Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

CR7 assistiu à humilhação do Sporting e ao show da orquestra encarnada

Benfica venceu o Sporting, em Alvalade, por 4-2, no dérbi eterno, no jogo grande da 20.ª jornada da Liga portuguesa. Com este resultado, o título passa a ser praticamente uma miragem para os leões.

CR7 assistiu à humilhação do Sporting e ao show da orquestra encarnada

Resumo: Procure sinónimos da palavra humilhação no dicionário. Assim saiu o Sporting de Alvalade. Os números do marcador ainda foram maquilhados com o golo de Bas Dost, de grande penalidade, aos 89 minutos, mas a superioridade exibicional do Benfica no decorrer do encontro sobre o seu eterno rival foi gritante.

Aos 36 minutos, o Benfica já vencia por 2-0 com golos de Seferovic e João Félix. Bruno Fernandes ainda reduziu no final da etapa inicial, mas na segunda parte, remates certeiros de Rúben Dias e de Pizzi (na conversão de uma grande penalidade) colocaram um dos K.O mais fáceis das águias ao seu eterno rival.

Boa tarde, a um senhor dérbi com show de João ‘Felixidade’

Alvalade contou, neste sábado, a história do dérbi 304 entre Sporting e Benfica. O ‘escrivão’ do novo capítulo eterno não teve tempo para pousar a caneta nos primeiros 45 minutos de jogo.

O ‘tribunal’ verde e branco, cedo, foi ‘eletrocutado’ por um trovão, de seu nome João Félix Sequeira. Aos cinco minutos, o avançado de 19 anos esteve ao virar do primeiro golo, mas aos 11’ o bocadinho que faltou antes terminou num ‘bocadão’ de felicidade para as cores encarnadas. De um roubo de bola de Gabriel, nasceu um passe soberbo para Grimaldo, que na sequência da jogada cruzou para o coração da grande área. Morava lá Seferovic que cabeceou para o 11.º golo no campeonato.

Num carrossel encarnado, que andava a velocidade vertiginosa, o leão parecia demasiado jovem para acompanhar a lei dos graúdos, ditada pelos pupilos de Bruno Lage. Aos 24’, os mais de 3 mil adeptos do Benfica que estavam no recinto verde e branco podiam ter-se exultado com a nova ‘galopada’ das águias… mas o VAR anulou o golo a João Félix, por falta do avançado sobre Wendel.

Se à primeira depressão, a dor do leão foi curada com o VAR. Aos 36’, João Félix, após um grande passe de Seferovic, arrombou mesmo o cofre de Renan. O marcador alterou-se, Alvalade gelava, mas à beira do intervalo um aquecedor, de seu nome Bruno Fernandes, reduziu no placar e alimentou nova esperança para o leão.

Uma esperança que não passou do papel, porque o Benfica continuou agarrado à quinta mudança

A meio da semana, o país foi abalado pela depressão Helena, que fez alguns estragos materiais pelo país… e, no decorrer deste sábado, os estragos também aconteceram em Alvalade. A depressão Helena deu origem à tempestade Lage que, no início da etapa complementar, fez sucumbir o Sporting a nova hecatombe.

No minuto dois da segunda parte, Rúben Dias respondeu com classe e categoria, de cabeça, a um livre lateral de Pizzi. A paciência dos adeptos do Sporting começou a seguir a marcha do marcador e, mais de uma vez, as assobiadelas castigaram passes errados dos jogadores leoninos.

Num dérbi bastante desequilibrado, o leão terminou o jogo de gatas. Pizzi ainda encarrilou o quarto, de grande penalidade, a castigar falta de Renan sobre João Félix. O K.O já estava dado… e o Sporting ainda tentou maquilhar o marcador com um golo de Diaby, na sequência de um cruzamento de Jefferson, mas o VAR anulou a jogada por fora de jogo.

A história deste jogo parecia não ter fim… e sempre mais algo para contar. Assim foi… aos 89 minutos, Bas Dost ainda reduziu na marca dos 11 metros. E Vlachodimos – que vai falhar o dérbi da Taça de Portugal a meio da semana -, foi expulso, na sequência da falta sobre o holandês.

Com este resultado, o Sporting mantém-se no 4.º lugar, com 39 pontos, a sete do Sp. Braga, a nove do Benfica, e a dez 10 do FC Porto (sendo que podem ser 13, em caso de triunfo, esta noite, diante do Vitória SC). Ronaldo assistiu 'in loco' ao encontro... e com que ilações terá saído o avançado da Juve de Alvalade?

Relato do jogo

90+7' - TERMINA O ENCONTRO.

90' - Sete minutos de compensação!

89' - Sai André Pinto, entra Luiz Phellype.

89' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BAST DOST NA MARCA DOS 11 METROS!

88' - Entra Svilar, sai Rafa.

87' - Vlachodimos não joga frente ao Sporting para o duelo da Taça de Portugal.

86' - Expulsão de Vlachodimos! Penálti para o Sporting... Soares Dias recorreu ao VAR e considerou que há falta do guarda-redes do Benfica sobre Bas Dost.

79' - VAR anulou o golo a Diaby, por fora de jogo.

75' - SEFEROVIC AO POSTE! Esteve à beira o quinto do Benfica....

73' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA PIZZI DE GRANDE PENALIDADE! Debandada de milhares adeptos em Alvalade.

68' - Assobiadela monumental para Bruno Gaspar, que após um passe errado.... foi castigado pela plateia de Alvalade.

62'- BOLA NO POSTE! Na sequência de um livre de Raphinha!

61' - Cartão amarelo para Gabriel.

59' - Sobre a esquerda, Diaby procura Bas Dost na área, mas Vlachodimos adivinha o lance e amarra.

56' - GOLO DO BENFICA.... Mas não conta. Na sequência do canto, o Benfica sai com toda a velocidade para o contra-ataque, em quatro para dois. Há um primeiro remate, que Renan defende, mas o ressalto sobra para Seferovic, que atira para o golo. Mas a bandeirola já estava levantada, e bem, porque o suíço estava adiantado.

54' - Na sequência do canto, Jardel ganha nas alturas e cabeceia com perigo.

47' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! GOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! RÚBEN, RÚBEN, RÚBEN..... RÚBEN DIAS SUBIU ÀS ALTURAS E CABECEOU PARA O FUNDO DO COFRE LEONINO! Livre de Pizzi na direita e Rúben Dias leva a melhor sobre André Pinto.

46' - Começou a segunda parte em Alvalade. Diaby entra para o lugar de Nani, que fica no balneário.

45+4' - Intervalo em Alvalade. Vantagem de 2-1 para o Benfica no dérbi eterno.

45' - Quatro minutos de compensação!

43' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA O SPORTING! MARCA O SPORTING! MARCA BRUNO FERNANDES! Enorme, enorme passe de Nani, após perda de bola de Samaris, que pela relva atravessa toda a horizontal do campo, da esquerda para a direita, onde está Bruno Fernandes, a correr para a bola para, na passada, atirar com grande classe para o golo!

41' - Remate de Raphinha... fraquinho para a baliza de Vlachodimos!

36' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA JOÃO FÉLIX, após um grande passe de Seferovic. Pediam os adeptos do Sporting fora de jogo do avançado do Benfica... mas o 'menino' estava em jogo.

35' - João Félix chutou de trivela para a defesa de Renan! Leão perdido no dérbi! Só dá Benfica... a águia vai voando em Alvalade.

28' - Cartão amarelo para Pizzi.

28' - Cartão amarelo para Bruno Fernandes.

24' - RENAN SALVA O SPORTING! Seferovic isola-se e, na cara de Renan, atira para grande parada de Renan.

24' - MAS NÃO CONTA... O VAR INVALIDA e bem o golo do Benfica! Há falta de João Félix sobre Wendel no início da jogada! Permanece 1-0 para o Benfica.

23' - Cartão amarelo para Coates!

22' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! DO BENFICA! DO BENFICA! MARCA JOÃO FÉLIX...

21' - QUE PERIGO! Que passe delicioso de João Félix para Grimaldo. O espanhol cruzou rasteiro, mas Seferovic não chega para o desvio.

15'- De livre direto, Bruno Fernandes atira à baliza, mas Seferovic desvia e o Sporting ganha canto

11'- GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! DO BENFICA! DO BENFICA! Marca Seferovic! Roubo de bola de Gabriel que teve uma visão de lince, descobriu Grimaldo à esquerda, que na sequência do lance cruzou para o coração da grande área... onde morava Seferovic que cabeceou para o 11.º golo no campeonato. 

Cristiano Ronaldo marca presença no Estádio de Alvalade.

5' - TÃO PERTO! Grimaldo recupera e parte pela esquerda, antes de cruzar à boca da baliza, um palmo acima de João Félix. Corte para canto.

3' - Primeiro remate do dérbi. Bas Dost atirou para defesa fácil de Vlachodimos.

Nenhum elemento do Benfica estará no camarote presidencial do Sporting. Luís Filipe Vieira vai assistir à partida no balneário.

1' - Começa o jogo em Alvalade. Já se joga o dérbi eterno entre Sporting e Benfica.

Acompanhamento antes do início do jogo:

17h29: Já se ouve o hino de Maria José Valério em Alvalade.

17h27: As duas equipas no túnel de acesso ao relvados.

17h10: As duas equipas recolheram aos balneários e já recebem os últimos conselhos de Marcel Keizer e Bruno Lage.

16h55: As duas equipas já aquecem no tapete verde de Alvalade.

16h45: Esperados mais de 47 mil adeptos em Alvalade.

16h31: JÁ HÁ ONZE DO SPORTING!

Onze do Sporting: Renan; Jefferson, André Pinto, Coates e Bruno Gaspar; Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes; Nani, Raphinha e Bas Dost.

No banco do Sporting sentam-se: Salin, Ilori, Diaby, Petrovic, Borja, Luiz Phellype e Jovane

16h28: JÁ HÁ ONZE DO BENFICA!

Onze do Benfica: Vlachodimos; Grimaldo, Rúben Dias, Jardel e André Almeida; Samaris, Gabriel, Pizzi e Rafa; João Félix e Seferovic.

Suplentes: Svilar, Ferro, Gedson, Krovinovic, Salvio, Cervi e Jota.

16h12: Acaba de chegar o autocarro do Benfica a Alvalade. Luís Filipe Vieira sai juntamente com a sua equipa.

15h58: Adeptos do Benfica começam a entrar paulatinamente em Alvalade.

15h54: Autocarro do Sporting acaba de chegar ao palco do jogo desta tarde.

15h32: Autocarro do Benfica acaba de sair do Seixal e já está a caminho do recinto dos leões, numa viagem que terá a duração de cerca de uma hora.

15h25: O autocarro que transporta a comitiva do Sporting já deixou a Academia de Alcochete e está, neste momento, a caminho do estádio de Alvalade.

14h51: A caixa de segurança onde seguem as claques do Benfica já deixou o estádio da Luz rumo a Alvalade. Estima-se que cerca de 3500 adeptos encarnados estejam presentes neste percurso, que demorará cerca de 45 minutos.

13h34: No dia em que, à partida, vai a jogo diante do Sporting, o benfiquista Álex Grimaldo surge associado como alvo do Atlético de Madrid para a temporada que se segue.

13h11: O Sporting recorreu às redes sociais para pedir aos seus adeptos que "se deslocam a Alvalade para entrarem no Estádio com alguma antecedência".

12h52: Será o dérbi deste domingo o último jogo de André Pinto em Alvalade? A imprensa nacional adianta que o defesa-central pode estar perto de rumar ao futebol chinês.

12h09: O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Artur Soares Dias para apitar o dérbi lisboeta.

Antevisão

A espera chegou ao fim. É já este domingo, pelas 17h30, que Sporting e Benfica irão medir forças no estádio de Alvalade, num dérbi lisboeta referente à 20.ª jornada do campeonato nacional, que poderá ser decisivo no que às contas de ambas as equipas diz respeito.

Os homens da casa chegam a este encontro no quarto lugar, com 39 pontos. Menos cinco do que o eterno rival e menos sete do que o Sporting de Braga, que, na véspera, bateu o Desportivo das Aves por 2-0.

Uma derrota poderá significar o ‘adeus’ definitivo à luta pelo título. Até porque, caso o FC Porto saia vencedor do terreno do Vitória de Guimarães, poderá aumentar para 12 pontos o ‘fosso’ para a equipa de Marcel Keizer.

Quanto aos encarnados, que vêm de uma categórica vitória por 5-1 sobre o Boavista, estão obrigados a vencer, não só para não deixarem os dragões escapar ainda mais, como também para não perder o segundo lugar para os arsenalistas.

Este será, de resto, um dérbi marcado por algumas ausências de peso, quer no Sporting, quer no Benfica. Marcel Keizer não poderá contar com Ristovski (castigado), Battaglia, André Pinto, Mathieu e Acuña (lesionados), ao passo que Bruno Lage não terá Ebuehi, Jonas, Fejsa e Conti (lesionados) ao seu dispor.

O Sporting-Benfica será apitado por Artur Soares Dias e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h30, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório