Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Um dérbi diferente com desfecho idêntico, mas decisões?... Só em Alvalade

Benfica venceu pela margem mínima e o lugar no Jamor está longe de estar garantido. Um segundo jogo em quatro dias... com muitas diferenças.

Um dérbi diferente com desfecho idêntico, mas decisões?... Só em Alvalade
Notícias ao Minuto

07:30 - 07/02/19 por Ruben Valente

Desporto Análise

Benfica e Sporting voltaram a defrontar-se num espaço de quatro dias. Numa espécie de ‘segundo assalto’, o dérbi eterno de Lisboa, desta vez a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, foi bem diferente do encontro para a 20.ª jornada da I Liga, que terminou com a vitória encarnada por 4-2.

Nesta partida houve metade dos golos, o vencedor foi o mesmo, mas a margem do triunfo foi mínimo (2-1). Um resultado que deixa tudo em aberto para a 2.ª mão em Alvalade, que está agendada para o dia 2 de abril.

Equipas diferentes, estratégias diferentes

Keizer quis mudar (e bem). Para este encontro no Estádio da Luz, o holandês fez mudanças cirúrgicas na defesa e lançou uma surpresa no ataque: Luiz Phellype foi a jogo, relegando Bas Dost para o banco de suplentes.

O Benfica até marcou cedo, e primeiro – logo aos 16 minutos – mas notou-se um leão diferente. Mais cauteloso, mais fechado, mais atento ao meio-campo encarnado e também a João Félix. O menino prodígio da equipa da Luz não teve muitos centímetros de espaço para jogar e espalhar o seu perfume pelo campo.

Quanto à formação de Lage, que cedo se colocou em vantagem, geriu bem o ritmo do encontro e não entrou em euforias, pelo menos no primeiro tempo. Na segunda parte, houve pressão mais alta do Benfica, um pouco mais de agressividade e, mesmo sem estar a fazer um jogo deslumbrante, as águias chegaram à vantagem numa infelicidade de Ilori, que desviou um remate de Félix para dentro da baliza de Renan.

Mas os momentos que definem este jogo vieram após o 2-0. Grimaldo teve uma ocasião flagrante para fazer o terceiro tento da formação da casa, mas desperdiçou. O Benfica, que até aqui vinha a ser eficaz, pecou na finalização e pagou mais tarde o preço. Bruno Lage afirmou, no final do encontro, que sentiu necessidade de mudar, mas já tinha gasto as substituições. O técnico disse acreditar que o golo sofrido podia ter sido evitado, caso a equipa estivesse com outro balanço no meio-campo, após a falta cometida em zona frontal à baliza de Svilar. Felizmente para o Sporting, há um mágico Bruno Fernandes que marcou o golo da noite.

Ferro – O ‘novo’ reforço

Num jogo com muita história, há que salientar a estreia na equipa principal de Francisco Ferreira, conhecido no mundo do futebol como Ferro. O jovem central de 21 anos entrou aos 37 minutos para o lugar do lesionado Jardel e Bruno Lage não conteve os elogios no final do encontro.

Um ainda menino que mostrou muita maturidade nos 53 minutos que pisou o relvado na Luz, logo num dérbi contra o Sporting.

“Ganhámos um jogador. Sempre disse que os reforços estavam em casa e estou plenamente satisfeito com a prestação do Ferro. É mais um reforço da nossa equipa”, sublinhou o treinador do Benfica.

Um registo que faz sorrir o Benfica

Este jogo não só marcou a segunda vitória das águias esta temporada frente ao Sporting, como assinala outro registo.

Há oito jogos que os leões não vencem o eterno rival de Lisboa. O Benfica segue invicto diante do Sporting há oito encontros e assinala o melhor registo no duelo entre ambos desde o período entre 2009 e 2012, em que os encarnados também ficaram o mesmo número de jogos sem perder frente ao clube de Alvalade.

Benfica vs. Sporting
14 Remates 6
3 Remates enquadrados 2
72% Eficácia de passe 79%
19 Faltas cometidas 22
5 Cantos  2
59 Duelos ganhos 63
46% Posse de bola 54%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório