Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Lopetegui quebra o silêncio: "Não dormi. Não sabia onde estava"

Da saída atribulada da seleção em véspera de Mundial ao que correu mal no Real Madrid.

Lopetegui quebra o silêncio: "Não dormi. Não sabia onde estava"
Notícias ao Minuto

11:25 - 14/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

Passados 108 dias após ser demitido pelo Real Madrid, Julen Lopetegui quebrou o silêncio. O antigo selecionador de Espanha e ex-treinador do Real Madrid concedeu uma entrevista ao Football Daily, cujas declarações são reproduzidas pela BBC, e não deixou nada por dizer. Da seleção ao Santiago Bernabéu, Lopetegui diz ter vivido um conjunto de emoções nunca antes experienciadas. 

Deixar a seleção: "Não foi fácil para mim. Trabalhamos muito duro durante anos, sentíamos que estávamos prontos para ter um Mundial fantástico. Dois meses antes, quando assinei um novo contrato com a seleção, colocaram-me uma opção de compra. Foi ideia de Luis Rubiales, e eu aceitei sem problemas. Pouco depois aconteceu (a oferta do Real Madrid). O tempo não foi elegido por mim nem pelo Real Madrid. Disse que sim, mas sabiam que a minha única responsabilidade era o Mundial. Manter isso em segredo durante um mês era impossível e não seria honesto. Estávamos convencidos que o melhor era fazer uma conferência de imprensa para abrir e encerrar o tema. Depois disso, o meu único foco era o Mundial."

A decisão do presidente: "Os jogadores foram fantásticos. Depois de comunicar [que iria para o Real Madrid] tivemos a nossa melhor sessão de treinos em três semanas de estágio. Estávamos muito felizes, mas no final o presidente tomou essa decisão [de anunciar a saída de Lopetegui]. Foi um momento muito difícil e nunca mais esquecerei porque foi uma surpresa. Senti que foi muito injusto." 

Viagem da Rússia para Madrid: "Foi um voo de cinco horas em que não disse nada. Mas é a vida. Foi uma experiência muito difícil, mas há que encontrar algo de positivo."

Apresentação no Bernabéu: "Não dormi. Não sabia onde estava. Um dia estava na Rússia a treinar para o Mundial e no dia seguinte estava no Santiago Bernabéu com uma nova equipa. Foi muito rápido, difícil de assimilar e as emoções estavam ao rubro. Foi difícil porque me disseram que tinha de abandonar o Mundial, era um sonho para o qual trabalhei muito."

O que falhou no Real Madrid: "Tivemos um bom começo, a equipa jogava bem, mas depois tivemos um período de três semanas muito mau. Só queria ter tempo para arranjar uma solução porque estas coisas equilibram-se durante uma época. Estamos convencidos que a situação iria passar. Não tive tempo, essa é a melhor explicação. Tenho todo o respeito pelo novo treinador e pelo staff. Aos jogadores desejo-lhes o melhor. Tiveram uma atitude fantástica comigo. Nunca direi uma palavra má sobre o Real Madrid. Treinar um clube como o Real é uma experiência fantástica para qualquer treinador. Esperava ter mais tempo mas agora tenho de pensar no futuro."

Futuro pode passar pela Premier League: "Um treinador necessita de estar aberto para o futuro. Mas se posso escolher, prefiro estar nas melhores Ligas. Inglaterra tem um campeonato fantástico. Quando vemos um jogo em Inglaterra, sentimos a atmosfera, o respeito pelos jogadores e treinadores. Isso é muito importante. Quero sentir isso. Claro que Espanha também tem uma Liga fantástica, com jogadores e treinadores fantásticos, mas logo veremos..."

 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório