Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

FC Porto enfrentou a verdadeira 'pedra no sapato' desta temporada

Em dois jogos realizados para o campeonato frente ao Vitória, os dragões somaram apenas um ponto.

Notícias ao Minuto

07:20 - 04/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Previa-se um jogo difícil para o FC Porto em Guimarães e assim foi. Os dragões entraram em campo a querer dominar, mas a pontaria não foi a melhor. Pela frente encontraram também um Vitória a entregar tudo o que tinha em campo. Nesta dura batalha no D. Afonso Henriques, os vimaranenses conseguiram travar mais uma vez o FC Porto esta temporada. 0-0 foi o resultado final neste encontro da 20.ª jornada da I Liga.

Houve lances para todos os gostos na equipa azul e branca. Desde falhanços de Marega, remate de Soarea a bater na trave, golo anulado a Pepe… tudo isto com um denominador comum: a falta de eficácia portista.

Pontaria desafinada

Num total de 22 remates efetuados, apenas 6 visaram a baliza de Douglas. Feitas as contas é muito disparo para nenhum golo ao fim de 90 minutos. Sérgio Conceição falou disso mesmo no final da partida e considerou que a falta de eficácia foi um dos pontos cruciais para o nulo que permaneceu em todo o encontro.

Uma verdadeira ‘pedra no sapato’ este Vitória

Depois de um triunfo no Dragão na 1.ª volta (3-2), os vitorianos voltaram a bater o pé ao líder do campeonato. Foi a única equipa que até aqui conseguiu tal proeza esta temporada.

O Vitória SC tentou sempre olhar de frente para o FC Porto e nunca se limitou a defender. Como disse Luís Castro no final da partida, os seus jogadores entregaram tudo e viram o seu esforço recompensado. Durante os primeiros 35 minutos do primeiro tempo, o equilíbrio foi palavra chave, tal como na primeira metade da segunda parte.

Nas partes finais de cada parte, os dragões fizeram valer a sua superioridade e obrigaram o Vitória a jogar apenas no seu meio-campo. Mas, mesmo assim, os vimaranenses fizeram-no de forma muito competente. Baixaram linhas nos segundos 45 minutos e não proporcionaram grandes espaços aos atacantes do FC Porto. Isto aliado a uma grande exibição de Douglas, claro.

Contas do campeonato

Com este ‘tropeção’, o FC Porto fica agora com 50 pontos. A equipa da Invicta continua na liderança mas vê Benfica e Sp. Braga aproximarem-se. Conceição, no final do encontro, quis deixar bem claro que não está preocupado. Mas a verdade é que os encarnados e os arsenalistas já só estão a três e quatro pontos, respetivamente.

Quanto ao Sporting está praticamente arredado da luta pelo título. Com a derrota no dérbi, em Alvalade, os leões estão agora a 11 pontos do FC Porto. Já o Vitória encontra-se no 5.º lugar da tabela classificativa, mas pode ser ultrapassado por Moreirense que conta com menos um jogo.

Vitória SC vs. FC Porto
39% Posse de bola 61%
9 Remates  23
3 Remates enquadrados 6
19 Faltas 19
63% Eficácia de passe 76%
1 Cantos 9
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 4/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório