Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Britânico detido no Dubai por usar camisola da seleção do Qatar

Um adepto de futebol britânico foi detido no Dubai por usar uma camisola da seleção nacional do Qatar, recém-sagrada campeã da Taça Asiática, denunciou hoje a organização não governamental (ONG) Detained in Dubai.

Britânico detido no Dubai por usar camisola da seleção do Qatar
Notícias ao Minuto

17:53 - 05/02/19 por Lusa

Desporto Taça Asiática

Segundo a ONG, que tem especialistas em direito criminal em Londres e nos Estados Unidos e que se dedica a ajudar pessoas com problemas com a justiça no Médio Oriente, o cidadão em causa é Ali Issa Ahmad, 26 anos, que vive em Wolverhampton, na Inglaterra, e é adepto do Arsenal.

Ali Issa Ahmad estava de férias no Dubai e foi assistir a um jogo da Taça Asiática entre o Qatar e o Iraque (que terminou 1-0 para os qataris), disputado em 22 de janeiro, usando uma camisola da seleção que viria a ganhar o torneio, sem saber que nos Emirados Árabes Unidos, dos quais o Dubai faz parte, tal ação é considerada uma ofensa punida com um pesada multa e um período prolongado de prisão.

De acordo com a Detained in Dubai, Ahmad pode enfrentar uma pena de prisão de 15 anos e uma multa superior a 120 mil euros, porque, depois de ter sido detido inicialmente devido a vestir a camisola de futebol, Ahmad está agora também a ser acusado de fazer falsas alegações sobre as forças de segurança do Dubai, uma vez que o homem diz que foi agredido na prisão.

O jornal britânico The Guardian já contactou a embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Londres e foi informado que "estão a ser investigadas as circunstâncias que levaram à detenção" de Ahmad, enquanto a agência governamental Foreign and Commonwealth Office (FCO) - responsável por proteger os interesses britânicos no estrangeiro - revelou que já ofereceu apoio ao cidadão detido e que se mantém em contacto com as autoridades locais.

No 'site' da FCO pode ler-se o seguinte aviso: "As autoridades dos Emirados Árabes Unidos anunciaram em 07 de junho que mostrar simpatia pelo Qatar nas redes sociais ou através de qualquer outra forma de comunicação é uma ofensa. Os ofensores podem ser detidos e sujeitos ao pagamento de uma multa substancial."

As sanções nos Emirados Árabes Unidos contra quem mostrar ser apoiante do Qatar estão relacionadas com o corte de relações diplomáticas e económicas entre os dois países em maio de 2017. Na altura, os Emirados - bem como a Arábia Saudita, o Bahrein e o Egito - acusaram Doha (a capital do Qatar) de ameaçar a segurança e estabilidade da região através do financiamento e acolhimento de grupos terroristas.

Desde então, este bloco de países meteram em vigor um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo contra o país vizinho, que vai organizar o Campeonato do Mundo de futebol em 2022.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório