Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

FC Porto tropeça em Guimarães e permite aproximação do Benfica

Vitória continua a ser ‘pedra’ no sapato dos dragões. Derrota na 1.ª volta e agora um empate no Estádio D. Afonso Henriques. FC Porto segue líder, mas vê agora o Benfica a apenas três pontos de distância.

FC Porto tropeça em Guimarães e permite aproximação do Benfica
Notícias ao Minuto

21:58 - 03/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

O FC Porto deslocou-se este domingo ao Estádio D. Afonso Henriques com a desforra no pensamento. Depois de uma derrota na 1.ª volta do campeonato (2-3), os dragões procuravam vencer nesta 20.ª jornada da I Liga, mas assim não aconteceu. O Vitória foi um osso duro de roer e olhou de frente para os dragões. Um jogo muito disputado acabou empatado a zeros.

Desta forma, o FC Porto soma agora 50 pontos e vê o Benfica, que venceu o dérbi em Alvalade (4-2), a apenas três de distância. O Sp. Braga está a quatro pontos dos dragões (46) e o Sporting a 11 (39). Quanto ao Vitória SC mantém-se no 5.º lugar com 32 pontos, mas tem menos um jogo que Moreirense e Belenenses SAD, sexto e sétimo classificados, respetivamente.

Resumo: Sem grandes novidades nos onzes, foi o FC Porto a querer comandar desde cedo. Os dragões assumiram as despesas do encontro e depressa quiseram chegar ao golo. Brahimi, num lance individual, deu o primeiro sinal de perigo e o mote para aquilo que seria a primeira parte do FC Porto. Muito querer, muitos remates, mas… pouca pontaria. No total foram 10 remates nos primeiros 45 minutos, mas só um foi enquadrado com a baliza de Douglas.

Marega não estava, de todo, inspirado e isso refletiu-se nas duas melhores oportunidades do FC Porto. Isso e o azar que Soares teve depois de uma autêntica ‘bomba’ atirada à trave da baliza da formação de Guimarães.

Mas desengane-se se pensa que o Vitória limitou-se a ver jogar. Não o fez, como ainda deu bastantes dores de cabeça à defensiva azul e branca. Não tão rematadores, é certo, mas sempre que o jogo ofensivo vitoriano era posto à prova, o mesmo acontecia com Iker Casillas.

Uma primeira parte muito bem disputada, manchada apenas pelos confrontos existentes nas bancadas. Adeptos de ambas as equipas fizeram voar inúmeras cadeiras e tochas, obrigando também a polícia a intervir. No segundo tempo, o Vitória surgiu melhor. A equipa de Luís Castro mostrou-se mais arisca e criou vários problemas à defensiva portista.

Contudo, à medida que os minutos iam passando, o FC Porto voltou a tomar conta do jogo e equilíbrio foi palavra de ordem. Por falar em ordem, com o aproximar do final, as equipas já não estavam muito organizadas. O coração e a ansiedade tomaram conta da cabeça dos jogadores e o plano tático ficou para segundo plano.

Douglas foi intrasponível na baliza do Vitória. E mesmo quando não era Douglas, era alguém da defesa do Vitória, como aconteceu ao minuto 73. Marega quase marcou, mas Frederico Venâncio cortou a bola em cima da linha.

Antes do final, Pepe ainda marcou, mas Rui Costa, árbitro da partida, anulou (e bem) o golo dos dragões. O central portista estava em posição irregular.

_______________________________________________________________________________________

90+7'- FINAL DO JOGO! 

90'- Cartão amarelo para Hernâni.

90+1'- Sérgio Conceição esgota as substituições: Sai Pepe e entra Hernâni.

90+1'- PEPE MARCA MAS GOLO É ANULADO! O central portista está em posição irregular.

89'- Wakaso vê o cartão amarelo.

86'- QUE DEFESA DE DOUGLAS! Enorme o guardião do Vitória a negar o golo a Corona!

85'- Sente-se muita ansiedade por parte de ambas as equipas. A organização tática está em segundo plano neste momento.

81'- Última substituição no Vitória: Entra Mattheus Oliveira e sai Joseph.

75'- Agora é Marega em dificuldades. O avançado do FC Porto sai do campo de maca e é substituído por Fernando Andrade.

73'- MAREGA! QUASE GOLO DO FC PORTO! Livre batido de forma rápida, Marega controla no peito, remata e Douglas estava batido. Valeu Frederico Venâncio a cortar em cima da linha!

72'- Dupla substituição na equipa do Vitória SC: Saem Pêpê e Guedes, entram Rochinha e Welthon.

71'- Guedes está com queixas. O avançado do Vitória SC vai sair do relvado de maca.

67'- Primeira substituição no FC Porto: Sai Brahimi, entra Otávio.

66'- Cabeceamento de Pepe, Douglas amarra com segurança!

65'- Primeiro cartão amarelo da partida é para Óliver Torres.

64'- Remate de Tozé morre nas mãos de Casillas. Sem perigo para a baliza portista.

61'- Estão 25110 espectadores no Estádio D. Afonso Henriques.

57'- Wakaso está a fazer um jogo defensivamente irrepreensível.

54'- Que perdida de Davidson! Cruzou Tozé mas o camisola 91 não conseguiu a melhor recepção... Segurou Casillas.

53'- O jogo continua muito disputado, à semelhança daquilo que foi o encontro no primeiro tempo. Mas parece haver mais Vitória...

46'- Recomeça a partida!

45'- Não há minutos de compensação dados pelo árbitro da partida. INTERVALO na partida!

44'- Confrontos nas bancadas! Muitas cadeiras e tochas a voar no Estádio D. Afonso Henriques.

41'- MAREGA OUTRA VEZ! Grande cruzamento de Alex Telles na esquerda, Marega arma o remate, mas sai torto e embate num defesa do Vitória SC. Passa o perigo para a equipa da casa.

35'- Jogo muito disputado, mas o FC Porto está mais rematador nesta altura: Oito remates dos dragões, contra três do Vitória.

32'- Herrera tentou a meia distância! Mais um remate desenquadrado da equipa do FC Porto. Douglas parecia ter tudo controlado, ainda assim...

30'- MAREGA! QUE PERDIDA! Grande passe de Soares a desmarcar o maliano que, no frente a frente com Douglas, não conseguiu o chapéu. Bola muito por cima da baliza do Vitória.

26'- Agora é Tozé! Alex Telles desposicionado permite o remate do avançado do Vitória. Muito perigo para a baliza azul e branca.

23'- Novamente Rafa Soares! Passe de Davidson para o lateral vitoriano e Casillas a defender por instinto. 

21'- Livre de Tozé sem perigo. A bola morre nas mãos de Casillas.

16'- SOARES! AO FERRO! Que 'bomba' do avançado portista! Bom movimento e remate fantástico de Soares, que embateu na trave da baliza de Douglas.

15'- Rafa Soares! Casillas afasta mal e o lateral do Vitória SC ensaia o remate. Saiu por cima!

14'- Contra-ataque rápido do FC Porto! Óliver conduziu, soltou para Brahimi, e o argelino abriu na esquerda para Soares. O avançado brasileiro tirou o cruzamento, mas saiu muito torto e a bola acaba por sair pela linha final.

13'- Jogo disputado em Guimarães. O Vitória tenta assentar o seu jogo, mas o FC Porto continua a mandar.

9'- Maior domínio para os dragões nestes primeiros minutos de jogo.

6'- BRAHIMI! Que remate perigoso para o FC Porto! O argelino sob o flanco esquerdo, flete para o meio, e atira rasteiro ao segundo poste. A bola passou a centímetros da baliza de Douglas.

1'- INÍCIO DA PARTIDA!

0'- As equipas já se encontram no relvado. Houve algum atraso, mas está tudo a postos para o início do encontro.

0'- Já se ouve o hino do Vitória no Estádio D. Afonso Henriques. Grande momento! Bancadas bem compostas em Guimarães.

0'- O dérbi em Alvalade já terminou e o FC Porto sabe que precisa hoje de uma vitória para manter a distância para o Benfica, que venceu o Sporting por 4-2.

0'- Equipas já terminaram o aquecimento. O apito inicial aproxima-se a passos largos.

_______________________________________________________________________________________

ONZES INICIAIS

Vitória SC: Douglas, Sacko, Venâncio, Pedro Henrique, Rafa Soares, Wakaso, Joseph, Davidson, Tozé, Pêpê e Guedes.

FC Porto: Casillas, Militão, Pepe, Felipe, Alex Telles, Herrera, Óliver, Corona, Brahimi, Soares e Marega.

_______________________________________________________________________________________

Antevisão: Depois da derrota na 1.ª volta do campeonato - o FC Porto soma apenas duas - os dragões querem ajustar contas com o Vitória SC e Sérgio Conceição mostrou confiança no triunfo.

No entanto, Luís Castro identificou alguns comportamentos “padrão” do FC Porto e pareceu ter a lição bem estudada para voltar a surpreender os azuis e brancos, desta vez em Guimarães.

Conceição lembrou que as duas equipas estão em momentos diferentes. E não podia ter mais razão. É que o Vitória chega a este encontro depois de um triunfo sobre o Feirense, mas com um registo de jogos bastante duro: quatro derrotas nos últimos seis jogos.

Já os dragões vêm de um 'super momento'. Frente ao Sporting, em Alvalade, os azuis e brancos empataram, mas o último resultado que não uma vitória aconteceu na jornada 7, em outubro... diante do Benfica.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório