Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

'Bigodix à Chalanix'? Águia ofereceu 10 golos e pica liderança

O Benfica goleou o Nacional por 10-0, em jogo a contar para a 21.ª jornada do campeonato nacional.

'Bigodix à Chalanix'? Águia ofereceu 10 golos e pica liderança
Notícias ao Minuto

07:27 - 11/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O Benfica decidiu dedicar o jogo de domingo à sua história e acabou mesmo por... fazer história. Antes do apito inicial, o Estádio da Luz 'vestiu-se' a rigor para celebrar o 60.º aniversário de Fernando Chalana, sem saber, ainda, qual seria o presente para o antigo jogador.

A receção ao Nacional foi mais do que uma festa e a equipa encarnada marcou não um, nem dois golos... Mas sim três golos, na primeira parte. Na segunda parte, seguiram-se mais sete e partida fechou com um 10-0 no marcador. 

No dia 10, um presente com... 10 golos 

O Benfica entrou em campo decidido em conquistar os três pontos, de forma a encurtar a distância para o líder FC Porto. E assim foi.

Sem vencer há cinco jogos - com quatro derrotas e um empate -, o Nacional chegou a casa da águia completamente desprevenido e sem ideias. Desligado, fora de cena e com uma defesa adormecida com anestesia geral.

Grimaldo marcou logo no primeiro minuto, sem dar tempo ao adversário para respirar. Vinte minutos depois foi a vez de Seferovic bisar (21' e 27') e colocar a equipa e vencer por 3-0, ao intervalo. 

No segundo tempo houve tempo para mais. Muito mais. A formação orientada por Costinha não respondia, não corria atrás da bola e os golos, esses, pareciam ketchup. João Félix assinou o 4-0 (50'), Pizzi converteu uma grande penalidade aos 54 minutos e Ferro marcou o 6-0 (55').

Rúben Dias cabeceou para o sétimo, ao minuto 64' e Jonas entrou a marcar (84'). Rafa assinalou o 9-0 e o brasileiro ainda teve tempo para um bis, em cima do minuto 90'. 

Uma vitória histórica para... os dois clubes 

O Benfica impôs a maior goleada da história do clube nos últimos 55 anos, no campeonato nacional. A última vez que o clube da Luz tinha vencido por um número tão expressivo tinha sido em 1964, contra o Seixal, também por 10-0.

Para além disso, os insulares nunca tinham sentido uma derrota tão pesada. A maior derrota do Nacional, até à presente jornada, tinha sido em 1939, para a Taça de Portugal, também com o Benfica, mas por 0-9. 

Com esta vitória, o Benfica soma 50 pontos, no segundo lugar da I Liga. Menos um ponto do que o líder FC Porto que empatou, esta jornada, com o Moreirense (1-1). 

Benfica VS Nacional
61% Posse de bola 39%
23 Remates 4
13 Faltas 13
8 Cantos 2
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 0/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório