Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting-Benfica: Um batismo de estreantes num dérbi de tudo ou nada

Leões e águias defrontam-se, neste domingo, para a 20.ª jornada da Liga portuguesa.

Sporting-Benfica: Um batismo de estreantes num dérbi de tudo ou nada
Notícias ao Minuto

08:01 - 03/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Aí está o 304.º dérbi eterno, a mais pura e genuína de todas as rivalidades do futebol nacional. Sporting e Benfica medem forças, neste domingo, para a 20.ª jornada da Liga portuguesa. 

Separados por cinco pontos na classificação, mas com necessidade de pontuarem ambos, os leões entram em Alvalade a 10 pontos do líder do FC Porto, já distantes das águias que somam mais cinco do que o vizinho da Segunda Circular e se situam à mesma distância do rival da Invicta.

Na primeira volta do campeonato, à terceira jornada, Benfica e Sporting empataram 1-1, num dérbi em que os bancos técnicos colocaram frente a frente Rui Vitória e José Peseiro. Este domingo, outro galo canta nos diferentes lados da barricada, desta feita o 'tribunal' verde e branco brinda a estreia de Marcel Keizer e Bruno Laje num dérbi.

Nesta fase da temporada, o Benfica soma mais três jogos do que os leões - 37 contra 34 -, mas a nível individual como anda este desgaste? No onze provável dos leões, Bruno Fernandes é o jogador com mais minutos de utilização - 2876 -, seguido de perto por Coates. Já no Benfica, o lateral direito André Almeida é mesmo aquele que vai chegar ao dérbi com maior desgaste - 2998 minutos de utilização.

Na antevisão ao Clássico, ambos os treinadores sublinharam a importância de somar os três pontos, sendo que os dois técnicos foram convidados a 'medir a pulsação' sobre os respetivos conjuntos adversários.

Treinadores em discurso direto:

Marcel Keizer

Pouco tempo para recuperar: Claro que, para os jogadores, é difícil. Quatro dias é bom, mas neste calendário não temos essa possibilidade. Mesmo assim, podem recuperar. Alguns jogadores têm pequenas lesões, não temos grandes lesões. Para o desenvolvimento da equipa, é complicado ajustar algumas coisas. Estamos bem com isto e temos de jogar.

Declarações de Frederico Varandas sobre a qualidade da equipa: Reduzimos em número. Com o calendário, é mais fácil quando temos uma equipa maior. Estamos a formar um novo plantel, uma nova equipa. Faz parte. Para mim, não há qualquer problema.

Diferenças para o primeiro dérbi: É difícil falar do adversário. Vi esse jogo. Vi alguns dos jogos que o Sporting fez antes de mim. Só posso avaliar o que o Sporting fez desde a minha chegada. Só penso em praticar um bom futebol, por vezes melhor, outras vezes não. Queremos jogar no meio-campo dos adversários, mas o mais importante é vencer. Tentamos estar bem, mas isso demora algum tempo.

Bruno Lage

Primeiro dérbi como técnico principal: É o primeiro dérbi na equipa principal, mas já com muitos dérbis ao longo da minha carreira. Sinto-me feliz por entrar nesta história linda do futebol português.

Quão decisivo é o dérbi: É um jogo muito importante. Qualquer jogo entre Benfica e Sporting é sempre muito importante. Concordo com o treinador do Sporting. É uma final e é uma final para as duas equipas. Vamos encarar esse jogo como uma final, tal como o adversário. Temos de entrar determinados para vencer.

Caracterizar a equipa do Sporting: É uma equipa que tem entrado num processo diferente, que tem jogado em 4-3-3, com boas dinâmicas, gosta de construir por trás. Tem boa dinâmica com os três médios. Procura largura máxima quer com os alas quer com os laterais e situações de finalização com homens vindos de trás. Vão procurar muita situação de cruzamento. São uma equipa muito competente. Prevejo um jogo muito interessante, com equipas com sistemas diferentes. O confronto individual também vai ser muito interessante de acompanhar.

Últimos cinco resultados:

Sporting: E-E-E-V-V

Benfica: V-D-V-V-V

Últimos onzes:

Sporting: Renan; Ristovski, Coates, Petrovic e Jefferson; Doumbia, Bruno Fernandes e Wendel; Raphinha, Diaby e Bas Dost.

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Samaris, Gabriel, Pizzi e Rafa; Seferovic e João Félix.

Ausências:

Sporting: Battaglia, André Pinto, Mathieu e Acuña (lesionados); Ristovski (castigado).

Benfica: Ebuehi, Jonas, Fejsa e Conti (lesionados)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório