciclo de empates na receção ao Vitória de Setúbal e os jogadores do FC Porto não deixaram ficar mal o técnico português. Os dragões venceram, na noite de sábado, sem contestação os sadinos (2-0), em jogo da 22.ª jornada da I Liga e que contou com bons e... maus momentos.

Ponto prévio. O FC Porto venceu com inteira justiça um adversário que tentou adiar o golo da equipa da casa. O Vitória de Setúbal apresentou-se no Estádio do Dragão com as linhas muito juntas e um bloco baixo. Na frente estavam vários homens que poderiam criar problemas ao FC Porto, mas a bola pouca ou quase nada lhes chegou.

Os golos de Herrera (15') e Soares (65') foram assim consequências naturais de um jogo que apenas teve um sentido. 

Nota também para a alteração tática de Sérgio Conceição. O técnico do FC Porto remeteu Pepe para o banco de suplentes, recuperou a dupla de centrais - Felipe e Militão - que melhores resultados apresenta e apostou em Wilson Manafá na lateral direita. O jogador emprestado pelo Portimonense, e que é reforço de janeiro, exibiu-se a grande nível no Dragão e recuperou aquilo que tanta falta fez nos últimos jogos dos azuis e brancos: profundidade no corredor direito. Manafá não foi verdadeiramente testado ao nível defensivo, mas em termos ofensivos foi sempre uma mais valia durante os 90 minutos. Uma exibição que promete e que deve merecer novas chamadas ao onze inicial do FC Porto. No final da partida, Conceição explicou o porquê da alteração na defesa e deixou um recado aos comentadores. 

No entanto, nem tudo correu bem. Sérgio Conceição tem agora dois problemas. Um mais grave do que o outro. Danilo lesionou-se ainda na primeira parte e teve de ser substituído por Óliver. Além disso, o FC Porto também contará com mais uma baixa certa para a deslocação a Tondela, relativa à próxima ronda do campeonato. Tiquinho Soares viu o cartão amarelo na segunda parte, acumulou um saldo de cinco cartolinas na temporada e vai ter de cumprir um jogo de castigo. No meio de tantas baixas ofensivas, Conceição terá de lidar com mais uma. 

Vitória curto 

Ao quarto jogo, Sandro Mendes averbou a primeira derrota desde que assumiu o comando técnico da equipa do Vitória de Setúbal. Os sadinos não conseguiram criar grandes lances de perigo durante os 90 minutos e só incomodaram Casillas nos lances de bola parada. 

Na antevisão da partida, o técnico da equipa do Sado tinha pedido um jogo "quase perfeito" aos jogadores. Em termos defensivos, tal esteve longe de acontecer e no que diz respeito ao ataque as coisas também não correram bem. Fica a sensação de que o Vitória de Setúbal poderia, e deveria, ter feito mais. Há qualidade para tal, mas também há mérito do FC Porto em bloquear os ataques rápidos da formação setubalense. 

Uma palavra para Cristiano. O guardião do Vitória de Setúbal foi a melhor unidade dos sadinos ao evitar que o resultado fosse mais dilatado. Em ambos os golos fica isento de culpas. 

Se restavam dúvidas... 

Já aqui foi escrito que o jogo foi de sentido único e a consulta dos dados estatísticos não deixa espaço para qualquer dúvida. O FC Porto foi dono e senhor de um jogo que, diga-se, apenas foi mais repartido nos primeiros 15 minutos. A partir do primeiro golo, o desfecho da partida ficou praticamente decidido. 

Os dragões acabaram a partida com 72% de posse de bola e os sadinos apenas fizeram três remates à baliza de Casillas. Dois dados categóricos quanto à justiça do resultado. O triunfo permite ao FC Porto consolidar a liderança e esperar pelos resultados dos rivais Benfica e Sporting de Braga, segundo e terceiro classificado respetivamente. 

FC Porto vs V. Setúbal
21 Remates 3
72% Posse de bola 28%
16 Faltas cometidas 7
7 Cantos 2
3 Cartões amarelos 5
0 Cartões vermelhos  1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório