Powered bySolverde
Disclaimer

'Pedraza' espanhola nas ambições europeias do leão

Golo solitário do avançado espanhol logo aos três minutos sentenciou a vitória do Villarreal sobre o Sporting na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
14/02/2019 21:57 ‧ 14/02/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga Europa

Resumo

O Villarreal, penúltimo classificado do campeonato espanhol, que já não vencia um jogo desde o início de dezembro, adiantou-se, esta quinta-feira, na corrida por um lugar nos oitavos-de-final da Liga Europa, ao bater o Sporting, em Alvalade, por 1-0.

Alfonso Pedraza marcou o primeiro e único golo do encontro da primeira mão dos 16-avos-de-final logo aos três minutos de jogo, e obriga o conjunto verde e branco a vencer no Estádio de La Cerámica para seguir em frente na prova.

Bruno Fernandes, Coates e pouco mais… outra vez

Com uma equipa recheada de segundas linhas, como Salin, Petrovic, Miguel Luís ou Jovane Cabral, o Sporting, que tinha dado alguns sinais de melhoria no triunfo por 3-1 em Santa Maria da Feira, assinou uma exibição, no mínimo, pouco conseguida diante do Villarreal.

Com bola, os homens de Marcel Keizer demonstraram uma gritante incapacidade de conseguir construir jogo a partir da defesa, o que resultava, invariavelmente, em ‘balões’ de Coates para a frente, que, sem grande dificuldade, a defesa adversária ia conseguido ‘limpar’.

Sem ela, a falta de atitude era… avassaladora. Não foram poucas as vezes em que o ‘submarino amarelo’ se instalou no meio-campo leonino e trocou o esférico a seu bel-prazer. Uma apatia que se mostrou fatal face à eficácia dos espanhóis.

Logo aos três minutos de jogo, o ‘super-sónico’ Samuel Chukwueze ligou o turbo, ultrapassou Marcos Acuña e cruzou para a grande área, onde, sem qualquer oposição, Alfonso Pedraza rematou para o fundo das redes à guarda de Salin.

Com o passar dos minutos, os leões foram conseguindo estabilizar, ainda que pouco, o seu jogo. No entanto, de entre tantas bolas bombeadas para a grande área, pouco mais se viu do que um Coates a tentar fazer o que ninguém fez – assumir o jogo – e um Bruno Fernandes omnipresente, ainda que sem companhia.

Recuperação traída por Acuña

Na segunda parte, as equipas mudaram de campo, mas o jogo não mudou de figura. Apenas três minutos depois de Clément Turpin apitar para o início da segunda parte, o Villarreal dispôs de duas belas oportunidades para marcar.

Primeiro, foi Salin a ‘meter a pata na poça’, ao calcular mal uma saída, que Bacca não aproveitou. Logo depois, o francês redimiu-se ao defender um remate que parecia levar selo de golo por parte de Pedraza, após erro de Ristovski.

O Sporting só conseguiria, por fim, criar algum perigo à passagem dos 70 minutos. Primeiro, foi Bas Dost a atirar para uma defesa ‘gigante’ de Andrés Fernández. Depois, foi Raphinha a acertar em cheio no poste direito da baliza do Villarreal.

Começava a cheirar a golo em Alvalade, até que, aos 76 minutos, o ‘sangue quente’ voltou a trair Marcos Acuña. O internacional argentino, que já tinha um cartão amarelo, teve uma entrada mais dura sobre Raba, foi novamente admoestado e recebeu ordem de expulsão.

Sem mais qualquer alteração no marcador, o Sporting vê-se, assim, a somar duas vitórias nos dois próximos jogos, de forma a não condicionar ainda mais o cumprimento dos seus objetivos para a presente temporada: primeiro no domingo, diante do Sporting de Braga, para o campeonato português, e depois na quinta-feira, na ‘casa’ do Villarreal, para a Liga Europa.

Momento do jogo: Os cerca de 30 mil adeptos que marcaram presença em Alvalade ainda estavam a aquecer as cadeiras e já Pedraza fazia a festa do golo. Um autêntico balde de água fria, do qual o Sporting não mais conseguiria recuperar até final dos 90 minutos.

Acompanhamento

90+4' - Prossegue o 'festival' de cartões amarelos em Alvalade. Agora a Luiz Phellype, devido a uma entrada intempestiva sobre Funes Mori.

90+3' - Turpin volta a mostrar a cartolina amarela. Desta feita a Bruno Fernandes, por falta sobre Raba.

90+2' - Cartão amarelo para Cáseres. O jogador do Villarreal 'pegou-se' com Ristovski e foi castigado.

80' - Última substituição no Villarreal. Entra o reforço de inverno Iborra para o lugar de Fornals.

76' - Marcos Acuña recebe ordem de expulsão. O internacional argentino entrou sobre Raba e recebeu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.

75' - Raphinha fica a centímetros do golo! Após a marcação de um canto do lado direito do ataque leonino, o brasileiro acertou em cheio no poste.

74' - Nova alteração no Villarreal. Sai Samuel Chukwueze, para dar o lugar a Raba.

70' - Marcel Keizer esgota as substituições. Entram Luiz Phellype e Wendel, saem Jovane Cabral e Radosav Petrovic.

69' - Cheirou a golo em Alvalade! Num momento recheado de 'magia', Raphinha tirou um adversário da frente e cruzou para a grande área, onde apareceu Bas Dost a desviar para uma grande defesa de Andrés Fernández.

63' - Javier Calleja mexe na equipa. O treinador do Villarreal retira Trigueros e lança Cáseres.

56' - Mais um remate para o Sporting, mais um 'tiro' ao lado. Jovane Cabral, de primeira e de fora da grande área, falhou o alvo.

50' - Pedraza quase fazia o segundo! Ristovski atrapalhou-se com a bola e permitiu ao avançado disferir um remate forte, que foi travado por Salin.

48' - Susto na grande área do Sporting! Salin falhou na tentativa de socar um cruzamento. Valeu que Carlos Bacca não estava à espera e permitiu que a bola lhe batesse no rosto.

46' - Começa a segunda parte em Alvalade. A bola parte dos pés dos jogadores do Villarreal.

45' - Clément Turpin apita para o intervalo. O Sporting, que assina (mais) uma exibição desinspirada, recolhe aos balneários em desvantagem frente ao Villarreal, devido ao golo de Pedraza.

45+1' - Mais um cartão amarelo para o Sporting. Desta feita para Raphinha, por entrada dura sobre Pedraza.

42' - Ao fechar a primeira parte, o primeiro remate à baliza do Sporting. Jovane Cabral, do 'meio da rua', atirou à figura de Andrés Fernández.

32' - Sporting volta a tentar o golo. Marcos Acuña levantou a bola para a cabeça de Radosav Petrovic, que cabeceou por cima da baliza.

27' - Contrariedade para Marcel Keizer. Bruno Gaspar, lesionado, dá o lugar a Ristovski.

19' - Primeira oportunidade de golo (ainda que tímida) do Sporting. Bruno Fernandes combinou com Bas Dost e desferiu um remate fraco, que saiu ao lado da baliza do Villarrea.

15' - Mais um cartão amarelo para o Sporting. Miguel Luís travou Carlos Bacca quando este partia para o contra-ataque e Turpin não perdoou.

6' - O primeiro cartão amarelo da partida vai para Marcos Acuña. O internacional argentino queixou-se excessivamente de uma falta não assinalada e foi imediatamente admoestado.

3' - GOOOOOOLOOOOOOO do Villarreal! Samuel Chukwueze acelerou pela ala direta do ataque e cruzou para o coração da grande área onde apareceu Pedraza, sem marcação, a colocar os espanhós em vantagem.

0' - Rola a bola no estádio de Alvalade. O pontapé de saída pertence ao conjunto da casa.

Onzes

Sporting: Salin; Bruno Gaspar, Coates, André Pinto, Acuña; Petrovic, Miguel Luís, Bruno Fernandes; Raphinha, Jovane Cabral e Bas Dost.

Villarreal: Andrés Fernández; Mario Gaspar, Álvaro, Víctor Ruiz, Pedraza; Javi Fuego, Funes Mori, Trigueros; Samu, Pablo Fornals e Bacca:

Antevisão

O estádio de Alvalade recebe, esta quinta-feira, o primeiro passo do Sporting rumo a uma das mais decisivas semanas da temporada 2018/19, que começa com o encontro com o Villarreal, relativo à primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Com a vida dificultada na Taça de Portugal, face à derrota com o Benfica, os leões defrontam, no espaço de sete dias, o ‘submarino amarelo’ por duas vezes na decisão europeia, e o Sporting de Braga, terceiro classificado do campeonato nacional, que está já a uma distância de sete pontos.

Do outro lado estará um Villarreal que, tal como o anfitrião, também não passa por um período simpático. Os espanhóis já não sabem o que é vencer desde 13 de dezembro, uma série negra que os deixa no penúltimo lugar do campeonato e afastados da Taça do Rei.

O embate entre Sporting e Villarreal será apitado pelo francês Clément Turpin e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Katia Aveiro volta a defender CR7. "Perseguição obsessiva, doentio"

Katia Aveiro

Katia Aveiro volta a defender CR7. "Perseguição obsessiva, doentio"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas