Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Pedraza' espanhola nas ambições europeias do leão

Golo solitário do avançado espanhol logo aos três minutos sentenciou a vitória do Villarreal sobre o Sporting na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

'Pedraza' espanhola nas ambições europeias do leão

Resumo

O Villarreal, penúltimo classificado do campeonato espanhol, que já não vencia um jogo desde o início de dezembro, adiantou-se, esta quinta-feira, na corrida por um lugar nos oitavos-de-final da Liga Europa, ao bater o Sporting, em Alvalade, por 1-0.

Alfonso Pedraza marcou o primeiro e único golo do encontro da primeira mão dos 16-avos-de-final logo aos três minutos de jogo, e obriga o conjunto verde e branco a vencer no Estádio de La Cerámica para seguir em frente na prova.

Bruno Fernandes, Coates e pouco mais… outra vez

Com uma equipa recheada de segundas linhas, como Salin, Petrovic, Miguel Luís ou Jovane Cabral, o Sporting, que tinha dado alguns sinais de melhoria no triunfo por 3-1 em Santa Maria da Feira, assinou uma exibição, no mínimo, pouco conseguida diante do Villarreal.

Com bola, os homens de Marcel Keizer demonstraram uma gritante incapacidade de conseguir construir jogo a partir da defesa, o que resultava, invariavelmente, em ‘balões’ de Coates para a frente, que, sem grande dificuldade, a defesa adversária ia conseguido ‘limpar’.

Sem ela, a falta de atitude era… avassaladora. Não foram poucas as vezes em que o ‘submarino amarelo’ se instalou no meio-campo leonino e trocou o esférico a seu bel-prazer. Uma apatia que se mostrou fatal face à eficácia dos espanhóis.

Logo aos três minutos de jogo, o ‘super-sónico’ Samuel Chukwueze ligou o turbo, ultrapassou Marcos Acuña e cruzou para a grande área, onde, sem qualquer oposição, Alfonso Pedraza rematou para o fundo das redes à guarda de Salin.

Com o passar dos minutos, os leões foram conseguindo estabilizar, ainda que pouco, o seu jogo. No entanto, de entre tantas bolas bombeadas para a grande área, pouco mais se viu do que um Coates a tentar fazer o que ninguém fez – assumir o jogo – e um Bruno Fernandes omnipresente, ainda que sem companhia.

Recuperação traída por Acuña

Na segunda parte, as equipas mudaram de campo, mas o jogo não mudou de figura. Apenas três minutos depois de Clément Turpin apitar para o início da segunda parte, o Villarreal dispôs de duas belas oportunidades para marcar.

Primeiro, foi Salin a ‘meter a pata na poça’, ao calcular mal uma saída, que Bacca não aproveitou. Logo depois, o francês redimiu-se ao defender um remate que parecia levar selo de golo por parte de Pedraza, após erro de Ristovski.

O Sporting só conseguiria, por fim, criar algum perigo à passagem dos 70 minutos. Primeiro, foi Bas Dost a atirar para uma defesa ‘gigante’ de Andrés Fernández. Depois, foi Raphinha a acertar em cheio no poste direito da baliza do Villarreal.

Começava a cheirar a golo em Alvalade, até que, aos 76 minutos, o ‘sangue quente’ voltou a trair Marcos Acuña. O internacional argentino, que já tinha um cartão amarelo, teve uma entrada mais dura sobre Raba, foi novamente admoestado e recebeu ordem de expulsão.

Sem mais qualquer alteração no marcador, o Sporting vê-se, assim, a somar duas vitórias nos dois próximos jogos, de forma a não condicionar ainda mais o cumprimento dos seus objetivos para a presente temporada: primeiro no domingo, diante do Sporting de Braga, para o campeonato português, e depois na quinta-feira, na ‘casa’ do Villarreal, para a Liga Europa.

Momento do jogo: Os cerca de 30 mil adeptos que marcaram presença em Alvalade ainda estavam a aquecer as cadeiras e já Pedraza fazia a festa do golo. Um autêntico balde de água fria, do qual o Sporting não mais conseguiria recuperar até final dos 90 minutos.

Acompanhamento

90+4' - Prossegue o 'festival' de cartões amarelos em Alvalade. Agora a Luiz Phellype, devido a uma entrada intempestiva sobre Funes Mori.

90+3' - Turpin volta a mostrar a cartolina amarela. Desta feita a Bruno Fernandes, por falta sobre Raba.

90+2' - Cartão amarelo para Cáseres. O jogador do Villarreal 'pegou-se' com Ristovski e foi castigado.

80' - Última substituição no Villarreal. Entra o reforço de inverno Iborra para o lugar de Fornals.

76' - Marcos Acuña recebe ordem de expulsão. O internacional argentino entrou sobre Raba e recebeu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.

75' - Raphinha fica a centímetros do golo! Após a marcação de um canto do lado direito do ataque leonino, o brasileiro acertou em cheio no poste.

74' - Nova alteração no Villarreal. Sai Samuel Chukwueze, para dar o lugar a Raba.

70' - Marcel Keizer esgota as substituições. Entram Luiz Phellype e Wendel, saem Jovane Cabral e Radosav Petrovic.

69' - Cheirou a golo em Alvalade! Num momento recheado de 'magia', Raphinha tirou um adversário da frente e cruzou para a grande área, onde apareceu Bas Dost a desviar para uma grande defesa de Andrés Fernández.

63' - Javier Calleja mexe na equipa. O treinador do Villarreal retira Trigueros e lança Cáseres.

56' - Mais um remate para o Sporting, mais um 'tiro' ao lado. Jovane Cabral, de primeira e de fora da grande área, falhou o alvo.

50' - Pedraza quase fazia o segundo! Ristovski atrapalhou-se com a bola e permitiu ao avançado disferir um remate forte, que foi travado por Salin.

48' - Susto na grande área do Sporting! Salin falhou na tentativa de socar um cruzamento. Valeu que Carlos Bacca não estava à espera e permitiu que a bola lhe batesse no rosto.

46' - Começa a segunda parte em Alvalade. A bola parte dos pés dos jogadores do Villarreal.

45' - Clément Turpin apita para o intervalo. O Sporting, que assina (mais) uma exibição desinspirada, recolhe aos balneários em desvantagem frente ao Villarreal, devido ao golo de Pedraza.

45+1' - Mais um cartão amarelo para o Sporting. Desta feita para Raphinha, por entrada dura sobre Pedraza.

42' - Ao fechar a primeira parte, o primeiro remate à baliza do Sporting. Jovane Cabral, do 'meio da rua', atirou à figura de Andrés Fernández.

32' - Sporting volta a tentar o golo. Marcos Acuña levantou a bola para a cabeça de Radosav Petrovic, que cabeceou por cima da baliza.

27' - Contrariedade para Marcel Keizer. Bruno Gaspar, lesionado, dá o lugar a Ristovski.

19' - Primeira oportunidade de golo (ainda que tímida) do Sporting. Bruno Fernandes combinou com Bas Dost e desferiu um remate fraco, que saiu ao lado da baliza do Villarrea.

15' - Mais um cartão amarelo para o Sporting. Miguel Luís travou Carlos Bacca quando este partia para o contra-ataque e Turpin não perdoou.

6' - O primeiro cartão amarelo da partida vai para Marcos Acuña. O internacional argentino queixou-se excessivamente de uma falta não assinalada e foi imediatamente admoestado.

3' - GOOOOOOLOOOOOOO do Villarreal! Samuel Chukwueze acelerou pela ala direta do ataque e cruzou para o coração da grande área onde apareceu Pedraza, sem marcação, a colocar os espanhós em vantagem.

0' - Rola a bola no estádio de Alvalade. O pontapé de saída pertence ao conjunto da casa.

Onzes

Sporting: Salin; Bruno Gaspar, Coates, André Pinto, Acuña; Petrovic, Miguel Luís, Bruno Fernandes; Raphinha, Jovane Cabral e Bas Dost.

Villarreal: Andrés Fernández; Mario Gaspar, Álvaro, Víctor Ruiz, Pedraza; Javi Fuego, Funes Mori, Trigueros; Samu, Pablo Fornals e Bacca:

Antevisão

O estádio de Alvalade recebe, esta quinta-feira, o primeiro passo do Sporting rumo a uma das mais decisivas semanas da temporada 2018/19, que começa com o encontro com o Villarreal, relativo à primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Com a vida dificultada na Taça de Portugal, face à derrota com o Benfica, os leões defrontam, no espaço de sete dias, o ‘submarino amarelo’ por duas vezes na decisão europeia, e o Sporting de Braga, terceiro classificado do campeonato nacional, que está já a uma distância de sete pontos.

Do outro lado estará um Villarreal que, tal como o anfitrião, também não passa por um período simpático. Os espanhóis já não sabem o que é vencer desde 13 de dezembro, uma série negra que os deixa no penúltimo lugar do campeonato e afastados da Taça do Rei.

O embate entre Sporting e Villarreal será apitado pelo francês Clément Turpin e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório