Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Herrera evita derrota em Moreira de Cónegos com golo nos descontos

FC Porto esteve a perder, mas o internacional mexicano evitou o desaire já no tempo de compensação. Benfica pode aproveitar empate do rival para reduzir distâncias.

Herrera evita derrota em Moreira de Cónegos com golo nos descontos

O FC Porto empatou, esta sexta-feira, no terreno do Moreirense (1-1), em jogo referente à 21.ª jornada da I Liga. Os dragões perdem pontos pela segunda ronda consecutiva, depois do empate em Guimarães, e podem ver o Benfica aproximar-se da liderança. Ainda assim, os dragões ficaram sempre com a margem de um ponto de vantagem. 

Filme do jogo 

A primeira parte registou um duelo equilibrado. O Moreirense cumpriu aquilo que Ivo Vieira tinha prometido na véspera e apresentou-se em campo de olhos postos na baliza do FC Porto. Por seu turno, Sérgio Conceição recorreu a um 4x3x3 para tentar colmatar a ausência de Marega, que, em condições normais, faz com que a equipa jogue em 4x4x2.

Danilo entrou assim no onze e formou dupla com Óliver no meio campo, ao passo que Herrera era o médio azul e branco mais adiantado no terreno do jogo. No entanto, os dragões revelaram claras dificuldades em fazer circular a bola e pareceram acusar a falta do internacional maliano.

O Moreirense também pressionava alto e tentava sempre aproveitar a velocidade de Heriberto, jogador veloz que foi sempre alvo da marcação cerrada de Éder Militão.

As duas equipas equilibravam o jogo e foi sem surpresas que o resultado ate ao intervalo se manteve inalterável.

Na segunda metade os problemas do FC Porto continuaram a ser os mesmos e Sérgio Conceição tomou medidas. O técnico portista lançou Fernando Andrade e Otávio e retirou Pepe e Óliver. Militão regressou ao eixo, Corona ficou na lateral direita e o FC Porto adotou o habitual 4x4x2.

A equipa do FC Porto melhorou com o regresso ao sistema tático mais utilizado durante a temporada, mas continuou a sentir dificuldades em chegar à última zona do terreno perante um Moreirense, diga-se, muito bem organizado defensivamente e com critério no momento de sair a construir.

Conceição voltou a mexer, lançou André Pereira para o lugar de um desinspirado de Brahimi, mas foi o Moreirense quem chegou ao golo. Na sequência de um canto, aos 79 minutos, David Texeira bateu Iker Casillas e lançou a festa em Moreira de Cónegos.

Perante o golo dos cónegos, o FC Porto começou a subir linhas à procura de chegar ao empate. Já nos descontos da partida, Otávio descobriu Herrera que atirou para o fundo das redes. O mexicano fez assim o golo do empate e fixou o resultado final. 

Momento do jogo: Herrera marcou na altura certa. Quando os adeptos do Moreirense já festejavam uma possível vitória, o mexicano fez o golo do empate e evitou o desaire em Moreira de Cónegos. 

Direto 

90'+9 - Apito final! Moreirense e FC Porto empatam (1-1) no arranque da 21.ª jornada da I Liga. 

92'- GOOOOOOLLLLLOOOOO!! Herrera faz o empate! Grande passe de Otávio e o mexicano empurrou para o fundo das redes. 

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos. 

O FC Porto aposta tudo para chegar ao empate mas o Moreirense revela-se implacável defensivamente. 

79'- GOOOOOOLLLLLOOOOO!! Texeira coloca o Moreirense na frente do marcador! Na sequência de um canto, a bola sobra para o avançado uruguaio que bate sem medos Iker Casillas. 

77'- Golo anulado a André Pereira. O avançado do FC Porto fez um belo remate de cabeça mas estava em fora de jogo. 

74'- Última alteração no FC Porto. Sai Brahimi, entra André Pereira. 

73'- Cartão amarelo para Fábio Pacheco. O médio do Moreirense fez falta sobre Danilo e foi admoestado com um cartolina amarela por Jorge Sousa. 

72'- Alteração no Moreirense. Sai Heriberto Tavares, entra Patito Rodríguez.  

Corona ocupa a lateral direita, Militão faz dupla com Pepe e Fernando Andrade ladeia Soares. O FC Porto passa assim do 4x3x3 para o habitual 4x4x2. 

59'- Dupla alteração no FC Porto. Saem Óliver e Pepe, entram Otávio e Fernando Andrade. 

56'- Arsénio! Ao lado! Bela jogada do Moreirense, com Arsénio a atirar forte ao lado! 

50'- Grande arranque de Heriberto! Porém, no momento de atirar à baliza, o remate do extremo do Moreirense sai ao lado da baliza de Iker Casillas. 

45'+1- Termina a primeira parte! 

45'- Vai jogar-se mais um minuto nesta primeira parte. 

37'- Bela defesa de Jhonatan! Soares tentou o remate de calcanhar, mas o guardião brasileiro estava muito atento!

34'- Corte providencial de Fábio Pacheco! Corona estava lançado para o golo, mas o médio do Moreirense evitou o perigo com um corte limpo! 

32'- Brahimi tinha tudo para marcar, complicou e a defesa do Moreirense cortou. Oportunidade clara desperdiçada pelo argelino!

27'- Jogo interrompido. Iago Santos está a receber assistência médica no relvado. 

Jogo dividido em Moreira de Cónegos. O FC Porto está a sentir dificuldades em construir jogo devido à pressão alta da equipa de Ivo Vieira. 

18'- Brahimi remata sem perigo. O argelino partiu para a jogada individual, penetrou na defensiva adversária, mas no momento de atirar à baliza não optou pelo melhor dos remates. 

12'- Militão atira por cima! O defesa brasileiro arriscou, mas o remate sai sem perigo para a baliza do Moreirense. 

8'- Teixeira atira com perigo, mas a jogada foi invalidada por fora de jogo. 

6'- Chiquinho! Tão perto! Remate cruzado do criativo dos cónegos que não passa longe da baliza do FC Porto. 

4'- Soares! Que perigo! O avançado do FC Porto tinha tudo para inaugurar o marcador, mas rematou... na relva. Passou o perigo para o Moreirense. 

Antes do apito inicial registou-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do incêndio no Centro de Treinos do Flamengo, no Brasil. 

0'- Rola a bola em Moreira de Cónegos! Já se joga a 21.ª jornada da I Liga! 

Pré-jogo 

Onze do Moreirense: Jhonatan; Aurélio, Haliche, Iago, Rúben Lima; Neto, Fábio Pacheco, Chiquinho, Arsénio; Teixeira e Heriberto. 

Onze FC Porto: Casillas, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Danilo, Óliver, Herrera, Corona, Soares e Brahimi.

A 21.ª jornada da I Liga arranca esta sexta-feira com a receção do Moreirense ao FC Porto. A equipa de Moreira de Cónegos está a protagonizar uma temporada francamente positiva e foi apelidada por Sérgio Conceição como a "equipa revelação" do campeonato. 

Ivo Vieira, treinador do cónegos, diz respeitar o FC Porto, mas garante que quer arrecadar os três pontos. Escusado será dizer que o pensamento de Sérgio Conceição é precisamente o mesmo. 

Perante isto, temos todos os ingredientes reunidos para que o jogo de mais logo seja um bom espetáculo. 

O apito inicial está agendado para as 20h30 e contará com a arbitragem de Jorge Sousa. 

Acompanhe todas as incidências da partida, em direto e ao pormenor, no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório