Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Testámos o novo Ford Focus e o Diesel... ainda está vivo

Equipado com um motor 1.5 turbodiesel, foi ao volante que este Focus mais nos impressionou. O interior, além de confortável e espaçoso, está também funcional e o novo 'look' merece nota muita positiva.

Notícias ao Minuto

09:38 - 07/02/19 por Ruben Valente

Auto Análise

Foi já no final do ano passado que surgiu o novo Focus. A Ford pensou num carro para singrar no mercado europeu e a partir de uma folha em branco nasceu este novo modelo da marca norte-americana. As diferenças para a anterior versão são imensas... e ainda bem.

Numa altura em que muito se fala na morte dos automóveis com motor diesel, o Desporto ao Minuto foi para a estrada com o Focus equipado com um motor turbodiesel 1.5 EcoBlue 120cv, versão cinco portas e com o pack ST-Line, que lhe confere, na nossa opinião, toda a personalidade. O futuro (já próximo) passa incontornavelmente pela eletrificação, mas enquanto ele não chega para ficar, o Focus consegue, neste momento, ser um dos automóveis mais apelativos do segmento. Arrojado, bom de conduzir, chamativo à vista, poupado e ideal para a família.

Exterior

"Queríamos que o novo Focus fosse um produto pelo qual os clientes se apaixonassem logo de início e que essa paixão perdurasse ao longo do tempo", disse Amko Leenarts, director de "design" da Ford Europa. Terá a marca da oval azul conseguido?

A versão ensaiada chegou-nos às mãos em desert blue, uma cor que pode não agradar a todos os gostos. Vistosa demais para uns, no ponto para outros. Gostos são gostos, mas as linhas do novo Focus, com o pack ST-Line incorporado, deixou-nos bastante agradados.

Esta versão aposta, claramente, num look mais desportivo. A grelha frontal mudou radicalmente, o capô ficou mais longo, as laterais têm uma linha pronunciada que percorrem quase todo o espaço, e o para-choques traseiro respira dinamismo com o toque especial da dupla ponteira.

Não, não nos estamos a esquecer das jantes… e que jantes. Com 18’ polegadas preenchem bem a cava da roda e assentam neste Focus de uma maneira perfeita. Pretas e cromadas, os pormenores das jantes especiais ST-Line falam por si. Por fim, referir aquilo que já é um hábito da Ford. As portas continuam com aqueles pequenos ‘flaps’, que lhes permite não ficarem coladas à chapa.

Interior

Quase… perfeito. Só porque não podemos dizer que os pormenores de plástico a imitar fibra de carbono nos agradaram. De resto, tudo está onde deveria estar. Não podíamos pedir mais à Ford: Volante desportivo forrado a couro exclusivo ST-Line, o punho da alavanca de mudanças em alumínio, um sistema de Navegação Rádio com SYNC 3, ecrã táctil de 8” a cores, muito intuitivo, que contém Applink, Android Auto, e Apple Car Play, sem esquecer que estão ainda 6 colunas espalhadas pelo habitáculo.

Os bancos dianteiros, que podem ser aquecidos, estão em forma de V e têm metade pele, metade tecido, com pespontos vermelhos. Como se trata da versão ST-Line, não lhe faltam, claro, os pedais em alumínio. Quanto à parte funcional, não podia estar melhor. Os botões existentes são os imprescindíveis. Afinal de contas, o touch dá muito jeito em várias coisas, mas ter a climatização do veículo à distância de um rodar de botão é o melhor para quem não quer perder a atenção na estrada.

Confortável, espaçoso, tanto à frente como atrás, e com alguns pormenores refinados, este Focus oferece ainda uma bagageira com 375 litros, que chega aos 1354 litros com o rebatimento dos bancos.

Na estrada

É aqui que o Focus mais se destaca e onde mais nos surpreendeu. O motor 1.5 EcoBlue com 120cv e 300 Nm entre as 1750-e as 2250 rpm não entra em grandes loucuras, mas não é isso que se espera ao conduzir o Focus. Por outro lado, há uma alma por descobrir neste modelo, quando colocado em modo desportivo. Mas já lá vamos…

O Focus tem uma nova plataforma, diferente da anterior versão, e na versão ST-Line encontra-se mais rebaixado. O comportamento em curva é muito satisfatório, o eixo dianteiro é preciso e o amortecimento do carro está no ponto.

E aquilo que o Focus tem de melhor na sua condução é a polivalência. Se quiser um automóvel económico, se quiser um automóvel confortável, se quiser um automóvel para um pouco mais de diversão, o Focus é um pouco de tudo isto. Com três opções de condução: Eco, Confort e Sport, é escolher aquilo que mais lhe apraz no momento. Porque até quem gosta de certas brincadeiras ao volante, pretende momentos de algum ‘relax’.

Se pretendermos poupar, sem grande esforço atingimos consumos baixos para aquilo que é este motor. A Ford anuncia consumos urbanos médios de 4,1 l/100 km, mas nós não alcançámos um número tão baixo. Ainda assim, facilmente atingimos os 5.0 l/100 km a fazer uma condução normal em cidade.

Mas quisemos experimentar o que o modo desportivo deste Focus tinha para oferecer. E aí sim, ficámos impressionados. O acelerador fica muito mais sensível, o motor muito mais responsivo, apesar de ter um arranque lento. Porém, não apaga toda a alma destes 120 cv. Dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos, o Focus pode atingir uma velocidade máxima de 196 km/h. Acredite em nós, mais do que suficiente se quiser passar bons momentos ao volante.

Segurança e tecnologia

Extras, extras e mais extras. Na versão que ensaiámos não faltam tecnologias de ajuda à condução e não só. Excluindo o ecrã tátil de infotainment que já falámos, não faltam extras de conforto e segurança a este Focus.

Do controlo electrónico de estabilidade aos sensores de estacionamento à frente e atrás, passando ainda pela assistência à manutenção na faixa e à assistência à pré-colisão, nada falta ao modelo produzido pela Ford. Tem câmara traseira, mas também se o condutor pretender pode utilizar a ajuda no estacionamento.

Preço

Versão base desde 20.638 €Versão ensaiada: 28.777 €

Percorra a fotogaleria e fique com todas as informações sobre o Focus 1.5 EcoBlue 120cv, de 5 portas.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório