Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Sporting quebra ciclo negativo: Leão vence à base da vitamina BF2

Sporting derrotou o Feirense, no Marcolino Castro, por 1-3, num duelo relativo à 21.ª jornada da Liga portuguesa.

Sporting quebra ciclo negativo: Leão vence à base da vitamina BF2

Resumo: Não há duas sem três e no espaço de meses e meio o Sporting de Marcel Keizer somou a terceira vitória consecutiva no Estádio Marcolino Castro, desta feita para o campeonato, após ter somado em dezembro e janeiro triunfos para Taça da Liga (4-1) e Taça de Portugal (2-0).

Na noite deste domingo, os leões venceram os fogaceiros por 3-1, com os golos da vitória a serem assinados por Briseño, que marcou na própria baliza, e um bis de Bruno de Fernandes no espaço de dez minutos (58’ e 68’). Petkov ainda reduziu de remate acrobático, à passagem dos 83 minutos.

Após 21 jornadas decorridas, o Sporting mantém-se na quarta posição, a sete pontos do Sp. Braga, a oito do Benfica e a nove do FC Porto, que vacilou nesta ronda diante do Moreirense (1-1).

Até já se estranha se o VAR não entrar em ação

Numa primeira parte em que as faltas ganharam por goleada às oportunidades de golo, o Sporting assumiu desde cedo as rédeas do encontro, mas teve bastante dificuldade em trilhar o caminho para a baliza de André Moreira.

O VAR assumiu novamente protagonismo (como tem sido apanágio neste campeonato), desta feita na sequência de um golo anulado a Marco Soares, por alegada falta do médio a Renan. As repetições não esclarecem e o lance vai dar muito que falar.

Sem aparecer nas premonições das melhores bolas de cristal, o Sporting acabou por alcançar o golo da vantagem, à passagem do minuto 44, após um remate de Wendel que sofreu um desvio mortal em Briseño.

Quem tem Bruno Fernandes arrisca-se a ser feliz

Por vezes a alma do sucesso não está nos avançados e a verdade é que para Marcel Keizer o seu grande abono chama-se Bruno Fernandes (jogador mais utilizado da época e o médio com mais golos na Europa).

O internacional português desbloqueou um jogo complicado de se resolver na conversão de um ‘mergulho de peixe’ na pequena área, aos 58 minutos, e depois num livre de folha seca dilatou a vantagem, aos 68’.

Aos 75’ saiu do encontro para os aplausos dos leões presentes em Santa Maria da Feira e, simultaneamente, para apadrinhar a estreia de Francisco Geraldes com a camisola principal do emblema de Alvalade.

Um minuto depois, Petkov ainda foi a tempo de reduzir, na sequência de um espetacular remate acrobático de Stivan Petkov, mas insuficiente para travar a vitamina BF2 que marcou a vitória dos dos pupilos de Keizer na Feira.

RELATO DO JOGO

90+4' - Termina o encontro na Feira. Vitória dos leões por 3-1.

90' - Quatro minutos de compensação.

85' - Substituição no Sporting: sai Diaby, entra Raphinha.

81' - Cartão amarelo para Marco Soares.

76' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FEIRENSE! Marca Petkov, na sequência de um remate acrobático no coração da grande área do Sporting.

75' - Substituição nos leões: Sai Bruno Fernandes, entra Francisco Geraldes! Primeiros minutos do médio com a camisola do Sporting.

72' - Sai João Silva, entra Petrov no Feirense.

70' - Cabeceamento de João Silva e grande defesa de Renan para canto.

68' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BRUNO FERNANDES! O médio marcou à entrada da área, na sequência de um livre superiormente marcado.

68' - Cartão amarelo para Flávio Nunes e Doumbia, por troca de palavras.

65' - Substituição no Sporting: sai Borja, entra Doumbia.

63' - Substituição no Feirense: sai Valência e entra Mateus Anderson.

62' - Cartão para amarelo para Tiago Silva.

58'- GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BRUNO FERNANDES! Cruzamento de Ristovski, pela ala direita, e Bruno Fernandes a aparecer na pequena área para efetuar um 'mergulho de peixe' perfeito.

50' - Cartão amarelo para Wendel.

46' - Pontapé de bicicleta de Dost. Fácil para André Moreira

46'- Começou a segunda parte. Sem alterações em qualquer das equipas.

45+2' - Intervalo no Marcolino Castro. O Sporting sai a vencer para o segundo tempo.

45' - Dois minutos de compensação.

44' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO! Briseño erra e dá golo ao Sporting. Que felicidade para os leões. Borja cruza para área e o defesa do Feirense desvia para a sua baliza.

38' - Que perigo para a baliza do Sporting! Renan Ribeiro salva o golo como uma estirada a um remate de Sturgeon.

32' - Que perigo para a baliza de André Moreira!! Bas Dost, após cabeçada ao segundo poste, atira de forma acrobática para uma grande defesa do guardião do Feirense.

28' - Cris vê cartão amarelo por falta sobre Wendel.

27' - Manuel Mota, árbitro da partida, depois de chamado pelo VAR, opta por anular o golo do Feirense por pretensa falta de Marco Soares sobre Renan Ribeiro. Jogadores e adeptos da casa protestam muito o lance.

Confira o lance do golo anulado ao Feirense

25' - Golo do Feirense!! Canto e golo da equipa da Feira, marcado por Marco Soares.

23' - Depois de minutos iniciais de maior pressão leonina, a equipa da Feira começa a chegar um pouco mais à frente no terreno e a ter mais bola. Balizas estão ainda bastante 'tranquilas' sem lances de real perigo de golo.

15' - O Sporting vai tendo mais posse, comandando todas as iniciativas de jogo, mas falta encontrar o caminho para a balia adversária. O Feirense tenta surpreender e até tem conseguido aproximar-se, por vezes, da baliza de Renan.

12' - João Silva testa a atenção de Renan Ribeiro com um remate forte em posição central. Guardião leonino defendeu com facilidade.

11' - Falta atacante de Bas Dost sobre o guardião adversário.

10' - O Sporting vai tendo maior iniciativa de jogo, comandando por completo o encontro. O Feirense entrou muito aguerrido, recorrendo várias vezes à falta para travar as iniciativas atacantes da equipa de Marcel Keizer.

6' - Cartão Amarelo para Vítor Bruno. Jogador do Farense entrou fora de tempo sobre Diaby.

4' - Bruno Fernandes recebeu assistência médica após pisão de adversário. Francisco Geraldes foi para aquecimento, mas o internacional português recuperou.

1' - Começa a partida. Sai a jogar a equipa da casa, o Feirense.

0' - Minuto de silêncio em honra das vítimas do incêndio na Academia do Flamengo.

0' - Tudo a postos no Marcolino Castro para o início do Feirense-Sporting.

Onzes:

Feirense: André Moreira; Diga, Briseño, Flávio Ramos e Vítor Bruno; Marco Soares e Cris; José Valencia, Tiago Silva e Sturgeon; João Silva.

Sporting: Renan; Ristovski, Ilori, Coates, Borja; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Acuña, Diaby e Bas Dost.

Antevisão: O Estádio Marcolino Castro recebe, neste domingo, um duelo entre duas equipas que estão de costas voltas para o campeonato.

Se o Feirense ocupa o último lugar da I Liga, com 14 pontos, a seis da zona de salvação, já o Sporting está na quarta posição, com 39 pontos, a 12 do líder FC Porto.

E há um dado que retrata esta classificação: os fogaceiros não vencem em casa há meio ano - último triunfo, diante do Rio Ave, a 12 de agosto -, já os leões não triunfam fora de Alvalade desde 3 dezembro, precisamente diante do Rio Ave.

Para este duelo, Filipe Martins não vai poder com Caio Secco, Tiago Mesquita, Edson Farias, Philipe Sampaio, Babanco, Luís Machado, Edinho, Aly Ghazal (em dúvida) e Bruno Brígido (pneumonia). Já Marcel Keiser não terá ao seu dispor Battaglia, Mathieu, Nani e André Pinto (lesionados).

Este duelo entre Feirense e Sporting tem início agendado para as 20h30 e pode acompanhar em direto no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório