O FC Porto viajou até Roma, esta terça-feira, para disputar a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Depois de estar a perder por 0-2, com um bis de Zaniolo, Adrián López conseguiu reduzir no marcador (2-1) e a decisão da eliminatória ficou adiada para a segunda mão, no Estádio do Dragão.
Sem Corona (castigo), Aboubakar e Marega (lesão), Sérgio Conceição apostou em Fernando Andrade para fazer dupla com Soares, num 4x4x2.
No entanto, os primeiros minutos não foram fáceis para os azuis e brancos, que sentiam muitas dificuldades em enfrentar a estratégia montada pelos italianos.
Muito fechados defensivamente e muito rápidos no contra-ataque, iam valendo as enormes defesas de Casillas, que evitavam o pior: primeiro agarrou um remate de rasteiro de Kolarov (7'), para depois tirar o pão da boca a El Shaarawy (12'). Antes do primeiro remate da sua equipa, por Fernando Andrade, para a defesa de Mirante (31'), ainda sacudiu um remate de Kolarov, seguido de um 'tiro' de Cristante (26').
Portanto, só dava Casillas. A AS Roma ameaçava e Casillas impedia os golos, pelo menos, enquanto pôde. A defesa azul e branca tentava ajudar, mas não estava nos seus dias. Dzeko atirou à trave mesmo em cima do intervalo (45') e Casillas voltou a ser chamado a intervir, logo no início do segundo tempo (48' e 50'). O FC Porto não conseguia pegar na partida e corria atrás do prejuízo que terminava... em Casillas.
Aos 56 minutos, Danilo protagonizou a melhor oportunidade para os dragões, com um cabeceamento que passou ao lado das redes de Mirante. Na resposta, mais duas grandes defesas para o guarda-redes espanhol (61' e 66').
A vinte minutos do fim, o inevitável acabou por acontecer. Logo depois da saída de Brahimi, com queixas físicas, para a entrada de Adrián Lopez, Zaniolo traiu Alex Telles e fez o primeiro para a Roma. E não tardava em apontar o segundo. Aos 77 minutos, o jovem de 19 anos assinou um bis.
Dois minutos depois, o recém entrado Adrián López ainda conseguiu reduzir no marcador, com um grande remate. Um golo que 'afundou' a formação da casa, em termos táticos, mas o FC Porto não conseguiu tirar proveito disso. Herrera ainda tirou tinta do poste aos 83 minutos, mas ficou por aí.
Com este resultado, o FC Porto saiu derrotado da terra dos gladiadores, mas o resultado empurra a decisão da eliminatória para a segunda mão dos oitavos de final da competição.
Momento do jogo: Zaniolo assinou um bis em menos de dez minutos e garantiu a vitória para a AS Roma.
_______________________________________________________________________________________
90+5'- Fim de jogo.
90'- 5 minutos de compensação.
86'- Cartão amarelo para El Shaarawy.
84'- Substituição no FC Porto: Sai Otávio para a entrada de Hernâni.
83'- HERRERA! Remate que tira tinta do poste!
79'- GOLOOOOOO! FC PORTO! ADRIÁN LOPEZ! Depois de um passe longo de Felipe e Adrián Lopez rematou para o 2-1.
77'- GOLOOOO! ROMA! ZANIOLO! Dzeko na assistência para o bis de Zaniolo.
76'- Substituição no FC Porto: Sai Fernando Andrade para a entrada de André Pereira.
74'- Cartão amarelo para Herrera.
72'- Fernando Andrade! Remate para a defesa de Mirante.
70'- GOLOOOOOO! ROMA! ZANIOLO! O esférico passa por baixo do pé de Alex Telles, sem hipótese para Iker Casillas.
67'- Substituição no FC Porto por lesão: Sai Brahimi, entra Adrián Lopez.
66'- CASILLAS ENORME! Remate de Pellegrini para uma enorme - MAIS UMA - defesa de Casillas!
64'- Brahimi no relvado a queixar-se do pé esquerdo.
61'- Casillas! Remate de Pellegrini para as mãos de Casillas.
56'- QUE DESPERDíCIO! DANILO! O médio perdeu uma excelente oportunidade, com um cabeceamento a sair ao lado da baliza de Mirante, depois de um canto de Alex Telles. Foi a melhor oportunidade para o FC Porto.
50'- Casillas! Mais uma defesa excelente, depois de um excelente remate de Cristante.
48'- Casillas! Que perigo! Contra-ataque da Roma e Casillas, atrapalhado, conseguiu livrar o esférico.
46'- Recomeça em Roma.
Iker Casillas in the #UCL:Debut: 1999/2000 Record 20th season Record 174 appearances Most clean sheets in history 2nd player to reach 100 wins @IkerCasillas pic.twitter.com/itBKbJ0j4b
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) 12 de fevereiro de 2019
45+1'- Tempo de intervalo.
44'- 1 minuto de compensação.
37'- DZEKO! À TRAVE!
35'- Livre para a Roma cobrado por Pellegrini. O esférico acabou por sair.
31'- MIRANTE! Fernando Andrade remata para a defesa do guarda-redes da Roma. Boa oportunidade para o FC Porto marcar.
26'- CASILLAS! Mais uma vez Casillas a impedir o golo da Roma, sacudindo um remate de Kolarov. Na recarga, amarrou o 'tiro' de Cristante.
23'- Livre para o FC Porto, mas o esférico saiu pela linha de fundo.
17'- Otávio! Jogada bem construída, com o esférico a sobrar para Otávio, posicionado no meio da defesa adversária, que acabou por dominar em vez de rematar...
15'- Danilo recupera no meio campo, deixa para Brahimi, do lado esquerdo, que lance Alex Telles, mas a defesa da Roma corta tranquilamente.
12'- CASILLAS! El Shaarawy isolou-se, do lado esquerdo do terreno, em velocidade, com Casillas preparado para evitar o pior. Brahimi também apareceu para ajudar.
9'- Quando o FC Porto contra-ataca, a Roma recua até ao seu meio-campo defensivo, não deixando espaço para o adversário criar perigo.
7'- Casillas! O guarda-redes azul e branco agarra o cruzamento rasteiro de Kolarov.
3'- Uiiii! Erro de Felipe podia ter dado o primeiro para a Roma. Felipe perde a bola para Pellegrini, que deixou para El Shaarawy, em zona perigosa. Mas Pepe conseguiu impedir a jogada.
2'- Fernando Andrade luta com Manolas pelo canto, mas é pontapé de baliza para a Roma.
1'- Arranca o duelo em Roma.
0'- 1 minuto de silêncio em homenagem a Sala.
0'- Ouve-se o hino da Liga dos Campeões.
Onze do FC Porto: Casillas; Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Otávio e Herrera; Fernando Andrade, Soares e Brahimi.
Onze da AS Roma: Mirante; Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; Cristante, De Rossi, Pellegrini; Zaniolo, Dzeko e El Shaarawy.